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Ter sucesso nos negócios: as causas do fracasso e dicas para o sucesso

Ter sucesso nos negócios: as causas do fracasso e dicas para o sucesso

Para quem quer começar um negócio, é necessário saber quais as causas do fracasso e também saber como ter sucesso nos negócios. Se és essa pessoa, este artigo é para ti.

Quando falamos de empreendedorismo, falamos de empresas, negócios, fundadores, startups, rondas de investimento, milionários e, claro, de sucesso. Mas também fala-se de fracassos, perdas, más apostas.

Há uma million dollar question que todos os empreendedores fazem: como ter sucesso nos negócios?

Esta pergunta é complexa e de extrema importância. Porque para quem quer começar um negócio as estatísticas não são boas. Segundo um estudo realizado Shikhar Ghosh, investigador da Harvard School of Business, três em cada quatro startups fracassam nos primeiros anos e 95% ficam aquém das suas projecções iniciais. Por isso, as chances de ter sucesso nos negócios são baixas. E falhar pode implicar despedir pessoas, perder as poupanças investidas e os sentimentos de falhar, perder, ficar sem nada.

O empreendedorismo pode não ser a solução profissional para todos. Há princípios que um empreendedor deve seguir e há que estar consciente dos sacrifícios omissos do empreendedorismo, como dedicar-se ao negócio a 100%. Ter sucesso nos negócios é conseguir ultrapassar estas estatísticas, conseguir “aguentar o barco” durante os primeiros anos e depois manter a cultura da empresa no longo prazo.

E o problema é que não há formulas mágicas para este sucesso. Não há um manual que dite que se uma empresa seguir estas regras todas tem sucesso. É um caminho que tem vários factores, como o mercado, o empreendedor, a oportunidade, o produto desenvolvido.

Ainda assim, é possível identificar causas para o fracasso dos negócios e também factores chave do sucesso. Segundo o livro Empreendedorismo, Inovação e Mudança Organizacional (Maçães, Manuel Alberto Ramos, 2017, Conjuntura Actual Editora), estes são alguns pontos que se deve ter em conta para ter sucesso nos negócios.

sala de reuniões vazia
Photo by Drew Beamer on Unsplash

Causas para o fracasso de um negócio

Pode-se considerar algumas causas que mostram porque é um que negócio falhou:

  • Inexperiência: tal como falando aqui, um negócio não deve ser criado como um exercício de ego, para mostrar o quão inteligente é determinado fundador. Tem de existir um problema e uma proposta de solução. Alguns empreendedores sobrestimam as suas capacidade de gestão e acham que se trabalharem muito, têm sucesso imediato. Contudo, é necessário outros conhecimentos para o sucesso no longo prazo
  • Falta de empenho: há também o reverso. Há quem acredite que não precisa de trabalhar muito e quando começa um negócio, não dedica o tempo necessário para concretizar a ideia que têm.
  • Não há controlo eficaz: um forte controlo de gestão é necessário para ter sucesso nos negócios, pois só assim é possível avaliar o cash-flow, antever os custos e projectar as vendas. Se não há um sistema para detectar problemas antecipadamente, esses mesmos desafios podem colocar em causa a sobrevivência do negócio.
  • Falta de capital: tal como mencionado neste artigo, muitos fundadores não fazem uma análise cuidada das necessidades de capital e basta falhar uma ronda de investimento que o negócio cai passado umas semanas. É por isso necessário ter um negócio que crie o seu próprio autofinancimaneto.

Ler mais: Não, não precisamos de um negócio próprio para sermos empreendedores

Elementos chave para ter sucesso nos negócios

Ao identificarmos as causas de falhanço de um negócio, é possível também identificar nos negócios bem sucedidos alguns critérios que a maioria partilha:

  • Dedicação: se a falta de empenho pode levar ao falhanço, a dedicação é então uma chave para ter sucesso nos negócios. O empreendedor tem de estar disposto a dedicar tempo e esforço à organização.
  • Conhecer o mercado: um plano de negócio ajuda numa análise das condições do mercado. Um empreendedor que esteja atento às tendências e às várias forças que influenciam o mesmo, ao longo do tempo, vai conseguir avaliar os comportamentos do consumidor e desenhar produtos ou serviços de acordo com a sua necessidade.
  • Competências de liderança: ser líder não é um posto. Não se chega a líder, torna-se um líder. Assim, ter sucesso nos negócios é ter um líder que tenha uma visão para a empresa, saber delegar e guiar a empresa nas diferentes fases de crescimento.
  • Controlo financeiro: se a falta de um sistema de controlo pode levar ao insucesso, então os negócios que têm sistema de controlo eficientes conseguem prever desvios e resolver problemas de forma atempada, permitindo que a empresa ultrapasse os vários desafios que vão aparecendo.
  • Factor sorte: a vida é imprevisível e ter sucesso nos negócios também significa ter alguma sorte, para estar no sítio certo à hora certa. A ideia é “criar a sua própria sorte”, através de networking, constante investimento no desenvolvimento pessoal e em skills de liderança.
homem de fato e gravata a fechar um botão
Photo by Hunters Race on Unsplash

Extra: Factores Chave para ter sucesso nos negócios

Para além das causas de sucesso e de falhanço, há algumas recomendações para aumentar as probabilidades de sucesso, tais como:

  • Uma boa escolha de negócio: as 4 perguntas para ter uma boa ideia de negócio complementam esta ideia. Um bom negócio é perceber que tipo de produto quero produzir? Quanto vou cobrar pelos meus serviços? Qual o grau de maturidade? Preparar-se para o sucesso é o melhor a fazer e a escolha do negócio é determinante.
  • Reconhecer uma indústria atractiva: porque é que há tantas empresas tecnológicas ou nasceram muitas empresas de turismo antes da pandemia do coronavírus? Uma indústria atractiva apresenta um elevado potencial de crescimento e de inovação. Estar presente neste tipo de indústria pode permitir a um negócio ser mais visível e ágil.
  • A experiência do fundador: já falei com alguns empreendedores e a maioria deles trabalhou por conta de outrem. Assim tiveram anos de experiência para depois criarem os seus negócios e evitarem erros comuns. Um empreendedor deve também conhecer o sector em que vai entrar pois os seus conhecimentos podem ser extremamente úteis para ter sucesso nos negócios que irá construir no futuro.
  • Ter uma boa equipa: “Sozinhos vamos mais rápido. Juntos vamos mais longe.”. Quem ouve esta frase sabe o quão é importante ter uma boa equipa de profissionais que ajudem a construir a empresa. A equipa interna trabalha para o sucesso e a equipa externa (como consultores) podem trazer conhecimentos de fora para tornar a empresa mais eficaz.
  • Capacidade de inovação: O empreendedor tem de pensar como um gestor e ter boas capacidades de organização. Mas também deve ser criativo para pensar em novas soluções. Uma empresa que não adopta novas ferramentas, é uma empresa condenada a ser ultrapassada quando o mercado evoluir.

Estes são alguns pontos que um empreendedor deve ter em conta para ter sucesso nos negócios que crie ao longo da sua vida. Se pensar neles, consegue agir de forma estratégia, gerir bem os seus ativos e aumentar as suas probabilidades de prosperar no futuro.