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Estas são as 4 razões para a tua empresa ter um blog

Entre anúncios, gestão de redes sociais e newsletter, a tua empresa precisa de um blog? Sim, e estas são as razões.

O aumento de interesse das empresas no digital foi meio que forçado, durante a pandemia. A transformação digital já estava a ocorrer, mas foi muito acelerada quando passamos todos a ter de consumir via digital.

Aumentaram as encomendas em e-commerce e também as queixas. Segundo o Portal da Queixa, as compras online geram uma média de 50 reclamações por dia no seu portal. Em 2020 houve mais de 2000 reclamações. Em apenas 4 meses, 2021 já conta com 5688 reclamações.

Assim cada vez mais empresas se preocupam com o seu marketing digital

O marketing digital é diferente do marketing tradicional. Continua a haver um marketing mix e uma atenção às necessidades do que o publico alvo, mas o utilizador mudou.

Este tem mais informação, pode escolher, tomar mais tempo a decidir. As empresas sentem dificuldades em convencer o utilizador a comprar ou a seguir a sua empresa.

É por isso relevante criar uma estratégia de marketing de conteúdo.

Em vez de cair na armadilha de tratar o utilizador como se fosse ignorante, devemos colocar do lado dele.

O marketing de conteúdo segue a estratégia de educar, informar e ir ao encontro das necessidades do cliente. Isto porque o que qualquer pessoa procura é conteúdo.

Conteúdo que ajude a resolver problemas, a esclarecer dúvidas, a dizer que procedimento seguir.

Assim as empresas devem-se focar em ter conteúdo útil para o leitor. Esses conteúdos podem ser vídeo, imagem, texto e nas redes sociais.

Mas criar um blog traz também imensas oportunidades.

Criar um blog traz muitas vantagens às empresas

É essa a million dollar questions: porquê criar um blog?

Parece ser mais fácil criar um post no Facebook, colocar uma oferta no LinkedIn. E já ninguém lê blogs pensas tu.

Contudo, ao pensarmos assim, perdemos uma excelente oportunidade de criar uma estratégia de marketing sólida, para longo prazo, em que estamos a semear conteúdo para resultados consistentemente.

Consegues imaginar ter um anúncio ativo todos os dias, durante dois anos? Já imaginaste os custos? E se tiveres um artigo de blog que consistentemente traz-te visitas e leads todos os meses? É essa a oportunidade que podes estar a perder. Estas são algumas razões para criar um blog para a tua empresa.

1 – Gerar tráfego para o site

Aparecer na primeira página do Google é um dos teus objetivos? Então começa já o teu blog.

As métricas de marketing começaram a ver vistas no Google Analytics. Quantas leads tivemos? Quantas visitas teve o site? Os anúncios do Facebook funcionaram?

Ter um blog é uma excelente forma de aumentar as visitas do site. Olhando para o monstro que é o Google, que tem milhões de pesquisas por segundo, todos os dias, há que aproveitar esse interesse das pessoas.

O blog disponibiliza essa informação. Quer seja sobre o teu produto, dicas, o historial da indústria, assim conhecem-te e clicam e visitam as tuas páginas.

O blog ajuda bastante a aumentar o tráfego orgânico. Este tráfego é gratuito e valorizado pelo Google dependendo do interesse que tem para o público-alvo. Aposta nele.

Ler mais: Estes são os 6 tipos de tráfego de site para monitorizar

2 – Ganhar confiança do consumidor

Porque queres ter visitas no teu site, é para vender? Claro que também é, mas primeiro precisas da confiança do consumidor.

Tal como o Gary Vaynerchuk diz, já não podes vender ao teu utilizador de forma agressiva. Ele não gosta, ele tem mais informação. Esse marketing intrusivo já não funciona. Tens de primeiro dar e depois pedir.

Quer seja nas redes sociais, tens de dar conteúdo, dar, dar, dar e depois “pedir” ao utilizador para subscrever ao canal, para comprar o livro ou os ténis, para o ir ver a um evento.

A estratégia de dar antes e depois receber é fundamental para ganhar a confiança do utilizador. O blog ajuda nisso.

Se antes de venderes os teus produtos de vestuários, deres sugestões de combinação, como limpar os sapatos ou lavar as roupas como deve de ser, vais ter a atenção de que gostarias e até criar relação de quem te segue. É uma forma de marketing menos intrusiva, mais empática!

pessoa a trabalhar no escritorio a escrever no blog da empresa

3 – Trabalhar a comunicação da marca

Um dos maiores desafios das empresas é manter a comunicação, quer seja nas redes sociais ou no seu site.

Quando há uma crise, a comunicação é uma das primeiras fatias a ser cortada. Não é tão valorizada como as vendas e, por isso, muitas marcas “desaparecem”.

A solução é manter a consistência dos conteúdos que se partilha. E um blog ajuda neste ponto.

Cada vez mais bloggers indicam que ainda recebem tráfego e contactos de artigos escritos há anos. Essa é a grande vantagem de um artigo de blog: é escrito hoje, mas pode continuar a ser visto meses e meses após ter sido escrito. Assim, ao começares o teu blog hoje, podes trabalhar desde logo a mensagem da tua marca.

E, caso fiques algum tempo sem publicar, se os artigos estiverem bem otimizados, podes continuar a ter um bom alcance. Claro que terás melhores resultados se estiveres consistentemente a publicar, mas o teu conteúdo vai também viver pela qualidade do mesmo.

É por isso que os artigos de blog podem sobreviver e ser vistos vezes e vezes ao longo de meses ou anos. Se é interessante e útil, e as pessoas acedem-no, vai continuar a ter relevância e o Google vai continuar a mostrar.

É uma ferramenta poderosa, pois assim as empresas caso tenha dificuldades podem sobreviver com a boa comunicação que já fizeram.

4 – Controlar os conteúdos

Por fim, ter um blog de empresa ajuda a ter controlo da comunicação e da informação.

É fácil criar conteúdos para as redes sociais. Basta criar uma conta gratuita e começar a colocar texto e imagens. As próprias plataformas também facilitam muito o preenchimento do perfil e a criação de anúncios com apenas alguns cliques.

Ler mais: Gestão de redes sociais: 7 passos para uma boa estratégia

Contudo, a qualquer momento, por uma simples ação, a plataforma pode cancelar a tua conta. E o teu trabalho de meses desaparece assim!

No teu blog, no teu site, tal já não acontece. És TU que tens o controlo dessa informação. Cuidas do teu site, manténs atualizado, otimizas o conteúdo as vezes que quiseres, faz backup. Não te vão cancelar a conta.

Logo, o blog permite a aprender obter tráfego e semear o seu trabalho como quiser. Caso adotes práticas de spam, o Google não te apresenta nos resultados e vais perder o alcance que desejas. E se fizeres tudo bem, estás a criar bases para resultados futuros.

Como vês, uma empresa tem várias vantagens em ter um blog. As desvantagens podem ser os custos e o investimento a fazer a longo prazo. Contudo, é importante teres uma estratégia de crescimento pois os primeiros anos de um negócio são cruciais. Começando com uma sólida estratégia de marketing é meio caminho andado para o sucesso – e um blog pode ser um excelente aliado nesse caminho.

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