Follow Us

8 sites de cursos online para experimentares agora

8 sites de cursos online para experimentares agora

Queres apostar na tua educação? Conheces estes sites de cursos online que podes utilizar com segurança e conforto.

Desde a pandemia do Coronavírus e a tendência do teletrabalho que se percebeu que os cursos online vieram para ficar.

Os cursos online são uma forma mais barata de obter conhecimentos técnicos e educação à distância de clique. Com as várias ofertas no mercado, é possível estudar qualquer tema e obter certificados de instituições de renome ou até mesmo totalmente gratuitos.

O que se procura num curso online?

Segundo a Coursera Conference 2020, esta plataforma teve um aumento de 664% de participantes. Assim, no primeiro semestre tiveram mais de 10 milhões de pessoas a aceder aos seus vários cursos. De facto, há muito interesse em cursos online e por isso é necessário saber como os escolher.

Quem vai um curso online, geralmente procura um curso que cumpra alguns destes critérios:

  • Conhecimentos técnicos de qualidade
  • Uma plataforma intuitiva
  • Materiais de formação de vários tipos (textos, imagens, esquemas, vídeos, quizzes)
  • A credibilidade da instituição que dá o curso
  • Um certificado de participação ou um certificado de um grau que seja relevante no mercado de trabalho.

Assim, falta responder à questão: onde devo procurar os melhores cursos online para mim? Neste artigo, preparei uma lista de sites que já experimentei e que recomendo. Estes sites têm cursos gratuitos que te permitem experimentar a plataforma e também cursos pagos, com métodos de pagamento seguros e com acesso ilimitado. Têm cursos de vários temas, o que pode abranger o maior número de leitores possíveis. Algumas recomendações também tem cursos de lazer, o que te permite dar asas à tua imaginação ou até mesmo montar um side hustle.

Se quiseres saber como escolher um melhor curso online, lê este artigo. Segue uma lista lista de sites de cursos online para ti.

1 – Udemy

O Udemy é a primeira referência quando se fala em cursos online, porque é o maior Marketplace do género. Aqui podes encontrar vários cursos online gratuitos ou pagos a um preço bastante em conta. O ponto positivo é que tens instrutores de várias nacionalidades, pelo que quem não é bom no inglês pode fazer um curso com legendas ou cursos em Português (na sua maioria, português do Brasil).

A plataforma é rica em conteúdo, pelo que o principal desafio é escolher bem o curso. Como fazer? Simples. Na pesquisa do tema, selecciona os cursos com as melhores reviews e gratuitos. Acima dos 4,5 estrelas é uma boa pontuação. Lê também as reações negativas das pessoas antes de investires o teu dinheiro.

2 – Coursera

sites de cursos online coursera

O Coursera é um dos meus sites de cursos online preferidos e já fiz uma review sobre o Coursera. Esta é uma plataforma conhecida por ter vários cursos gratuitos, mestrados e cursos pagos leccionados por várias reputadas universidades em todo o mundo. Eu própria já fiz um curso de Branding de um docente da London School of Economics e outro de Digital Product Management da Universidade da Virgínia. O conteúdo tenta buscar um pouco de teoria e de prática e tens testes para avaliar os teus conhecimentos antes de passar para a fase seguinte.

Sinto sempre que os cursos do Coursera são exigentes, pois tenho de dedicar algumas horas de estudo por semana e passar vários exercícios até ter o desejado certificado. Por isso é uma plataforma que altamente recomendo.

3 – edX

edx um dos sites de cursos online

Costumo dizer que o edX é um irmão para o Coursera. É também um dos sites de cursos online mais conhecidos e resulta de uma parceria entre duas universidades muito conhecidas no mundo: Harvard e MIT. Mas os cursos não são só de universidades americanas. A contar de 2020, tem mais de 3000 cursos online de universidades de 196 países. Os cursos estão em inglês e espanhol, pelo que quem não domina as línguas terá de fazer um esforço extra.

