canetas coloridas e bloco de notas
Websites

Resumo do mês de maio: o que fiz e o que aprendi

Esta rubrica serve para te contar o resumo do mês de maio e o que fiz ligado a marketing digital.

O mês de maio de 2020 foi também muito intensivo de desafiante, em várias frentes. No trabalho, tive novos projectos e novos processos a desenvolver. Algumas deadlines mais curtas dão-nos aquela extra correria e acabamos por entregar tudo a tempo e horas.

No campo do marketing digital, aproveitei o tempo pós-trabalho para desenvolver outros conhecimentos. Estive a construir websites, liguei-me pela primeira vez ao WooCommerce e testei novos plugins e serviços para clientes. Vou-te contar o resumo do mês de maio de 2020.

imagem de um laptop com a ponte de sao francisco

Websites

Neste resumo do mês, começo por websites. Estive a estudar mais a parte de plugins. Em apenas um mês, desenhei com Divi, Elementor, WPBakery e Gutenberg.

Por falar em Gutenberg, este tem potencialidades incríveis e é totalmente gratuito. Vem incorporado com a nova versão do WordPress e apesar de não ter edição front-end, é versátil e útil. Consegui criar este meu site só com Gutenberg e um template gratuito. Sim, tive de aprender algumas coisas, mas a lógica são as mesmas: secções, colunas, conteúdo. A partir do momento que vemos alguns exemplos de site, conseguimos fazer praticamente tudo. Alguns conhecimentos de CSS e alguma prática podem permitir-te fazer o que quiseres neste site.

Neste momento, é o meu preferido, porque não tenho de instalar mais plugins, tem templates pré-feitos simples e a funcionalidade do site torna-se mais fácil. Assim os sites são mais leves e fáceis de carregar, o que ajuda bastante na pesquisa.

cPanel: um mundo por descobrir.

Já estava habituada a criar websites em WordPress, pelo que estou familiarizada com o cPanel. Mas tive um problema técnico com um cliente, então tive de explorar as suas funcionalidades. Desde colocar plugins diretamente no Administrador de Ficheiros, mexer no MyPhPAdmin e até bases de dados de MySQL. Parecia assustador e que não ia perceber nada daquilo, mas como sempre os tutoriais da Internet são uma excelente ajuda para descobrir como resolver problemas que certamente outros já tiveram. Foi um dos maiores desafios e merece destaque neste resumo do mês.

WooCommerce

Falando ainda de websites no resumo do mês, Maio fica também marcado pela minha primeira utilização do WooCommerce, o plugin que cria lojas online em websites WordPress.

Esta é uma extensão conhecida para lojas online. Foi a primeira vez que utilizei esta aplicação e percebi como está tudo interligado. Pensei que tinha de criar os produtos, uma página para o check-out, ou outra página para o carrinho. Contudo, como é poderosa a automatização, claro que um plugin como WooCommerce já tem tudo pensado. Assim tornou-se mais fácil.

Ainda estou a testar a plataforma todos os dias, para perceber como é que as compras são feitas, as ordens de compra aprovadas. Com as compras a serem feitas, é possível analisar o dashboard mais tarde e tirar algumas conclusões. É certamente uma nova aventura que poderei explorar.

pessoa a analisar resultados em google analytics
Photo by Austin Distel on Unsplash

Comprar no ThemeForest

O ThemeForest é um website muito utilizado por developers, pois é lá que se podem comprar templates para wordpress, plugins nas suas versões pagas, entre outros serviços.

Geralmente, não vejo muitos bloggers a utilizar este portal, já que utilizam outras alternativas técnicas para desenhar o seu site. Contudo, várias agências de marketing digital e de desenvolvimento de websites têm este site como referência, para procurar boas soluções para os seus clientes.

Utilizei este site para ter soluções all-in-one para clientes, já que é possível comprar Templates para o WordPress que incluem versões premium de alguns plugins. Assim, é possível ter um website com diversas funcionalidades por apenas 50€, preço chave-na-mão, sem precisar de pagar licenças anuais. É uma boa solução para quem quer ter um website profissional e utilizar diversos plugins para os seus objetivos.

