webinar com varios participantes
Marketing Digital

Webinar e Instagram Live: vale a pena ir a tudo?

Clubhouse, Webinar, Instagram Live: a informação é tanta, mas vale a pena estar nestes eventos todos? Estas são algumas perguntas que deves fazer.

Table Of Contents

A sede de conhecimento parece ter disparado com a pandemia Coronavírus em 2020. Com meio mundo em casa e muitos em lay-off ou desempregados, houve um maior interesse em saber mais e melhorar as competências.

A procura de cursos online disparou, já que muitos quiseram empreender online ou mudar para uma área em crescimento, como a programação ou o marketing digital.

Também apareceu o conceito de webinar

O webinar não é nada estranho no mundo digital. Basicamente é a junção web + seminar, ou seja, uma conferência ou evento com vários participantes que é realizado online.

Antes da pandemia, parecia-nos muito rudimentar fazer um webinar. A indústria de eventos tinha propósitos muito bem delimitados. Alugar sala, enviar convites, fazer promoção online, oferecer bilhetes, preparar o coffee break. Tudo fechou e por isso os eventos passaram para esta dimensão online.

Para além do webinar, apareceram também os lives

Com toda a gente fechada em casa, o único meio de contacto é o online. E por isso muitas mais pessoas passam tempo nas redes sociais como no Facebook ou Instagram.

No Instagram, o humorista Bruno Nogueira mostrou um novo formato com “Como é que o bicho mexe?” que teve centenas de milhares de espectadores em Portugal, mostrando a relevância de fazer directos nesta plataforma, de forma a partilhar determinados conteúdos com as pessoas.

O fenónemo do Clubhouse, uma rede social que só se comunica com a voz, em que existem salas de determinados temas, ilustra bem como existe mercado para conteúdos audio e vídeo. E será que o conteúdo é realmente imperdível?

Ler mais: O que publicar em cada rede social para promover o teu blog

Vale a pena ir a tudo?

Se pensares nas redes sociais que tens, nos Instagram Lives que gostavas de ver e uma ou outra conferência profissional que gostavas de assistir, é realmente muito conteúdo.

Para além das leituras que faço, dos artigos que escrevo, dos projectos pessoais, vejo um webinar como uma forma de aprender com profissionais. Estes acabam por ser eventos para conhecer profissionais.

Mas quando se trata de um webinar, a componente de networking é mais difícil. Os participantes passam a assistir ao conteúdo que vão receber e raramente falam entre si. Acaba por ser um evento para uma empresa ou pessoa partilhar as suas ideias e negócio.

Ler mais: 7 técnicas de gestão de tempo para ser mais eficiente

Quando vale a pena ver um webinar?

O “valer a pena” é sempre um conceito interno, pois irá estar relacionado com as tuas expectativas. Se um evento está de acordo com os teus objectivos e interesses profissionais e pessoais, então ele será uma mais valia. Mas como escolher melhor? Ao pensares se vale a pena inscreveres-te em mais uma conferência online, faz-te estas perguntas.

Qual o meu objectivo com este evento?

Esta é a primeira pergunta que pode surgir. Se estás com falta de tempo, deves então perceber como estás a utilizar o teu tempo. Antes de te increveres, pensa no que gostarias de aprender.

Algo como “ao assistir a este webinar, eu vou aprender _________ e isso vai-me ajudar com ______________”.

Sou totalmente a favor de termos conhecimentos e explorarmos diferentes fontes. Contudo, temos de também ser estratégicos com o nosso crescimento. Ter apenas conhecimento que depois não o praticamos pode facilmente ser esquecido. Por isso, utiliza esta frase para decidir se este é mesmo o melhor momento para assistir àquele webinar.

Ler ainda: 7 técnicas de gestão de tempo para ser mais eficiente

Que interesse tenho no orador?

Para além do tema, o orador é um chamariz relevante para ter mais pessoas – se existir um webinar com o Tony Robbins, certamente vai atrair muita gente.

Caso estejas a conhecer um novo orador, antes de decidires que vais, vê as suas redes sociais. Vê o conteúdo que publica faz sentido para ti: o que gostas, o que concordas, que valor acrescenta-te. É uma forma de perceber o conteúdo do webinar e o que podes aprender com o mesmo.

Quando tens referências que fazem webinares, é mais fácil quereres também estar presente.

estar presente numa zoom meeting webinar

Como posso cultivar o networking antes, durante e após a sessão?

Com as conferências online, torna-se mais difícil relacionar-se com os outros participantes, passando o evento a ser mais uma exposição de ideias do que um local de networking.

Para conheceres outro público, utiliza ferramentas para falar com outras pessoas antes, durante e após o evento.

Por exemplo, os eventos do LinkedIn permitem ter um feed de publicações em que se pode criar interação entre participantes. Através de sondagens e questões, podes conhecer alguém com uma opinião semelhante à tua e então adicioná-la à tua rede de contactos.

Vê se o webinar tem algum tipo de rede social em que possas interagir com outros. Num Instagram Live, tal parece-me ser mais difícil, pelo que tu, como participante, vais estar apenas a ouvir o que o dinamizador está a dizer. Sendo este o formato, pensa se é algo que procuras neste momento ou se queres é pertencer a uma comunidade.

Vou trabalhar o tema a seguir?

Por fim, deves pensar no que vais fazer depois do evento, com o conhecimento que tens.

Cada vez mais existem profissionais a realizar conversas em grupo sobre determinado tema, bem como a utilizar momentos vídeo para dar conteúdo e promover o seu próximo produto digital. Nada de errado com isso, é de facto uma estratégia bastante relevante para fazer o negócio crescer. Mas também deves-te perguntar se estás preparado para trabalhar esse mesmo conteúdo.

É apenas para saber o que é? Estás curioso ou empenhado em aprender? Depois do webinar, vais pesquisar mais e trabalhar sobre o que aprendeste? Estas perguntas ajudam-te claramente a decidir se vale a pena investir uma hora ou três dias a assistir a diferentes intervenientes e o que podes aprender com isso.

Estes são alguns pontos que deves considerar enquanto estás a consumir eventos online. Webinar, Instagram Live ou conferências vão aparecer. Para além do sentimento de excitação de ver tudo, não entres num sentimento de FOMO. Estabelece as tuas prioridades e certamente vais atender a melhores eventos.

Sharing is caring!