Follow Us

Quais são as 5 skills do futuro, segundo a Accenture

Quais são as 5 skills do futuro, segundo a Accenture

A consultora Accenture devolveu um estudo sobre as skills do futuro e neste artigo podes conhecer como as podes aplicar na tua carreira.

Falar de transformação digital é falar das skills de futuro. Como deve ser o profissional do futuro? Que competências devo aprender hoje para ter progedir na minha carreira amanhã? Estou no sector certo? O que é que a minha função vai pedir de competências digitais?

A pensar nisso a Accenture fez um estudo sobre as skills do Futuro

A Accenture é uma consultora focada nas competências digitais dos seus clientes. Trabalha vários projeto neste âmbito e tem vários escritórios em todo o mundo, incluíndo em Portugal.

Lançou em 2017 um estudo entitulado New Skills Now: Inclusion in the Digital Economy, com o objetivo de criar discussão sobre o tema e dar alguns insights a empresas e indivíduos de como se podem preparar para o futuro e o que pode ser esperado do seu desempenho nas próximas décadas.

As perguntas base deste estudo foram:

  • Como é que as forças que formam a economia digital estão a redefinir o futuro do trabalho? E qual o impacto nas populações marginalizadas e vulneráveis?
  • Quais são as skills necessárias para ser incluído na economia digital?
  • Como podem estas skills serem desenvolvidos e integrar programas eficazes e eficientes?

O ponto de partida foi a inclusão da economia digital

Sabemos que 65% das crianças que entraram hoje para o primeiro ano vão ter funções e trabalhos que ainda não existem. Até 2024, as funções que desempenhas hoje pedem para competências digitais. Com o aparecimento de projetos, cada vez mais os trabalhos vão ser a realização de vários projetos do que um percurso direto de acumulação de responsabilidades. Assim, percebe-se que os trabalhadores têm de se adaptar. A economia digital muda a ritmo rápido, pelo que é preciso acompanhar as mudanças sem perder o foco na especialização. Existem também algumas pistas de para onde os sectores vão evoluir que te podem ajudar a fazer escolhas em relação a cursos online, mestrados e outros.

programacao skills do futuro

Quais são as áreas do futuro a considerar?

Segundo a Accenture, existem quatro importantes campos a ter em consideração na transformação digital.

DIGITAL & HUMANO

A ligação à tecnologia será sempre feita da perspectiva do ser humano. Não é as máquinas substituir as pessoas pura e simplesmente. É encontrar novas soluções para trabalharem em conjunto.

COOPERAÇÃO E COLABORAÇÃO

Mais de pessoas para pessoas, mas também relacionado com organizações, povos e países. A cooperação e a colaboração são as formas de se conseguir resolver problemas estruturais e criar um mundo melhor. A divisão de trabalho e a neogicação permitem-nos alcançar mais do que aquilo que teríamos se agissemos sozinhos.

CONHECIMENTO E TAREFAS

Com a transformação digital nas empresas, o conhecimento e as tarefas a realizar têm novas dimensões que não podem ver vistas através dos óculos da Revolução Industrial há 200 anos. É por isso importante equipar as pessoas com novos conhecimentos e que sejam adaptáveis para o futuro que se está a criar hoje.

FLEXIBILIDADE E FLUÍDEZ

Ao encontro da adaptabilidade que se pede dos colaboradores, é necessário entender que o mundo muda mais rápido. É possível obter ganhos em 5 anos o que antes demoraria 20 anos. É também possível estar mais expostos a forças globais, como pandemias e crises financeiras. É por isso que os líderes empresarias precisam de ser flexíveis para atuar em diferentes cenários e a fluidez necessária para tomar decisões perante vários necessários.

Com base nestes campos, podemos verificar 5 skills do futuro:

1 – Promover o “nós”

As skills de desenvolvimento pessoal são importantes, e também é importante o trabalho de equipa, a comunicação, a colaboração, as relações humanas baseadas na empatia.

Com a evolução do trabalho na ótica de projectos, é cada vez mais importante saber trabalhar com os outros. E se falarmos da globalização ou até do trabalho remoto e as suas alterações que o Covid-19 trouxe, é ainda mais relevante saber como trabalhar com pessoas de diferentes geografias e culturas. Os escritórios vão mudar e podem até haver mais escritórios virtuais. Por isso, é necessário saber como é que falamos com indivíduos muito diferentes de nós.

