ERRE GRANDE

Devo usar imagens no blog? + 3 sites de imagens a utilizar

Queres apostar no design do teu blog e ter imagens nos teus artigos, mas não sabes porquê ou como? Sabe como usar imagens no blog.

Os blogs podem ser de vários temas: viagens, moda, culinária, fitness, ou lifestyle apenas. E para além do texto, muitos blogs têm imagens de destaque de cada artigos.

No começo dos blogs, muitas bloggers de moda passava horas a tirar fotos dos seus looks para partilhar. Não era preciso apenas saber escrever: ter fotografias era algo essencial para um blog post.

Com a evolução da imagem para outras plataformas, como o Instagram, os blogs vivem essencialmente da escrita para a web. Mas muitas vezes é recomendado, para efeitos de SEO para blogs, utilizar uma imagem de destaque para acompanhar os teus artigos.

Ler mais: Como escolher o nome do blog? Faz estas 3 questões

Devo usar imagens no blog?

Depende do teu tema. Há artigos que são vendidos pela imagem, como um blog de receitas. Quanto mais apelativa for a comida, mais vontade tens de recriar aquele prato.

Usar imagens no blog pode ser uma forma de complementar o tema do mesmo ou aumentar a otimização do teu artigo. Muitos softwares de SEO recomendam utilizar imagens, pelo que pode ajudar na leitura do artigo.

Assim, deves utilizar imagens quando o tema do teu blog concorda com um aspeto mais visual.

Quem é escritor e tem um blog, geralmente procura algo mais minimalista e podes não utilizar imagens, como exemplo do blog Seth Godin.

Um aspeto que deves ter em mente é que colocar muitas imagens de boa qualidade pode tornar o teu blog mais lento para os utilizadores. Assim, ao colocares imagens deves ter alguma ferramenta de otimização da mesma, como WP Rocket, ou carregar imagens abaixo de 1MB para não influenciar negativamente a performance.

Ler mais: Conhece 4 plataformas para criar um blog

Usar imagens no blog com imagens livres de direitos de autor

É verdade que existem milhões de imagens da Internet à distância de um clique. Mas não podes utilizar todas. Porque estão cobertas com direitos de autor.

Assim, tens de usar imagens no blog que te permitem utilizar livremente, sem problemas associados. São comunidades feitas para fotógrafos que podem publicar o seu trabalho, ser pago por isso e o cliente usar quando quiser. E o melhor? É que podes ter estas imagens de forma gratuita!

Conhece 3 sites de imagens gratuitas para usar o no teu blog.

1 – Unsplash

Este é o site de imagens que mais utilizo pois tem muita diversidade e qualidade. Aconselho-te a procurar imagens na horizontal e com termos em inglês, pois vais ter mais resultados.

Se não consegues encontrar uma foto diferente, varia as tuas pesquisas. Podes ainda colocar os créditos na legenda de imagem e ajudar a comunidade.

2 – Pixabay

Muito semelhante ao Unsplash, com a vantagem de que podes fazer o download com diversas dimensões, incluíndo 1200px. Este é um bom tamanho para a foto ter qualidade e não pesar no teu site.

A ideia é usares diversas plataformas para encontrares sempre fotografias diferentes e destacares-te da maioria.

3 – Pexels

Por fim, podes ainda visitar o pexels, seguindo a lógica que já conheces. Tens assim três opções por explorar.

Geralmente utilizo um mais vezes, mas uma vez por semana vou ao Pexels ver outras opções. Deves pesquisar os mesmos termos para comparar resultados e procurar mais em inglês.

Ler mais: Como começar um desafio 30 dias para blog do zero

Dicas para usar imagens no blog:

Por fim partilho contigo algumas dicas práticas de como escolher e gerir imagens para o teu site:

Este é um pequeno guia de como usar imagens no blog, sem afetar a sua performance e manter um aspeto apelativo para os teus leitores. Bons artigos!

Sharing is caring!

Exit mobile version