Follow Us

SEO para blogs: porque desinstalei o Yoast SEO e uso o Rank Math

SEO para blogs: porque desinstalei o Yoast SEO e uso o Rank Math

Desinstalei o Yoast SEO e utilizo outra plataforma de SEO, descobre porquê.

Neste conteúdo, vais aprender o que é o SEO para blogs, que ferramentas utilizo para fazer o SEO, porque deixei de usar o plugin Yoast SEO e o que um novo plugin Rank Math me ajudou a melhorar o meu blog.

Quem tem um blog, sabe que não basta escrever um artigo e esperar que as pessoas leiam o seu conteúdo. Há que construir uma forma de fazer com que as pessoas procurem e encontrem o teu artigo.

O que é o SEO para Blogs?

O SEO para Blogs é utilizado por blogs pessoais e blogs de empresa.

Numa tradução literal, SEO é Search Engine Optimization, ou seja, de que forma podes otimizar os teus conteúdos para aparecem nas buscas que as pessoas fazem.

Um exemplo prático: alguém procura por uma loja de animais em Lisboa. Pode fazer várias pesquisas como “loja de animais Lisboa”, “loja para animais no concelho de Lisboa” ou até “comprar comida para cão em Lisboa”. São muitas as diversas palavras que as pessoas procuram nas suas pesquisas.

Para que encontrem o artigo de um blog, há que otimizar o artigo escrito utilizando técnicas de SEO para blogs. Assim, na sua busca, as pessoas podem encontrar um artigo relacionado com o que procuram e encontra o teu serviço ou negócio.

O teu blog tem também artigos que podem ser do interesse do teu público e aumentar as tuas vendas.

Se tens serviços de decoração, podes escrever sobre “como decorar uma sala pequena” e ter visitas nesse artigo. Quem trabalha em Marketing Digital, também utiliza expressões como “5 passos para criar um blog de sucesso” ou “5 detalhes estratégicos que deve ter para criar o blog da sua empresa”. Assim, quem escreve conteúdo, quem tem um negócio e quer promover o mesmo na Internet, tem de saber um pouco de SEO.

Como utilizo SEO nos artigos do meu blog

No meu blog, uso SEO para blogs em todos os artigos, quer sejam sobre Carreira ou sobre Marketing Digital.

Este SEO para blogs pode incluir coisas como:

  • Escolher uma long-tail keyword para os meus artigos;
  • Utilizar subheadings (H2, H3) para estruturar o conteúdo;
  • Incluir imagens no texto com texto alternativo com a keyword utilizada;
  • Escrever artigos com mais de 600 palavras;
  • Acrescentar links para outros artigos do meu blog e para outros sites.

Estas e outras orientações permitem que os meus artigos sejam indexados aos motores de busca. Assim, as pessoas podem encontrá-los ao procurarem pelas palavras-chave certas e com isso aumentar o meu número de leitores e o tráfego do meu site em geral.

Para seguir todos estes tópicos, geralmente os blogers utilizam um plugin conhecido que te permite perceber se o teu artigo está bem escrito, se os títulos estão bem colocados, entre outros.

Yoast SEO: a ferramenta que todos querem usar?

A ferramenta mais conhecida para ajudar o SEO para blogs é o YOAST SEO. É considerada a ferramenta mais utilizada nos websites em todo o mundo.

Quem quer ser especialista em SEO ou trabalhar em Marketing Digital ou até mesmo fazer anúncios para o Facebook ou Google Adwords, começa por aprender SEO. E uma das formas mais fáceis de o fazer é através do Yoast SEO. Basta instalar o plugin ou fazer os cursos gratuitos da Yoast Academy que ficamos a perceber como utilizar a ferramenta e quais os seus benefícios.

Como utilizo o WordPress.org, instalo este plugin gratuito e em cada artigo, vou escrevendo e vendo os sinais que ele me dá. Abaixo podes ver uma imagem de como ele se parece:

Assim, em todos os artigos, posso ver como está a meta-descrição do artigo, se a palavra-chave aparece na introdução ou se está repetida vezes suficientes. São estes pequenos passos que permitem fazer um bom SEO para blogs.

Contudo, deixei de usar o Yoast SEO. Porquê?

De facto, esta parece ser uma ferramenta fantástica, intuitiva, fácil de utilizar para ajudar no SEO para blogs. Já a uso há vários anos, sendo a ferramenta que utilizo no blog profissional do trabalho.