Uma grande descoberta que fiz foi de um plugin poderoso para fazer gestão de membros e de subscrições. Sim, há opções no mercado que são grátis, mas são limitadas a números de membros e as anuidades podem ascender os 200€. Em alternativa, pesquisei no Youtube Reviews e comprei o plugin de 50€ no Themeforest/Code Canyon. Sem mensalidades, sem limites, tudo pronto a ser usado. É certamente um site que aconselho a visitares e ser um ponto de referência nos produtos que queres utilizar.

Tilda: uma alternativa ao WordPress?

Por último no resumo do mês, a grande descoberta de maio foi uma alternativa ao WordPress: o Tilda. Foi um colega que me mostrou que fez o seu site sozinho e que adorou.

O Tilda Publishing é como se fosse um Wix: armazena o site e por 20€ por mês, permite-te criar um site com mais de 400 blocos, quantas landing pages quiseres e ainda templates pré-feitos de e-mail marketing que podes ligar à tua conta do Mailchimp. É de facto poderoso saber que um pequeno negócio pode ter vários serviços de Marketing num só sítio, em vez de ter várias plataformas a visitar.

Quando primeiro vi o Tilda fiquei intrigada porque sou fã do WordPress, ainda mais depois de aprender como mexer melhor no Gutenberg e explorar os plugins no ThemeForest. Além disso, os problemas com o cPanel sempre foram resolvidos com recurso à empresa de hosting e por isso dão-me extra confiança e segurança. Por instantes, ainda pensei mudar este pequeno site para o Tilda, já que ainda não tinha nenhum artigo publicado, mas ainda bem que refreei esse pensamento. Encontrei um bom template para mim e é este que vai ficar.

plataforma de udemy cursos online resumo do mês
Photo by Lewis Keegan – Skillscouter.com on Unsplash

Cursos Online

Para terminar o resumo do mês, não poderia deixar de falar em cursos online. Os cursos online são uma constante na minha vida. Este mês, consegui que o meu namorado começasse a fazer um gratuito e já gastou 13€ no Udemy no seu segundo curso online. Se eu o convenço, então posso convencer qualquer pessoa!

Este mês, fiz parte destes cursos:

Neil Patel – SEO Unlocked: Neil Patel é um reconhecido profissional na escrita de conteúdos otimizadas para SEO. Deve ter seguido as tendências da pandemia e assim lançou também o seu mini curso gratuito sobre SEO. É verdade que ainda não o acabei, pois o seu conteúdo é denso e tem muitos conselhos práticos que apenas podemos seguir com tempo. Contudo, para quem gosta do trabalho do Neil Patel, este é um bom ponto de partida.

Think Again I: How to Understand Arguments – Coursera: este curso do Coursera é gratuito até ao final do mês de junho. Considerando uma skill basilar no mundo profissional, este curso ajuda -nos a detectar argumentos. É fundamental para analisar o discurso que ouvimos e lemos todos os dias de forma a detectar manipulações de factos. O trabalho tem-me roubado tempo para fazer mais deste curso, tendo só feito a primeira semana. Contudo, o saldo é positivo e por isso fica aqui a recomendação.

CoSchedule Academy: cursos “Marketing Certification I” (incompleto), “SEO for Content Marketers” e “Write Better Headlines”: já conheço o CoSchedule há mais de 3 anos, pois este software de gestão de conteúdos e redes sociais foi utilizado no Erre Grande durante um par de meses. É a ferramenta interessante e que teve a sua evolução. Considerando o mundo de isolamento social, a CoSchedule Academy este aberta de forma gratuita para todos os utilizadores, o que me permitiu testar alguns dos seus cursos. De facto, não diferem muito de outras academias que outros softwares criaram.

O que mais gostei foi “Write Better Headlines”, pois geralmente não é um curso que se encontre noutras plataformas. Aprendi que devemos focar bastante tempo em ter um bom título, pois é aquilo que chama mais a atenção. E se chamares a atenção, alguém irá ler o teu artigo. Este pode ser um próximo passo para melhorar as minhas competências: encontrar um bom título para os meus conteúdos e testá-los da melhor forma possível.

Este foi o resumo do mês de maio de 2020, do que fiz e do que aprendi. Até ao próximo mês!