tudo e treinavel
Motivação

Tudo É Treinável

Tudo na vida treinável – acho que poderia ficar só por aqui.
Mas eu explico melhor.
Muito se fala de como as pessoas são talentosas, aquelas pessoas que fazem tudo naturalmente e fácil. São artistas, são empreendedores, são speakers, são atletas.
São tão bons que fazem parecer com que tudo seja fácil. Aliás, é o que pensamos quando olhamos para elas – é tudo fácil para elas porque já nasceram assim.

Será que nasceram assim ou tornaram-se assim?

Sem dúvida que o talento existe mas este tem de ser trabalhado desde o primeiro dia. É aqui que entra o treino.
É o treino que nos torna melhores. É o treino que faz com que comecemos no início e nos tornemos algo. É o treino que nos torna uma profissional e as melhores do mundo.
E esse treino faz-se com muito foco e disciplina. Mas nem sempre é fácil porque nem sempre temos vontade, porque nem sempre estamos disponíveis, nem sempre queremos dar o litro.

Mas adivinha – isso também se treina.

A vontade treina-se. A escrita treina-se. Os discursos treinam-se. O profissionalismo treina-se. A liderança treina-se. O à vontade treina-se. A empatia treina-se.
Tudo se treina. E melhor retreina-se.
Se pararmos por alguns meses vamos ter de voltar e voltamos ao início. Assim, recomeça o treino. Sem dúvida que o recomenço é mais árduo mas com o treino e retreino, é possível voltar ao que éramos. É bem possível até sermos melhores do que já fomos.
E não estou a falar só de atividades físicas mas também de atividades mentais. A inteligência é treinada. A memória é treinada. O pensar positivo é treinado. A garra e a determinação são treinadas.

O nosso corpo é um músculo – quanto mais bem treinado, melhor será. Assim como o Talento.

O talento pode ser inato mas só ganha mesmo a dimensão de talento se for realmente trabalho e constatemente.
Quando me dizem que sei escrever bem, digo sempre que «estou treinada para isso”.
Eu aprendi a escrever como qualquer outra criança mas fui mais além. Escrevi na escola e escrevi fora da escola.
Escrevi coisas diferentes de diferentes géneros. Li muito, captei muita informação, escrevi muito.
Já escrevo há anos e escrevo todas as semanas. Nunca parei de investir na minha escrita. Mesmo quando parava de escrever num blog ou numa plataforma, arranjava outro sítio para continuar a minha escrita.
Foi assim que fui evoluíndo na minha escrita. Mesmo parada, tinha de ler para estar sempre em contacto com ideias e palavras. A minha escrita de hoje não nasceu comigo, não nasceu assim. Ela foi-se desenvolvendo à medida que eu fui treinando um pouco todos os dias.

O resultado de cada um destes textos não são minha inspiração – são treino.

A minha escrita dá muito trabalho e é fruto de repetidos esforços, de que eu gosto.
Hoje sinto que as coisas saem mais naturais mas tive de chegar ao momento em que elas são naturais. Tive de as repetir imensas vezes, tive de treinar todos os dias como um atleta que corre todos os dias ou atira bolas a uma baliza. Tive de escrever, reescrever, publicar, apagar. Tive de escrever mais um texto quando não gostava do anterior. Tive de escrever o texto seguinte aquele que gostei muito. Tive de escrever aquele texto seguinte ao que não saiu tão bem quanto esperava.
Assim, todo o talento que parece ser natural até pode o ser, mas para quem é realmente grande, esse talento foi certamente treinado.
E qualquer pessoa pode-o fazer. Qualquer pessoa pode começar do zero e chegar aos seus objetivos se pensar que tem de treinar para isso. Quantas vezes vemos pessoas que nunca fizeram exercício físico a correr maratonas depois de se compremeterem aos treinos? Quantas vezes vemos pessoas mudarem de vida ao mudarem os seus hábitos? Quantos campeões são campeões em algo que não tinham jeito nenhum ou começando tarde?
Tudo na vida é treinável e por isso tudo é possível – basta treinar.