Contudo, comecei a desgostar do Yoast Seo por várias razões:

O SEO está ultrapassado

Ok, o SEO não está ultrapassado por assim dizer. É uma competência muito valorizada atualmente e bastante necessária para qualquer pessoa que trabalha em Marketing Digital, ainda mais para quem tem um blog de empresa e é obrigatório fazer SEO para blogs e gerar vendas através de marketing de conteúdo.

No que toca ao Yoast SEO, senti que as suas diretrizes não eram o mais importante a seguir. Como por exemplo, valorizar frases até 20 palavras ou começar frases com “transition words”. Estas duas notas não são mencionadas por vários especialistas da área, uma vez que o foco está em comunicar de forma natural ao cliente. Será que comunicamos e escrevemos com frases curtas? Talvez o melhor seja aproximar a linguagem a humanos, e não ao que os motores de busca acham ser melhor.

E, de facto, é pouco provável falarmos com poucas palavras e em frases curtas. Além disso, em português, normalmente não começamos frases com conectores, mas sim com o sujeito ou sujeito omisso. Assim, estava a seguir regras que para mim poderiam não fazer muito sentido.

Não ajuda no chamado “SEO técnico”.

Nos vários cursos online que tenho feito, uma das áreas que quero saber aplicar é o Technical SEO. Mais do que fazer SEO para blogs, em que mais de metade se foca na escrita de conteúdo, há que ver a parte técnica.

Desde tornar o site funcional e responsivo, bem como torná-lo mais estruturado para ser fácil de ser indexado, estes conhecimentos fazem parte da lógica de SEO. A versão gratuita do Yoast SEO só ajuda na parte de conteúdo e dá zero pistas para a parte técnica, o que é algo que eu preciso atualmente.

Erros nas atualizações

É natural que os plugins do WordPress façam as suas atualizações periódicas. As atualizações do Yoast SEO eram feitas manualmente e por vezes interferiam com o website. No último dia, ao fazer a atualização, criou um “mini-crash” do meu website e não gostei. Esta foi talvez a gota de água.

Assim desintalei o Yoast e comecei a usar o Rank Math.

O que é o Rank Math?

O Rank Math é também um plugin de SEO para blogs e não só. É gratuito e ajuda a escrever conteúdo SEO-Friendly. Tem ainda uma componente automática para todo o SEO, escrito e no site (a parte técnica que eu queria).

Conheci este plugin através da Ahrefs, uma empresa que vende ferramentas que permitem analisar o tráfego do website, fazer comparação de concorrência e acompanhar as tendências do teu nicho de negócio.

A empresa tem um canal de Youtube espectacular e decidi ver o vídeo que indicava “The Best WordPress SEO Plugins (It’s Not Yoast)”. Foi logo a primeira ferramenta que mencionaram e como tinha feito um curso deles, percebi logo o potencial da mesma.

website de rank math um plug in de seo para blogs

Utilizar o Rank Math

Comecei a utilizar no dia 28 de abril, exactamente no mesmo dia que retirei o Yoast SEO da minha vida. Estava a meio de uma tarefa intensa, em que estive 2 meses a melhorar o SEO do blog (podes ler aqui as conclusões que tirei sobre este exercício).

Ao instalar o Rank Math, segui o setup inicial e funciona tudo como deve de ser. A primeira coisa que fiz foi a análise do meu site, algo que o Yoast não me ajudava a fazer.

analise de seo para blogs através da ferramenta de rank math
copyright: rank-math.com

A partir daí, comecei a perceber o que tinha de mudar no meu blog da parte técnica. Na parte dos conteúdos, aprendi mais coisas de como melhorar o artigo, tal como colocar números no título (pois capta a atenção do leitor) ou utilizar links DoFollow e NoFollow. São coisas de que eu já não me lembrava e que se tornaram úteis na prática.

Conclusão: o Yoast SEO é mau?

Não, o Yoast SEO continua a ser uma excelente ferramenta para quem começa os seus primeiros passos em SEO para blogs. É tão fácil de utilizar e tem as guias principais que te permitem perceber como utilizar a keyword correta, onde é que ela deve aparecer e como estruturar um texto com subheadings.

Contudo, se queres uma ferramenta mais avançada e completa e continuar a fazer SEO para blogs, recomendo o Rank Math. As suas ferramentas de análise são muito interessantes, permite-te melhorar o teu SEO técnico e também identificar pequenos truques que fazem toda a diferença no teu conteúdo.

Assim, quer já saibas fazer SEO para blogs ou se ainda estás a começar, deves utilizar um plugin para te ajudar a optimizar o teu conteúdo para os motores de busca.