Se queres aprender com Harvard, Berkeley e outras, este é o sítio para procurar por cursos nas áreas das ciências, marketing, programação, sociologia, entre outros.

4 – Lynda.com

O Lynda é a plataforma de educação e formação do Linkedin Learning, a rede social profissional. Há cursos gratuitos, mas existem mais pagos, que podes aceder através de uma subscrição mensal (um pouco mais cara que outros sítios). Contudo, é possível comprar cursos avulso e assim pagar menos que a mensalidade.

Os cursos curtos são dados por profissionais, ajudando a absorver melhor a informação e são directos ao assunto. Uma dica: geralmente recebo a newsletter do Linkedin que indica alguns cursos gratuitos do mês. Podes também guardar uma lista de favoritos para veres qual a melhor altura de os fazer.

5 – Future Learn

sites de cursos online future learn uk

Este é um dos sites de cursos online que muita gente não menciona, mas que eu adoro! É do Reino Unido, tem parceria com várias universidades da CommonWealth e gosto especialmente pela quantidade de cursos que tem e pela facilidade de os fazer.

Os cursos do Future Learn são todos em inglês e estão divididos entre 2 a 4 semanas de trabalho, que, acredita, apenas de levam umas duas horas a completar. Assim, se quiseres, em apenas um dia, podes fazer um curso!

O ponto positivo é que tem cursos online em parceria com instituições reputadas. A Accenture UK criou vários módulos sobre a digitalização que aborda os vários tópicos. É perfeito para navegar a transformação digital e ter mais literacia. Podes também consultar o Institute of Coding, que aborda programação, marketing digital e gestão de carreira.

6 – Skillshare

O SkillShare é um site de cursos online perfeito para criativos. Tens milhares de cursos à disposição e tens um bónus de 2 mensalidades gratuitas, para estudares quando quiseres. São aulas de 30 a 60 minutos, o que mostra que se privilegia a prática à teoria. As legendas em português e conteúdos de professores brasileiros podem ser úteis para quem não domina o inglês.

Tens vários temas que podes rever como Web Design, Design, Marketing, SEO, etc. Há parcerias com empresas em que os profissionais são convidados a partilhar os seus melhores conselhos, o que te ajuda para conhecer como grandes empresas trabalham.

7 – Khan academy

A Khan Academy é uma ONG que quer levar a educação para miúdos e graúdos.

No Portal em Inglês, pode-se ver que existem aulas para todas as idades, sobre história, matemática e programação. Para o portal em português é mais reduzida e focada nas crianças, mas eu gostei muito de aprender algumas bases de programação nesta plataforma, pois é totalmente gratuita e muito bem construída.

Esta pode ser uma ferramenta poderosa para ajudar os pais quando as escolas fecharam devido ao coronavírus. Mesmo que a escola regresse, este pode ser um bom apoio escolar que junta as matérias da escola com a tecnologia. Quem sabe os pais também não têm a oportunidade de refrescar conhecimentos e divertirem-se com os seus filhos enquanto estudam.

8 – Youtube

Sim, leste bem. O Youtube é uma excelente plataforma para aprender qualquer coisa, de forma totalmente gratuita. É preciso pesquisar um pouco para encontrar os canais certos, mas é uma solução para ter formação e educação de forma totalmente gratuita e sem constrangimentos de tempo ou dinheiro.

Os teus canais preferidos podem ser de empresas (como este da Ahrefs), de um produtor de conteúdo (como este da Renda Maior ou do Tiago Faria), de entrevistas de um podcast (como o do Bitalk). Podes ainda consultar as playlists de alguns canais de Youtube (como neste exemplo) que se assemelham a verdadeiros cursos online, sem pagar nada. Por isso, o Youtube é uma biblioteca de conteúdo muito rica e por isso pode ser considerado um dos sites de cursos online que deves aproveitar.

Estes são 8 sites de cursos online que podes explorar desde já. Se queres saber como escolher uma formação profissional para a tua carreira, lê este artigo aqui.