pessoas no telemovel a estudar como ter mais visitas no site
Blog

Ter mais visitas no site? Eis 5 técnicas a seguir

Para ter mais visitas no site, tens de ter uma estratégia e partilhar o teu conteúdo. Conhece estas técnicas para ter mais visitas no site.

Quando se fala de marketing digital, tem-se um objetivo em mente: ter a atenção de um público-alvo, mostrar um produto ou serviço, ganhar a sua confiança e por fim permitir uma venda.

Mesmo que não estejas a vender nada com o teu blog, também queres ter a atenção das pessoas. E essa atenção é concretizada através de visitas ao teu site.

Ter mais visitas no site é uma métrica de sucesso

De fato, um blog é um projeto em que podes mostrar as tuas competências e criar uma presença digital. Esta presença é mostrada através de conteúdos que vais publicando, quer seja em texto, áudio, imagem ou vídeo.

E o que fazes com um blog? Tanta coisa! Pode ser um hobby, uma maneira de treinares as tuas competências escritas. Ou para seres um melhor comunicador, dar-te a conhecer o mercado e, quem sabe, conseguir trabalhar em determinada empresa que queiras.

Assim, quantas mais pessoas conhecerem o teu trabalho, melhor. Podes trabalhar com outros profissionais, obter feedback positivo e de como melhor. E, o melhor de tudo, acrescentar valor e ajudar pessoas em determinado tema.

Ler mais: Porque é importante ter uma presença digital profissional?

Precisas de uma audiência para ter mais visitas no site

Esta é uma das principais métricas que deves analisar no teu blog. Elas são números, mas podem-te dar dados relevantes de que conteúdos são mais populares, quem anda a visitar a tua página.

Ler mais: Google Analytics: principais métricas a analisar no teu blog

Uma dessas métricas é as sessões do site, ou seja, o registo de cada vez que um utilizador visita o teu blog. Como podes aumentar este número ou mantê-lo de forma consistente para o teu blog crescer? Segue estas técnicas.

1 – Conhece os diferentes tráfegos

O teu objetivo é que o teu blog ou site tenha mais tráfego. Por isso, não te podes fiar em apenas uma forma de chegar lá. Tens de ter vários caminhos para que diferentes utilizadores cheguem ao teu blog.

Assim, deves conhecer os tipos de tráfego de site que podes ter no teu blog: orgânico, pago, direto, de referência, e-mail marketing e social.

Ao saberes como cada funciona e regista dados, tens pistas para saber onde vais investir. Por exemplo, se tens uma pequena newsletter e estás a receber tráfego de lá, deves investir. Se o Facebook traz várias visitas, podes também fazer mais conteúdos para lá.

computador de designer para ter mais visitas no site

2 – Reutiliza o teu conteúdo

Tens o teu conteúdo apenas no teu blog? Não pode ser! O teu conteúdo deve estar noutras plataformas.

Uma vez feito, podes utilizar o conteúdo de diversas formas. Não queremos desperdiçar o que já construíste e por isso ao fazer um conteúdo, pensa de que forma o podes sindicalizar.

Por exemplo, fazes um live no Youtube. Guardas o vídeo e podes publicá-lo no Facebook também. Retira o áudio e já tens um podcast! E ainda podes fazer pequenos vídeos da entrevista para publicar no Instagram.

Podes ainda partilhar as tuas ideias em artigos de LinkedIn ou criar Tweets de algumas ideias. Utiliza também o Medium para partilhar os teus artigos ou pequenas reflexões sobre o mesmo.

E se esgotares tudo em algumas semanas? Partilha de novo! As pessoas consomem milhares de conteúdo online todos os dias e dificilmente se vão lembrar que já viram algo passados meses. Escreve, partilha, otimiza, partilha de novo.

3 – Utiliza as redes sociais

O propósito das redes sociais é ligar pessoas e algumas são verdadeiras comunidades. É aqui que podes encontrar o teu público-alvo concentrado a seguir as mesmas páginas.

Por isso, partilha sempre o teu artigo de blog em redes sociais, pois podem chegar a outras pessoas. Ao fazê-lo de forma consistente, vão notar a tua presença e terás visitas de forma consistente.

Lembra-te que uma vez escrito, o teu conteúdo pode ser encontrado por alguém passados meses. Quer seja no Youtube

Ler mais: O que publicar em cada rede social para promover o teu blog

4 – Considera fazer guest post

Lembras-te da dica acima de sindicalizar o teu conteúdo? Pensa então em guest posting.

Esta prática pode ser feita entre blogs, com o intuito de dar palco a um outro autor e ele, em retorno, dar-te a conhecer a outro público. Tal é feito através da troca de artigos: um autor escreve um artigo no teu blog com link para o seu site; e tu escreves um artigo no blog dele com um link para o teu blog.

Esta estratégia de link building ajuda-te a ter tráfego de outra plataforma, chegar a um novo público-alvo bem como aumentar a autoridade do teu blog.

O Google vê os teus artigos, links, imagens. Se um outro site está a linkar para o teu, então é porque és referência em determinado tema. Assim, se alguém procurar aquele tema, tu podes ser uma referência e aparecer nas pesquisas do Google.

5 – Investir em anúncios

Por fim, para ter mais visitas no site, podes ter uma estratégia de conteúdo pago.

Se as técnicas anteriores baseavam-se nos teus esforços para ter visitas orgânicas, podes complementar com uma estratégia de conteúdos pagos. Ou seja, há um investimento monetário a considerar.

Facebook Ads são uma boa maneira de começar. Pega num artigo que está a a ter sucesso e faz “boost” com 10€ em três dias, para ver os resultados. Podes também criar uma campanha para obter mais cliques para o teu site, uma forma direta de ver quanto precisas de ter para ter as visitas que gostavas.

Ter mais visitas no site pode também passar por investir em funis de venda ou Google Ads. Estes investimentos também ajudam o teu tráfego orgânico, crescendo e valorizando o teu blog.

Estas são formas de ter mais visitas no site. O princípio é como ter várias fontes de rendimentos. O teu blog deve ter diversas “fontes de tráfego”, para que acumules mais visitas todos os dias e possas crescer. Assim, utiliza das redes sociais, troca links com outro blog, reutiliza o teu conteúdo em diversas formas e plataformas.

Sharing is caring!