Para os criadores de conteúdo, o Facebook e o Instagram são ferramentas importantes. Para ter sucesso nas redes sociais, procura sempre fazer conteúdo único e que dicas podes seguir.
Falo muitas vezes sobre marketing digital, blogs, websites e redes sociais. Gosto também de falar com profissionais sobre estratégia de negócio e como definir melhor um produto.
Em conversa, surgem várias questões díspares:
- Devo lançar um e-book?
- Qual é a minha campanha de lançamento de produto?
- Como ter mais seguidores no Instagram?
- Devo criar um blog ou só usar o Instagram?
- E se fizer lives?
Todas estas questões fazem-me pensar numa questão muito mais importante.
Quem é o teu público-alvo?
Em vez de ter certezas, começo a pensar estrategicamente.
A melhor ideia de marketing digital é aquela que funciona para o teu público-alvo. É aquela que gera interesse e desejo no outro para cumprires os teus objetivos. No fundo, não é para mostrar o quão bom tu és – é o quão boa é a tua ideia para chegar ao que pretendes.
O que muitas vezes acontece é começarmos a pensar em formas de fazer dinheiro, mas elas podem sair foradas. Tens alguns milhares de seguidores no Instagram. Vais vender um e-book e só tens 10 vendas, será que é um sucesso?
Porque olhas para o que podes fazer, sem pensar como podes servir o outro?
O sucesso nas redes sociais começa em como podes ajudar
Como podes ajudar? Como passar informação a outros? Porquê falar sobre dicas e sugestões? Tudo está ligado a conteúdo.
Antes de pensar em vender os teus serviços, tens de ter um público. E para ter um público, tens de o encontrar, definir, para testar a tua mensagem. Do que falo? No que acredito? Que mensagens partilho nas redes sociais? Qual o feedback que tenho.
É responder à questão: porque é que as pessoas me seguem?
Este porquê vai-te fazer analisar a tua marca, no que acreditas e pensar em como estás a ajudar as pessoas.
Por detrás desses números estão pessoas de carne e osso, com interesses, desejos, ambições e necessidades. Elas seguem-te para ver fotos bonitas ou querem saber mais sobre viagens? Querem saber os livros que lês, ou os artigos que escreves?
Por isso é que sempre que há grandes ideias de negócio pergunto sempre: já criaste conteúdo?
Ler mais: Estratégia de Marketing de Conteúdo: 9 passos a seguir
O conteúdo é rei e vai-te levar ao sucesso nas redes sociais
As pessoas estão muito mais interessadas em si próprias. E querem sempre resolver os seus problemas. esta a principal razão que levas as pessoas a procurar informações no Google.
Um exemplo. Queres saber um restaurante italiano no concelho de Lisboa. Por isso pesquisas “restaurante italiano em lisboa”, ou “restaurante com pizzas em lisboa”, ou “massa e pizzas em Lisboa”. O que tu queres é ter soluções. É escolher aquela que melhor se enquadra no que tu gostas.
O mesmo se passa nas redes sociais. As pessoas procuram alguma mensagem de ti. Pode ser de inspiração, motivação ou porque gostam do CONTEÚDO que produzes.
Por isso, o meu conselho é: para ter sucesso nas reds sociais, tens de criar conteúdo.
O conteúdo tem de ser útil para aquela pessoa. É o conteúdo que vai fazer com que te procurem e gostem de rever.
É também ao colocares conteúdo que vais obter feedback, do que as pessoas mais gostam ou que temas gostarias que falassem. E, ao longo do tempo a tua mensagem também vai encontrar mais um público-nicho, vai ganhar palco e vai ser filtrada com o feedback. É através da ação que descobres como melhorar os teus conteúdos.
O segundo passo para sucesso nas redes sociais é consistência
Há algo que diferencia quem tem mais sucesso de outros que estão a falhar: a consistência.
Muitas conteúdos vendem-te a ideia de que o sucesso é imediato e rápido. Só tens de fazer isto e aquilo e vais ter milhares de seguidores. Mas não é bem assim.
A diferença entre um breve sucesso e o sucesso a longo prazo é a consistência. Tens de criar muito conteúdo, ao longo de algum tempo, para começar a ter os seguidores que te querem ouvir, seguir e, talvez, comprar os teus produtos.
Não, não vais só publicar conteúdo durante meses. Não, não é nos primeiros 60 publicações que vais começar a vender. Cada pessoa tem o seu tempo, mas têm algo em comum: são consistentes.
Deves expor a tua mensagem várias vezes, de diversas formas, porque estás a comunicar com públicos diferentes. Para criar uma comunidade, é preciso estar presente. Se começas e passado 3 meses desistes, os potenciais resultados são cortados.
É muito importante teres um plano e seguir a estratégia. O efeito cumulativo indica que pequenos gestos todos os dias trazem grandes resultados. Logo seres consistente é muito importante.
Ter sucesso nas redes sociais é criar uma comunidade
O que várias pessoas têm em comum é criarem uma comunidade nas redes sociais.
E esse é que deve ser o teu primeiro objetivo: desenvolver uma presença nas redes sociais para criar uma comunidade. E como fazes isto? Através do conteúdo.
Assim, para teres sucesso nas redes sociais, deves criar conteúdo para um público-alvo, de forma consistente, durante várias semanas. Ao longo do tempo, vais recolhendo feedback e ideias que as pessoas gostassem que falasses.
Durante esse processo, vais perceber quais as necessidades e explorar soluções, quer seja através de produtos ou serviços.
É assim que vais cosneguir ter uma marca e um projeto fortes. É ao servir um público, quer com conteúdo gratuito, quer com os teus serviços mais personalizados. Mas primeiro que tudo, tens de servir.
Como implementar um plano para redes sociais?
Estratégia + plano + conteúdo + consistência = criação de uma comunidade
Esta é a equação que deves sempre ter em mente. Definir a tua estratégia, criar um plano de ações, desenvolver conteúdo e publicar com consistência, para construir a tua comunidade.
Ler mais: Gestão de redes sociais: 7 passos para uma boa estratégia
Olhando mais em detalhe, há algumas coisas que tens de fazer. Para organizar as tuas ideias, segue estes passos:
- Conhece as tuas possibilidades e talentos de como podes ajudar
- Define o teu público alvo
- Trabalha os temas interessantes para esse público
- Cria uma estratégia – como chegar ao meu público alvo?
- Define um plano – é em que redes sociais, que formatos, vídeo ou texto, qual é a mensagem foco?
- Cria um calendário de conteúdos
- Publica regularmente em duas plataformas à escolha
- Pede feedback recorrente para saber como melhorar
- Partilha e responde a comentários
- Está atento a oportunidades de networking
- Faz parcerias
- Partilha mais conteúdo e lança os teus serviços
Estes doze passos podem ou não acontecer. Deves ter um plano fixo, e ser flexível na forma de lá chegar. Há oportunidades que te vão aparecer que ainda não queres aproveitar e outras que nem fazia ideia.
Logo, para ter sucesso nas redes sociais, foca-te em acrescentar valor, todos os dias.