pessoa a usar o facebook no telemovel
Blog Marketing Digital

3 formas de usar o Facebook para o teu blog

O Facebook é das redes sociais mais conhecidas e que pode levar mais tráfego ao teu site. Sabe como usar o Facebook para o teu blog.

Uma das formas de obter mais tráfego de site é utilizar as redes sociais. No teu blog também deves aplicar esta estratégia. Como é que os teus leitores sabem que publicaste novos artigos?

Para além de se usar sistemas de alarme com o RSS ou uma newsletter semanal com o resumo dos artigos publicados, deves também usar as redes sociais. Ao partilhares o teu conteúdo nestas comunidades, consegues chegar a mais pessoas e fazer com que cliquem nos artigos que queres falar.

O Facebook é assim uma rede social principal na internet

O Facebook dispensa apresentações, é a “mãe” de todas as redes sociais. Foi a empresa que mais impulsionou esta criação de comunidades digitais, mudando a forma das pessoas trocarem conteúdo, comunicarem e até criarem conteúdo online.

O Facebook começou por ser uma rede de estudantes universitários, para que pudessem partilhar fotografias e mensagens entre si. Saindo do meio académico, passou para o grande público, dos EUA para a Europa e para o mundo inteiro, contando com mais de 2 mil milhões de utilizadores!

De facto, muitos bloggers começaram a usar as redes sociais para partilhar imagens e links, sendo uma boa fonte de tráfego “orgânico” para o blog. Contudo, esse alcance decresceu quando foram introduzidos os Facebook Ads.

Esta forma de monetização permitiu a rede social crescer e atrair negócios que, por dezenas de euros por mês, conseguem mais conversões e até vendas. Assim, a rede social começou a incentivar mais anúncios e o potencial orgânico desceu.

Ler mais: O que publicar em cada rede social para promover o teu blog

Contudo, usar o Facebook para blog já teve melhores dias

Basta olhar para o perfil do Erre Grande. Com meros 300 seguidores, ainda era possível partilhar links e conteúdo, obter likes e até comentários, criando mais engagement.

Torna-se “impossível” ter um bom resultado orgânico. Se apenas partilhares conteúdos no Facebook, não interessa se tens muitos seguidores. Possivelmente nem 5% vão ver a tua publicação no seu feed.

Ou seja, tens 1000 seguidores e apenas 50 é que vão ver! E quantos deles vão interagir contigo, apenas dez deles? De fato, não consegues ter um bom feedback ou tráfego desta forma.

Além disso, o público do Facebook mudou. Se antes eram os jovens entre os 13 e os 30 anos que estavam mais presentes na rede social, agora são as pessoas acima dos 50 anos que mais partilham conteúdo na rede social. Se a audiência já não está tanto no Facebook, precisas de mudar de estratégia e mostrar mais publicações noutros locais.

usar o facebook rede social para dinamizar blog

3 formas de usar o Facebook para blog

Contudo, é possível o usar Facebook para o teu blog, apenas tens de mudar a abordagem.

Como a plataforma e o algoritmo mudaram, acabam por valorizar mais certo de tipo de conteúdos, como vídeos e eventos live, que apenas links e fotografias. Segue esta estratégia para te ajudar.

1 – Cria ou integra um grupo

Para obter um maior sentido de comunidade, entra em determinados grupos privados no Facebook com interesses em comum. Procura grupos de referência na tua área, quer seja cozinha, viagens, desenvolvimento pessoal, marketing digital.

Deves também integrar grupos mais pequenos, até 100 ou 200 pessoas, para poderes criar relações mais próximas. Podes partilhar o teu conteúdo, comentar publicações a responder a dúvidas ou recomendar serviços ou produtos de que gostes. A ideia é mostrares quem és e ajudar.

2 – Utiliza vídeos e stories

Como mencionado, o Facebook valoriza vídeos e também stories, estes são os formatos que te permitem chegar mais longe na tua rede.

Para além das publicações habituais no feed, deves usar o Facebook para criar eventos em que abordas a tua audiência, responder a questões que apareçam nos comentários ou para realizar uma entrevista com uma pessoa relevante.

Quanto às stories, deves seguir os princípios do Instagram (também ela uma rede social do grupo do Facebook), mas tenta não copiar exatamente. Lembra-te que a audiência do Instagram e do Facebook são diferentes, por isso adapta os mesmos de acordo com a tua estratégia de marketing de conteúdo.

3 – Torna-te especialista em Facebook Ads

Por fim, recomendo usar o Facebook para anúncios pagos que levem tráfego para o teu site.

Como o tráfego orgânico chega a muito poucos seguidores, os anúncios são a forma de chegar a mais pessoas que podem ainda não conhecer a tua página.

Podes fazer campanhas altamente especializadas ou dar “um boost” a um artigo muito popular e que gostarias de aumentar as pesquisas.

Lembra-te de configurar o Facebook Pixel no teu blog para depois monitorizares os resultados no dashboard do Facebook Ads e também do Google Analytics.

Estas são as 3 formas simples de usar o Facebook para o teu blog. Esta rede social continua a ter muito valor e pode aumentar as visitas do teu blog, apenas tens de adaptar o teu conteúdo e terás melhores resultados.

Sharing is caring!