Follow Us

Sucesso: não é segredo, é estratégia

Sucesso: não é segredo, é estratégia

Qual é o segredo do sucesso? É a estratégia, claro.

Não há segredo para o sucesso e por isso não percebo porque é que insistem nisto.

Gosto de ler notícias e histórias sobre as mais variadas empresas e os seus CEOs, que são dos empreendedores mais conhecidos do planeta. Gosto de saber os seus hábitos diários, como construíram a empresa e quais as suas visões sobre o mundo tecnológico e a sociedade.

E sempre que estou a ler estas notícias há sempre aquele derradeira pergunta: “qual é o segredo para o sucesso?”

Muitos respondem que é a resiliência, o não desistir. Outros falam do trabalho duro e contínuo. Há quem mencione também a humildade, a visão, a paixão ou até mesmo acordar cedo todas as manhãs.

Depois de ler imensas respostas, pensei sobre o assunto e perguntei a mim mesma: qual é o segredo para o sucesso?

Mas pensei segredo para o sucesso? Mas qual segredo? Não há segredo nenhum para o sucesso. Não existe segredo porque não há um só caminho para o sucesso. Há várias maneiras de chegarmos ao mesmo destino mas há apenas uma maneira, que é a nossa, de chegarmos aos nossos objectivos e à nossa ideia de sucesso.

Assim, não podemos falar de segredos do sucesso. Mas se o sucesso tivesse um segredo, seria certamente a estratégia.

Sim, sucesso é estratégia. Ou melhor, sucesso é uma questão de estratégia.

Não há segredos, mas sim estratégias para o sucesso.

Para uns é arranjar o parceiro de negócio ideal. Outros é criar um produto imbatível. Para um líder, sucesso é ter uma equipa empreendedora e criativa. Ou até mesmo criar empresas e projetos que ajudem outros.

Não se pode perguntar a uma pessoa qual é o segredo para o sucesso. Podemos é perguntar qual é o segredo para o SEU sucesso e, mesmo assim, acho que arregaçar as mangas e fazer acontecer não é segredo nenhum.

Por isso, parem de perguntar qual é o teu segredo. Perguntem sim qual é a tua estrategia para chegar onde chegaste e aí a pessoa vai-te contar o que fez. Ela vai-te contar o que especificamente fez no caso dela e isso é uma estratégia. Agora o grande segredo do sucesso? Esse é o fazer e não é segredo nenhum!