2 – Construir Know-how tecnológico

Dentro do conceito de literacia digital, precisas também de saber usar, manipular e criar tecnologia e dados. Tudo aquilo que acontece dentro e fora do comportamento humano pode ser traduzido em bytes e aplicável em todas as indústrias da economia. Se pensares em ti como um ser económico ou nas várias decisões tecnológicas que tomas diariamente (colocar o alarme no telemóvel, regular as luzes de casa, pedir um táxi através da app, etc) consegues entender a importância de conhecer como a tecnologia funciona, como ela influencia os teus hábitos e como podes utilizá-la como ferramenta para a tua carreira.

Mesmo que não trabalhes no sector de tecnologia, quem souber trabalhar com a mesma vai conseguir ver os seus salários aumentarem e quem não se adaptar, pode ficar para trás, pois a transformação digital nas empresas é uma realidade cada vez mais difícil de contornar.

3 – Criar e resolver

Estas skills do futuro relacionam-se com a resolução de problemas e o pensamento crítico. É necessário assim pensar nos problemas de uma perspectiva diferente, utilizando frameworks de pensamento que podes beber da análise de dados, do empreendedorismo e da criatividade. Tal permite aos colaboradores e managers tomarem decisões relevantes no presente e no futuro.

Apesar de a automação retirar algum trabalho aos colaboradores, é preciso então programar as máquinas. É no pensar que o ser humano e excelente e por isso é preciso pensar em contexto cada vez mais complexos, sem esquecer as componentes éticas desta evolução digital. Ter pensamento crítico permite perceber estas mecânicas e pensar criativamente ajuda-nos a resolver problemas de uma forma diferente.

4 – Cultivar um growth mindset

O growth mindset é a capacidade de os indivíduos acreditarem que os seus talentos podem ser devolvidos (através de trabalho, estratégia e feedback de outros). Esta competência ajuda-te a seres ágil, curioso e adaptado Às constantes mudanças no mercado.

Na economia digital, o trabalho já não estará confinado a uma empresa, um manager, uma equipa. Estamos todos interligados e é preciso que os colaboradores saibam um conjunto de skills transversais se querem ser relevantes no futuro. Devemos assim constantemente aprender novas competências, aceitar o feedback e sentir que podemos sempre evoluir e sair da nossa zona de conforto. Os benefícios de teres um growth mindset é agires mais e aceitares o fracasso da melhor maneira possível e tal vai ser útil para a tua vida profissional e pessoal.

5 – Desenvolver o mindset de empreededorismo

Com as rápidas mudanças no mercado de trabalho, uma das skills do futuro é pensar. Quando falamos nesta skill “learn to earn”, estamos a falar da capacidade dos colaboradores se adaptarem a rápidas mudanças e terem outras skills de procura de emprego e entrada no mercado de trabalho. As softs skills são um tema já falado há vários anos e devem também ser relacionados com resiliência e auto-suficiência. Estas competências estão também relacionadas com a literacia digital, e a forma como podemos trabalhar com a tecnologia, para que ao longo da tua carreira possas sempre evoluir os teus conhecimentos e poderes trabalhar em diferentes cenários.

Skill extra: especialização

Para a Accenture, existe ainda uma preocupação com a especialização do trabalho. Ao ter competências especializadas é possível tratar de prioridades locais e de cada sector da indústria. Estas skills vão acompanhando as mudanças do sector, pelo que cada indivíduo deve acompanhar as tendências e aprofundar os seus conhecimentos para poder evoluir com a mesma. O que se nota também é que cada um destes sector está de certa forma a evoluir com a economia digital, fazendo com que não possas descurar de todo os conhecimentos de literacia digital de que necessitas. Assim, a Accenture nomea a especialização como uma das últimas skills do futuro.

O que posso fazer com estas skills do futuro?

O futuro é incerto e a tua carreira é uma construção a longo prazo, que pode ter muitas curvas e contra curvas. O que deves seguir são o estado do mercado, ver o que as empresas pedem e adaptar aos teus interesses e necessidades. Sempre mantendo um growth mindset de que podes aprender qualquer coisa para te adaptares às diferentes mudanças.