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Marketing Digital

Social Listening: como conhecer o teu público-alvo

Para conheceres melhor o teu público-alvo nas redes sociais, deves fazer Social Listening. Conhece esta técnica e como utilizar no dia-a-dia.

Quando se trata da tua presença nas redes sociais, há uma expressão muito utilizada: humanização.

De fato, essa foi a verdadeira mudança do offline para o online. Se antes a publicidade e o marketing agressivo eram a receita para ganhar quota de mercado, hoje o utilizador prefere outra abordagem.

Vender pura e simplesmente não resulta, porque o consumidor tem muito mais informação. Em apenas alguns cliques, pode comparar preços e opções, saber que reclamações determinada empresa tem. No fundo, ele demora a decidir o que comprar e dificilmente consegues mudar a sua opinião.

No campo das redes sociais, é preciso também mudar de estratégia

Através de uma estratégia de marketing de conteúdo, estás a colocar-te do lado do consumidor. Em vez de comunicar como determinado produto é fantástico, esta estratégia diz-te para acrescentares valor.

Deves comunicar os benefícios que ele vai ter, o que vai ficar a ganhar. É saber o que o utilizador precisa, e não o que tu gostavas. Esta mudança também se deve refletir nos conteúdos das redes sociais.

Nas redes sociais, o pensamento deve ser: como posso servir o utilizador?

O primeiro passo para saberes como ajudar o outro é conhecê-lo. Tens de saber quais são os seus gostos, hábitos, interesses. E podes obter toda esta informação através das redes sociais, de forma totalmente gratuita. Então deves aplicar o Social Listening.

Ler mais: 8 blogs de marketing digital para seguir as tendências

O que é o Social Listening?

Este é um processo de procurar nas redes sociais, plataformas de média e websites por menções ou conversas sobre a tua marca, produtos, serviços, blog. Deves também procurar informação sobre a tua concorrência e a tua indústria, para complementar o contexto.

Esta é uma excelente técnica para obter feedback e saber se os teus esforços estão a produzir frutos. Se não souberes o que estão a falar de ti, estás a perder uma boa oportunidade para otimizar conteúdos, melhorar a estratégia ou até desenvolver o teu produto ou serviço ao cliente.

Gary Vaynerchuk, CEO da Vayner Media, acredita muito nesta humanização das marcas e do poder das redes sociais em transformar negócios. Ele é incansável nas suas redes, responde à maior parte das mensagens e utiliza-as para próximos conteúdos. É um especialista em perceber o que falam dele, o que gostavam que respondesse e utiliza para melhorar a sua marca.

Ler mais: 5 coisas a aprender com Gary Vaynerchuk

Social Listening: o que deves procurar nas redes sociais?

Para obteres feedback para melhorar os teus serviços, deves essencialmente:

  • Procurar nome da tua marca, no Google e perceber os conteúdos que aparecem;
  • Olhar para as tuas próprias redes sociais e vasculhar comentários e partilhas;
  • Ver onde é que aparecem os teus produtos ou serviços;
  • Se os copys estão sem erros ortográficos;
  • Pesquisar pelas hashtags ligadas ao teu negócio;
  • Hashtags e palavras-chaves relacionadas com a tua indústria;
  • Análise da concorrência: onde aparece a marca, qual a sua comunicação.

Estes são alguns dos dados que vais recolher de forma consistente. Primeiro deves ter o bruto, para depois analisar, encontrar tendências. É por isso que é importante teres o contexto micro (as tuas redes sociais) e o contexto macro (a indústria).

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Como fazer Social Listening?

O objetivo é ires às redes sociais e procurares por conversas, menções, comentários.

Assim deves começar com a ideia de fazer um relatório mensal (ou quinzenal) com os dados que vais recolher, para depois retirares conclusões e passares para a tua equipa de marketing ou aplicar diretamente na tua estratégia de blog.

Eis algumas perguntas que deves fazer.

Sobre a marca

Em termos de marca, deves acompanhar principalmente a perceção do público. Neste caso, será sobre o teu blog.

Procura menções ao teu nome e identidade. Por exemplo, vou procurar o “Erre Grande” e as suas menções em diversas redes sociais, através da pesquisa.

Que tópicos é que estão a falar? Quais os artigos que têm mais visualizações, gostos ou comentários? Que temas suscitam mais interesse? São algumas questões que deves fazer.

No sentido mais micro, coloca-te do lado do utilizador e visita os teus perfis e website. A informação apresentada é clara? Na minha bio explica o que faço? A minha missão aparece? Os meus objetivos de conversão estão visíveis? É fácil fazer a subscrição na minha newsletter?

Olha também para os blogs que falam dos mesmos temas que tu. Que artigos estão a fazer que não estás a fazer? Quais os artigos mais populares? Que copy utilizam para ter mais comentários ou likes? Quais os elementos visuais que ajudam a ter melhores resultados que tu?

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Sobre a indústria

No caso de um blog, podes pegar nos temas de que falas. No meu caso, são marekting digital e desenvolvimento pessoal.

Logo, vou ter de pesquisar quais os temas mais atuais e entender o que as pessoas discutem. Por exemplo, o Instagram fez algumas alterações ao algoritmo, em que privilegia copys mais longos e imagens. É este tipo de novidades que te vai ajudar a melhoar os teus conteúdos.

Sobre influencers

O que outros bloggers estão a falar? Utilizam que redes sociais? O que comunicam nas stories? Pesquisa também potenciais perfis para fazerem menção aos teus serviços para crescer.

Procurar por influencers podes também identificar potenciais parcerias, analisando que personalidades estão de acordo com a tua empresa e marca. Além disso, serve para fazer networking, conheceres pessoas tal como tu com os quais podes trocar impressões.

Sobre a tua empresa

Por fim, é muito importante fazer social listening a outros perfis de colaboradores da empresa. Como qualquer embaixador da empresa, as suas mensagens podem atrair o talento certo e fazer crescer.

No caso do teu blog, vê que pessoas de que gostas ou clientes de que forma comunicam o teu trabalho. Esses são os teus “embaixadores” e também deves gerir de que forma estão a comunicar.

As menções que fazem a ti são positivas ou negativas? Se forem negativas, como podes alterar comportamentos para melhorar.

O Social Listening é uma técnica importante para influencers, marcas, empresas e até bloggers para obterem feedback do que um utilizador digital anda a procurar. É uma forma totalmente gratuita de conheceres melhor o teu clientes, saber os seus interesses e de que forma te vêem. Este feedback é valioso na tua jornada, sem dúvida.

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