seo para blogs dicas praticas
Blog

SEO para blogs: começa a fazer isto em todos os teus artigos

Queres que o teu blog tenha mais visitas? Talvez seja melhor começar a pensar em SEO para blogs. Aprende rapidamente estas técnicas para melhorar os teus artigos.

Ter um blog pode ser tanto uma profissão como um hobby. Como projecto no meio digital, pode ser muito relevante ter um espaço de escrita onde expandes horizontes ou até para começar uma carreira em marketing digital.

Independentemente do que pretendes para o teu blog, há algo que procuras: ter uma audiência. E por isso precisas de visitas. Com a quantidade de informação que existe na internet, em páginas, redes sociais, fóruns, vídeos e outros, como consegues que alguém leia o teu blog? É aqui que começa a tua jornada em SEO para blogs.

O que é o SEO para blogs?

SEO é a sigla para Search Engine Optimization, ou seja, optimização para resultados de pesquisa em motores de busca. O mais conhecido é sem dúvida o Google, mas existe também o Bing, da Microsoft e outros tantos.

Quando abres o Google e procuras “ideias de decoração cozinha”, a primeira página vai-te apresentar resultados orgânicos e resultados pagos.

Os segundos alguém pagou para aparecer – mas no primeiro, não. É o Google que indica que aquele conteúdo é bom e apresenta-o sem pagares por ele. E ele faz isto porque existem uma série de critérios que o teu artigo completa que para o algoritmo é sinal de bom conteúdo.

Ou seja, a ideia do SEO é optimizares o teu conteúdo por forma aos algoritmos do motores de busca da Google conseguirem encontrar e apresentar o teu conteúdo a um utilizador que pesquisa por determinado tema.

Para que os teus artigos fiquem optimizados para serem encontrados, aplica estes aspectos práticos nos teus artigos para “fazer” SEO para blogs.

Utiliza a keyword escolhida nos títulos

Para começares o teu artigo deves ter em atenção à pesquisa de uma keyword, pois o algoritmo tem de conseguir relacionar o teu conteúdo com a pesquisa.

Uma técnica é ver como as pessoas pesquisam. Por exemplo o teu artigo é sobre livros de desenvolvimento pessoal, vou perceber o que é que as pessoas pesquisam: se é “desenvolvimento pessoal livros” ou se é “livros sobre desenvolvimento pessoal” ou “livros de auto-ajuda”. Estas variações são importantes (até certo ponto) pois vai facilitar a tarefa de fazer um match entre aquilo que o utilizador pesquisa e o teu conteúdo.

Por isso, quando escolhe uma keyword utiliza-a principalmente nos títulos (H1, H2, H3) no teu artigo. Atenção! Não abuses na utilização das palavras-chave. Existem formas de não as repetir muito através de softwares de SEO (como o Rank Math) que têm linhas orientadoras para compores bons artigos.

Escreve pelo menos 600 palavras

O Google valoriza artigos longos, pois têm maior probabilidade serem artigos com bom conteúdo sobre determinado tema. Se simplesmente colocares um texto ou uma imagem, dificilmente estás a comunicar que és um especialista naquela determinada palavra-chave.

Por isso, tenta escrever mais do 600 palavras. Eu já escrevo mais de 1000 palavras, mas quando estou a mil (pun intended), e escrevo algo mais curto, quero pelo menos escrever 600 palavras.

Coloca links internos e externos

O SEO para blogs vive muito das relações que o teu conteúdo tem entre si. Se tens um restaurante vegetariano e queres falar mais sobre receitas ou benefícios de saúde, é normal que utilize vários conceitos ligados ao tema.

Assim, podes interligar um artigo sobre “falafel” com um artigo sobre “comida do médio oriente”. O que estás a fazer é a indicar que num artigo sobre falafel, se o utilizador (e o Google) querem saber mais sobre o tema de comida de médio oriente este é o link que devem ler – que também é um link de um artigo do teu blog!

No fundo, estás a reforçar a tua autoridade sobre determinados temas. Assim, usa links para mostrar que dominas conteúdos de determinado universo ao apontar uns para os outros.

Quantos aos links externos, é também relevante apontar para outros sites. É possível que lhes mandes visitas, mas também comunicas há outros especialistas na área, fortalecendo a ideia de que sabes onde existe bom conteúdo. Geralmente utilizo links externos para jornais, organismos públicos, vídeos que gostaria que o leitor visse mais tarde. A recomendação de link externo é melhor se for para um artigo ou um website credível.

Ler mais: Qual a frequência de publicação ideal para o meu blog?

Se colocares uma imagem, não te esqueças do texto alternativo

De forma a reforçar a keyword, podes ainda colocar imagens em artigos, pois ajuda na leitura. Como tal, deves preencher o texto alternativo da imagem. O alt text é o texto escrito que aparece no lugar da imagem quando ela não consegue ser carregada num site. O texto é geralmente utilizado para ferramentas de leitura de tela para descrever imagens a deficientes visuais.

Esta componente também é importante em SEO para blogs. Por isso, escolhe uma imagem e coloca a keyword relacionada com o tema (bem como a descrição da imagem).

Estas são algumas dicas mais práticas de fazer SEO para blogs. Se estás com problemas de escrita, lê este artigo com dicas de escrita para melhorar os teus textos em segundos.

Sharing is caring!