rapariga a trabalhar para ter sucesso nas redes sociais
Marketing Digital

Para teres sucesso nas redes sociais, só tens de fazer isto

Para os criadores de conteúdo, o Facebook e o Instagram são ferramentas importantes. Para ter sucesso nas redes sociais, procura sempre fazer conteúdo único e que dicas podes seguir.

Falo muitas vezes sobre marketing digital, blogs, websites e redes sociais. Gosto também de falar com profissionais sobre estratégia de negócio e como definir melhor um produto.

Em conversa, surgem várias questões díspares:

  • Devo lançar um e-book?
  • Qual é a minha campanha de lançamento de produto?
  • Como ter mais seguidores no Instagram?
  • Devo criar um blog ou só usar o Instagram?
  • E se fizer lives?

Todas estas questões fazem-me pensar numa questão muito mais importante.

Quem é o teu público-alvo?

Em vez de ter certezas, começo a pensar estrategicamente.

A melhor ideia de marketing digital é aquela que funciona para o teu público-alvo. É aquela que gera interesse e desejo no outro para cumprires os teus objetivos. No fundo, não é para mostrar o quão bom tu és – é o quão boa é a tua ideia para chegar ao que pretendes.

O que muitas vezes acontece é começarmos a pensar em formas de fazer dinheiro, mas elas podem sair foradas. Tens alguns milhares de seguidores no Instagram. Vais vender um e-book e só tens 10 vendas, será que é um sucesso?

Porque olhas para o que podes fazer, sem pensar como podes servir o outro?

O sucesso nas redes sociais começa em como podes ajudar

Como podes ajudar? Como passar informação a outros? Porquê falar sobre dicas e sugestões? Tudo está ligado a conteúdo.

Antes de pensar em vender os teus serviços, tens de ter um público. E para ter um público, tens de o encontrar, definir, para testar a tua mensagem. Do que falo? No que acredito? Que mensagens partilho nas redes sociais? Qual o feedback que tenho.

É responder à questão: porque é que as pessoas me seguem?

Este porquê vai-te fazer analisar a tua marca, no que acreditas e pensar em como estás a ajudar as pessoas.

Por detrás desses números estão pessoas de carne e osso, com interesses, desejos, ambições e necessidades. Elas seguem-te para ver fotos bonitas ou querem saber mais sobre viagens? Querem saber os livros que lês, ou os artigos que escreves?

Por isso é que sempre que há grandes ideias de negócio pergunto sempre: já criaste conteúdo?

Ler mais: Estratégia de Marketing de Conteúdo: 9 passos a seguir

O conteúdo é rei e vai-te levar ao sucesso nas redes sociais

As pessoas estão muito mais interessadas em si próprias. E querem sempre resolver os seus problemas. esta a principal razão que levas as pessoas a procurar informações no Google.

Um exemplo. Queres saber um restaurante italiano no concelho de Lisboa. Por isso pesquisas “restaurante italiano em lisboa”, ou “restaurante com pizzas em lisboa”, ou “massa e pizzas em Lisboa”. O que tu queres é ter soluções. É escolher aquela que melhor se enquadra no que tu gostas.

O mesmo se passa nas redes sociais. As pessoas procuram alguma mensagem de ti. Pode ser de inspiração, motivação ou porque gostam do CONTEÚDO que produzes.

Por isso, o meu conselho é: para ter sucesso nas reds sociais, tens de criar conteúdo.

O conteúdo tem de ser útil para aquela pessoa. É o conteúdo que vai fazer com que te procurem e gostem de rever.

É também ao colocares conteúdo que vais obter feedback, do que as pessoas mais gostam ou que temas gostarias que falassem. E, ao longo do tempo a tua mensagem também vai encontrar mais um público-nicho, vai ganhar palco e vai ser filtrada com o feedback. É através da ação que descobres como melhorar os teus conteúdos.

O segundo passo para sucesso nas redes sociais é consistência

Há algo que diferencia quem tem mais sucesso de outros que estão a falhar: a consistência.

Muitas conteúdos vendem-te a ideia de que o sucesso é imediato e rápido. Só tens de fazer isto e aquilo e vais ter milhares de seguidores. Mas não é bem assim.

A diferença entre um breve sucesso e o sucesso a longo prazo é a consistência. Tens de criar muito conteúdo, ao longo de algum tempo, para começar a ter os seguidores que te querem ouvir, seguir e, talvez, comprar os teus produtos.

Não, não vais só publicar conteúdo durante meses. Não, não é nos primeiros 60 publicações que vais começar a vender. Cada pessoa tem o seu tempo, mas têm algo em comum: são consistentes.

Deves expor a tua mensagem várias vezes, de diversas formas, porque estás a comunicar com públicos diferentes. Para criar uma comunidade, é preciso estar presente. Se começas e passado 3 meses desistes, os potenciais resultados são cortados.

É muito importante teres um plano e seguir a estratégia. O efeito cumulativo indica que pequenos gestos todos os dias trazem grandes resultados. Logo seres consistente é muito importante.

influencer a ter sucesso nas redes sociais

Ter sucesso nas redes sociais é criar uma comunidade

O que várias pessoas têm em comum é criarem uma comunidade nas redes sociais.

E esse é que deve ser o teu primeiro objetivo: desenvolver uma presença nas redes sociais para criar uma comunidade. E como fazes isto? Através do conteúdo.

Assim, para teres sucesso nas redes sociais, deves criar conteúdo para um público-alvo, de forma consistente, durante várias semanas. Ao longo do tempo, vais recolhendo feedback e ideias que as pessoas gostassem que falasses.

Durante esse processo, vais perceber quais as necessidades e explorar soluções, quer seja através de produtos ou serviços.

É assim que vais cosneguir ter uma marca e um projeto fortes. É ao servir um público, quer com conteúdo gratuito, quer com os teus serviços mais personalizados. Mas primeiro que tudo, tens de servir.

Como implementar um plano para redes sociais?

Estratégia + plano + conteúdo + consistência = criação de uma comunidade

Esta é a equação que deves sempre ter em mente. Definir a tua estratégia, criar um plano de ações, desenvolver conteúdo e publicar com consistência, para construir a tua comunidade.

Ler mais: Gestão de redes sociais: 7 passos para uma boa estratégia

Olhando mais em detalhe, há algumas coisas que tens de fazer. Para organizar as tuas ideias, segue estes passos:

  1. Conhece as tuas possibilidades e talentos de como podes ajudar
  2. Define o teu público alvo
  3. Trabalha os temas interessantes para esse público
  4. Cria uma estratégia – como chegar ao meu público alvo?
  5. Define um plano – é em que redes sociais, que formatos, vídeo ou texto, qual é a mensagem foco?
  6. Cria um calendário de conteúdos
  7. Publica regularmente em duas plataformas à escolha
  8. Pede feedback recorrente para saber como melhorar
  9. Partilha e responde a comentários
  10. Está atento a oportunidades de networking
  11. Faz parcerias
  12. Partilha mais conteúdo e lança os teus serviços

Estes doze passos podem ou não acontecer. Deves ter um plano fixo, e ser flexível na forma de lá chegar. Há oportunidades que te vão aparecer que ainda não queres aproveitar e outras que nem fazia ideia.

Logo, para ter sucesso nas redes sociais, foca-te em acrescentar valor, todos os dias.

Sharing is caring!