Podes aumentar as tuas visitas do blog através das redes sociais. Segue este guia para usar o Instagram para o teu projeto.
O teu blog vive das visitas e da tua audiência. Deves por isso saber quais os seus interesses e de que forma os podes ajudar nos seus problemas.
No meu caso, escrevo sobre marketing de conteúdo e como criar um blog, para construíres uma marca pessoal digital. Ao fazeres isso, vais ser visto como um especialista e ajudar a tua audiência.
Uma das formas de mostrar o teu trabalho é através das redes sociais. Para além do Facebook, o Instagram também tem crescido muito nos últimos anos.
Posso o usar o Instagram para o meu blog?
Um relatório da Marktest identifica o Instagram como a segunda rede social mais utilizada pelos portugueses, principalmente entre os 15 e os 24 anos de idade. Se este é o teu público-alvo é possível que muitos dos teus leitores também tenham uma conta de Instagram.
Ao ser uma rede social muito visual, esta começou a ganhar tração através de publicações ligadas com moda, cosmética, viagens. Ou seja, tudo aquilo que poderia ser “vendido” por imagens e vídeo. É por isso natural que penses como é que podes usar o Instagram para um blog escrito.
Ler mais: Se já tens um Instagram, também devias ter um site?
O teu blog tem conteúdo e esse é o teu ponto de partida para usar o Instagram
A verdade é que se tens escrito no teu blog então já tens um conteúdo de base que podes partilhar. Para usar o Instagram, deves assim pegar no que já escreveste e desconstruir.
Deves também conhecer o algoritmo para entender quais os conteúdos que geram mais interações e investir nesse tipo de formato.
No entanto, lembra-te que não estás a produzir conteúdos para um algoritmo, mas sim para pessoas. A informação deve ser centrada naquilo que o utilizador procura e a forma de chegar até ele deve ser otimizada de acordo com aquilo que a plataforma está a valorizar no momento.
Assim, podes usar o Instagram para o teu blog de diversas formas e estes são os 7 passos que aconselho a fazer.
1 – Escolhe os conteúdos a partilhar
Antes de usar o Instagram e publicar todos os dias, deves ter uma estratégia de marketing de conteúdo.
Primeiro deves conhecer a tua audiência e definir que conteúdos vais publicar. Será imagens, vídeos, stories, reels ou tudo ao mesmo tempo? Pensa naquilo que estás a disposto a fazer, quais as mensagens que queres partilhar.
Estes formatos também ajudam-te a definir os conteúdos que vais fazer. Vais partilhar frases motivacionais, conteúdos de mentor, receitas ou vídeos how-to? Define 3 conteúdos a explorar na tua conta que estejam de acordo com a estratégia do teu blog.
2 – Faz um planeamento
Cria um calendário de conteúdos com três publicações por semana (no feed) e uma story por dia, caso queiras fazer mais, ainda melhor.
No feed, escolhe então as publicações que vais fazer e em que dia. Lembra-te de incorporar aspetos do teu trabalho ou vida pessoal, caso tenhas um blog de lifestyle.
Para as stories, pensa momentos do dia-a-dia, reflexões, inquéritos para interagir e perguntas e respostas para conheceres melhor a tua audiência. Coloca no planeamento para saberes quando vais fazer, se não vais esquecer e deixar o momento passar.
3 – Incluir posts educativos
O Instagram está cada vez mais a valorizar conteúdos que podem ser partilhados ou guardados pelos utilizadores. Assim, é comum veres posts com diferentes imagens e com conteúdo muito relevante.
A boa notícia é que informação e listas tu já tens no teu blog – por isso, porque não adaptar os conteúdos do teu blog para Instagram?
Podes começar com uma plataforma gratuita como o Canva, definir uma linha gráfica que queres utilizar e cria esse conteúdo para o teu perfil.
Dica de ouro: agenda os teus posts! Podes usar a ferramenta do Facebook para agendar diretamente no Instagram e consigo ter um planeamento bem conseguido ao longo do tempo.
4 – Aposta no copy da imagem
Quando se trata de copy nas redes sociais, existem várias opiniões. Uns acreditam que o copy deve ser curto, pois ninguém lê copys longos e até ao fim. Por outro lado, as publicações gerem mais interação se o produtor de conteúdo explorar a mensagem que tem a passar, por isso utiliza mais caracteres.
Eu acho que quem lê copys até ao fim é quem está realmente interessado – e esse é o teu público. Por isso, aposta no conteúdo. É assim que conhecem a tua marca e que a tua mensagem passa de forma mais eficaz.
Para além da imagem, pensa num copy de pelo menos 3 parágrafos para que a tua audiência possa partilhar ou comentar.
5 – Faz um estudo de hashtags
Sim, as hashtags continuam a ter muita importância nesta rede social, pois é assim que podes encontrar pessoas interessadas no teu conteúdo.
Utilizada pelo menos 15 hashtags relacionadas com o teu tópico. Quanto à “língua” a utilizar, de fato existem muitas mais hashtags em inglês, mas se o teu público fala português, achas que eles te vão encontrar procurando em inglês?
Ou seja, se conheces o teu público, utiliza os tópicos que eles utilizam para pesquisar. Assim estás presente nas pessoas que podem efetivamente gostar do teu conteúdo.
6 – Dedica tempo a criar uma audiência
Usar o Instagram é como usar outra rede social: tens de criar conteúdo e passar algum tempo a conhecer os utilizadores e produtores de conteúdo do meio.
Como tal, sugiro que visites outros perfis e interajas com eles. Comenta publicações que são do teu interesse, dá alguma opinião ou visão sobre o tema. Pergunta para saber mais. É ao criares uma rede de contatos que vais conseguir ganhar mais notoriedade.
Para além de publicar, explora, coloca like, partilha, comenta, guarda. Dá um pouco à ferrament apara a conheceres melhor e recolheres frutos das suas potencialidades.
7 – Otimiza o teu perfil
Ter 10 mil seguidores é um dos objetivos mais procurados pelos produtores de conteúdos, principalmente para quem tem um blog ou site. Isto porque consegues ter acesso ao swipe-up e partilhar links diretamente com o teu público, tendo assim mais tráfego para o teu blog.
Se ainda não consegues ter esta opção, não desanimes. Deves ter um bom nome de utilizador, uma biografia de perfil atualizada, bem como acrescentar o link do teu blog. Assim alguém novo visita o teu perfil, sabe qual é a tua missão e fica interessado em explorar o teu conteúdo.
Estas são algumas dicas que partilho para usar o Instagram para o teu blog. Este é um caminho que podes seguir se a rede social te trouxer bons resultados ou tráfego. Investe algum tempo de forma consistente antes de mudar a tua estratégia. E assim o teu blog pode ficar mais conhecido nesta rede social.