usar copywriting no blog
Marketing Digital

4 maneiras de usar copywriting no teu blog

Os teus artigos vão beneficiar muito ao usar copywriting. Segue esta fórmula para aumentar as visitas aos teus artigos.

No teu blog, há algumas coisas que deves ter em conta. Para além do tema WordPress, é natural que te preocupes em escrever bons artigos.

Os artigos devem estar de acordo com os teus interesses e ser útil para o teu público-alvo. E, claro, deves escolher a keyword principal em sítios estratégicos.

Esta keyword é um termo que é o foco do teu artigo e pelo qual as pessoas vão pesquisar o tema. Se pesquisarem por determinada palavra-chave, e o teu artigo ajudá-las a esclarecer uma dúvida, então vai aparecer nos motores de pesquisa e mais pessoas chegam ao teu artigo.

É por isso importante aplicar técnicas de SEO para blogs. Para saber mais sobre este tema, lê este artigo.

E que mais técnicas podes aplicar aos teus artigos? Pensa também em usar copywriting.

Ler mais: 6 passos para pesquisar uma keyword para um artigo

O que é o copywriting?

Para Neil Patel, copywriting é “a técnica empregada na redação de conteúdos a serviço do marketing e vendas, que inclui vários gatilhos e estratégias para convencer o público-alvo.”

Esta definição é clara que o copywriting trabalha para objetivos de vendas para convencer o público-alvo. Enquanto um content writer escreve para educar, informar, entreter, um copywriter tem de escrever para persuadir e aumentar conversões. É um trabalho técnico que envolve estratégia e skills de storytelling e psicologia até.

Para convencer o público-alvo, utilizam-se várias fórmulas, sobretudo a fórmula AIDA.

Esta técnica (AIDA: Atenção, Interesse, Desejo, Ação) mostra como funciona a mente do utilizador. Todos os dias vemos milhares de conteúdo online, mas apenas alguns conseguem-nos fazer ler ou clicar em algo. É através desta fórmula que acabas por num minuto conhecer uma marca e fazer gosto na sua página de Instagram, por exemplo.

O mesmo se passa com o teu leitor. Tens de conseguir chamar a sua atenção para o teu conteúdo e gerar interesse para ele ler mais e depois tomar uma ação, quer seja inscrever-se no teu curso online ou subscrever a tua newsletter.

copywriter a usar copywriting no seu blog

Como usar copywriting no blog?

O teu blog é maioritariamente algo de conteúdo, mas tens tudo a ganhar se usares copywriting. É saber escrever de forma persuasiva para que sintam alguma conexão contigo e criares uma comunidade de leitores fiel.

Estas são algumas dicas para usar copywriting no teu blog.

1 – Usa nos títulos

Esta é a regra básica para um blog. São os títulos que chamam à atenção. Que fazem o utilizador clicar e ler o teu artigo. Por isso, deves usar copywriting nos títulos do teu artigo.

O copy tem de ser claro e de acordo com o texto, mas também deve ser apelativo. Para te ajudar podes seguir “modelos de artigo” muito usado e que está provado que despertam interesse.

Esse são “artigos how-to”, “artigos sobre X dicas”, e qualquer coisa relacionada com “quem, o que, quando, onde, porquê, como”. Usa estes chavões para criar melhores títulos.

Podes ainda usar uma ferramenta do CoSchedule chamada “Headline Analyzer”, uma verdadeira ajuda para compor melhores títulos.

2 – Na introdução e no final do artigo

Estás a ver a fórmula AIDA? Deves também aplicá-la no artigo do teu blog.

O primeiro paráfrago é fundamental para continuar o trabalho do título. Se o título chama a atenção, as primeiras palavras do texto têm de despertar interesse. E desejo e, claro, ação.

Aplica este princípio ao longo de todo o texto até. No final, deves resumir os principais todos, e não esquecer de colocar uma call-to-action. Para incentivar à ação, coloca links internos para outros artigos do blog. Assim, estás a chamar à atenção para a pessoa ler mais conteúdos teus.

Ou seja, quando tens um bom título, tem uma ainda melhor introdução para melhores resultados.

3 – Usar copywriting para converter

Já falámos que o copywriting vai-te ajudar a converter. E no blog, também é possível? Claro que sim!

Podes aplicar em sítios estratégicos para persuadir alguém a seguir-te nas redes sociais ou a subscrever à newsletter. Deves também usar estas técnicas para encaminhar a pessoa para os teus produtos, como e-books e cursos online.

Podes colocar no topo da tua página uma call-to-action ou a homepage do ter blog ter um botão para uma oferta exclusiva. E ainda criar landing pages com os teus produtos. É uma forma de afiliar o leitor à tua marca e conteúdos.

No fundo, o teu blog é para informar e também mostrar ao utilizador que mais valor tens para oferecer. É por isso relevante aprender técnicas de persuasão.

Ler mais: Newsletter: como utilizar no teu blog + 4 ideias de conteúdo

4 – Para contar histórias

Por fim, usar copywriting no blog é também saber contar histórias. A sério? Copywriting está ligado a storytelling?

Sim, está. Todo o ser humano gosta de ouvir histórias, pois são narrativas fácil de entender e que passam mensagens de uma forma simples. Quem ouve uma história consegue relacionar-se com as personagens e a sua saga. No final, a moral apresentada é uma lição aprendida.

Por isso é que as metáforas funcionam tão bem. É uma técnica de passar uma mensagem de forma a que o outro a entenda de forma clara.

Como usar copywriting para contar histórias no blog? Através das tuas experiências. Ao incentivares alguém a criar um blog, conta a tua história. Pensa na tua saga. Mostra exemplos de pessoas que aplicaram a estratégia de que estás a falar. São estes que as pessoas se vão lembrar e, consequentemente, vão-se lembrar de ti.

Os teus artigos de blog podem servir para informar ou educar e o storytelling pode muito bem ser um aliado nesse conteúdo.

Ler mais: Como começar um desafio 30 dias para blog do zero

Resumo

Estas são 4 formas de usar copywriting no teu blog. Além de aprenderes a escrever conteúdo para captar a atenção dos utilizadores, podes acrescentar uma camada para os envolver na tua narrativa e persuadir a tomar ação. Ao juntares os dois, vais ter conteúdos ricos e úteis que ajudam o utilizador a tomar uma melhor decisão.

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