Site icon ERRE GRANDE

Comprei um tema WordPress para o blog: 4 vantagens para o fazeres também

tema wordpress

Quem tem um blog, pensa muitas vezes em ter um tema WordPress bonito e funcional. Anos depois, comprei o meu primeiro tema e estas são as suas vantagens.

Se há uma coisa que faço muitas vezes no Erre Grande é mudar de tema. Para dar um look mais fresco ou até colocar as peças como gostaria, mudava de tema WordPress de três em três meses. Contudo, não conseguia o visual que realmente queria, porque escolhia apenas temas gratuitos.

Para começar, deves usar o tema gratuito, mas este tem limitações

Ao fazer uma breve pesquisa no Google, é possível encontrar temas WordPress para blogs que são bonitos, profissionais e gratuitos. No entanto, nem sempre aquilo que tu vês vai ser o resultado final. Porquê? Porque se o tema é gratuito, quer dizer que existem algumas features que não consegues editar a não ser que pagues a versão.

Ao verificar outros blogs e a minha frustração, decidi em 2021 pagar um tema WordPress

Foi a primeira vez que o fiz e estou contente com o mesmo. Encontrei o Solo Pine, comparei com outras opções e este pareceu-me aquele que ia ao encontro das minhas expectativas. Demorei mais de 5 anos a fazê-lo, mas estou bastante satisfeita com o resultado. Pois é algo que já não preciso de pensar, e concentro-me apenas no backoffice do blog ou nos conteúdos.

Quais as vantagens de ter um tema WordPress pago?

1 – É personalizável

Ao comprar um tema WordPress, tenho a principal vantagem de poder personalizar tudo. Dentro do estilo que existe, consigo personalizar cores, páginas, fontes, formatos.

O meu tema é o Hawthorn da empresa Solo Pine. Ao ver a ficha do tema e também a demo, posso perceber que tipos de páginas tenho, como é a seção de loja, que tipo de formatos de posts posso ter, qual a fonte e os estilos de texto. Assim, sei que aquilo que me é apresentado pode ser ajustado à minha marca e tenho outras ferramentas que mo permitem personalizar ao longo do tempo.

2 – É responsive

https://erregrande.pt/erros-no-blog-wordpress/Como falado aqui, um dos principais erros que cometes no teu blog é não ser responsive. Ao comprares um tema, e se tiver boas reviews, não te tens de preocupar com esta parte. Todos os theme developers tem o design responsive em mente e se vires a demo do tema WordPress vais ver que todos estes aspectos foram tidos em conta.

Ao comprar, asseguro que tem aspetos técnicos bem pensados, como leveza do tema, performance, integração com SEO e design responsive. Por isso o investimento compensa em várias frentes.

3 – Não preciso de builder extra

Uma das vantagens de ter o meu próprio tema profissional, pago, é que não tenho de adicionar um builder extra. Muitas vezes os temas pro já incluem as várias áreas a personalizar. Além disso, se quiser mesmo personalizar, posso utilizar o Gutenberg, já embutido no WordPress.

Assim, uso apenas o Elementor (esse muito conhecido builder) numa versão já pré-desenhada, e não tanto para personalizar tudo e perder-me nas suas várias componentes. E sim, também consigo ter homepage personalizada.

Atenção: muitos temas só funcionam totalmente com plugins. Antes de comprar, lê bem que plugins eles tem incluídos e se precisas dos mesmos e se eles tem versos gratuitas.

4 – Pago uma vez, para sempre e tenho atualizações

Muitas vezes vejo os templates bonitos ou builders que vendem imensas aplicações para criar todo e qualquer site que tu queres. Contudo, se tens um blog, não precisas de muito. Ainda para mais, um tema WordPress profissional é relativamente acessível. Podes pagar até 50€ para sempre e mesmo os mais caros, podem compensar no longo prazo. Não é preciso mensalidades ou anuidades e, muitas vezes, ao comprares o tema, consegues ter acesso às várias atualizações que os developers vão fazendo. É realmente um investimento que, mesmo visto de forma anual, custa menos de 5€ por mês, para sempre!

E se eu quiser montar uma loja? O bom de um tema profissional é que podes escolher um que tenha features de loja ou outras, caso precises no futuro. Uma vez comprado, não precisas de fazer novo investimento no futuro.

Onde comprar temas WordPress?

Para comprar temas WordPress, podes fazer de duas formas: visitar um marketplace ou ir a empresas específicas.

O meu tema é comprado de uma empresa específica, que encontrei ao olhar para o blog de outra pessoa.

Outra opção é ires ao ThemeForest e procurar alguns temas mais populares. O meu tema foi encontrado num website oficial, mas a compra foi feita neste site. Assim, antes de comprar, procura várias empresas ou exemplos noutros blogs, visita os seus sites e escolhe o que te parece melhor. Muitas bloggers deixam os créditos do theme no footer do blog por isso é fácil de encontrar.

Links que podes usar:

Estas são as razões porque deves considerar comprar um tema para o teu blog ou site, pois permite-te personalizar e ter um design profissional e completo no longo prazo.

Exit mobile version