Follow Us

Quando precisas de um conselho de Warren Buffett

Quando precisas de um conselho de Warren Buffett

O conselho de Warren Buffett pode-se ajudar na tua vida profissional. Sabe como neste artigo.

Ora é o homem mais rico do mundo, ora é o segundo, quando Bill Gates o ultrapassa. Mas o magnata investidor Warren Buffet dispensa apresentações.

Buffet é um bem sucedido investir, conhecido como o “Oráculo de Omaha”. É dono da Berkshire Hathaway, um grupo com mais de 60 empresas. Comprou a sua primeira ação da bolsa com 11 anos e em 2010 lançou a “Givign Pledge”, uma ação que pede ao multi-milionários para doarem metade da sua riqueza à filantropia.

Warren Buffett é um homem sábio e inteligente, pelo que o seu conselho deve ser ouvido

Para além de falar um pouco sobre investimentos, Buffett responde a várias perguntas sobre como ser bem sucedido. A sua ideia de sucesso não é ter muito dinheiro, mas sim fazer um trabalho bem feito. É bom fazer dinheiro, claro, mas ele sente mais vontade em utilizar os seus conhecimentos.

Numa entrevista na Career Contessa, Warren Buffett deu conselhos a mulheres profissionais para puderem vingar no mundo. Partilho aqui contigo os conselhos que ele deu.

1 – Comunicação

O primeiro conselho de Warren Buffett para mulheres é saber comunicar. “Se não se sabe comunicar, é como estar numa sala escura e piscar o olho a uma rapariga”. 

Todos vivemos em sociedade e necessitamos de cooperar uns com os outros. Quer seja no trabalho, em casa ou na vida em geral, comunicar é uma ferramenta importante. Por isso para entendermos o outro temos de saber comunicar as nossas emoções e desejos de forma a não desrespeitar o outro. Comunicar é viver em sociedade!

2 – Sucesso profissional

rapariga de olhos verde a sorrir
Photo by Laia Núñez on Unsplash

O segundo conselho de Warren Buffett tem a ver com o sucesso profissional.

Muitas mulheres vivem com vários estigmas no seu local de trabalho. Recebem menos, engravidam e trabalham menos horas, têm de tirar mais tempo para se dedicar ao cuidado da família. Estas atividades não deveriam ser apenas da mulher, mas, infelizmente, são estas que ficam a cargo com muita da gestão doméstica.

No emprego, muitas mulheres não chegam a cargos de liderança, porque não querem e por lhes é exigido ainda mais qualificações que a outros homens. Sofrem com comentários sexistas e ainda podem ser tratadas de forma condescendente, quando desvalorizam as suas ideias ou não são levadas a sério em reuniões.

Quando estás frustrada, Buffett diz para te lembrares de todos os teus sucessos. “O teu percurso e os teus resultados são teus. Ninguém os pode tirar de ti, nem mesmo no local de trabalho”.

Assim, lembra-te que o teu trabalho vai falar por ti, mais cedo ou mais tarde.

Ler mais: Pensar será a skill do futuro

3 – Não faças tudo

O terceiro conselho de Warren Buffett refere-se ao multitasking.

Como sentem que têm de provar o seu lugar no mundo do trabalho, as mulheres aceitam todo e qualquer desafio. Passam por várias funções e cargos para provar que conseguem fazer tudo e qualquer coisa.

Contudo, Buffet aconselha a focares-te apenas naquilo que és realmente boa e especializares-te nisso. Assim podes ser a melhor a fazer aquilo que fazes.

Ele é apoiante do conceito de “Círculo de Competência”, um método em que focas todos os teus esforços naquilo que te realmente apaixona. “Conhece os teus limites e os teus pontos fortes. Faz aquilo que sabes fazer e sê a melhor nisso”, diz ele.

No fundo, esta ideia é também aplicada aos investimentos. Tu consegues tomar melhores decisões quando operas num espaço que conheces e compreendes. Encontra o teu nicho.

4 – Integridade, Inteligência e energia

Nem tudo se resume a conhecimentos técnicos. Há também que ver as soft skills, aquilo que corresponde à personalidade da pessoa.

“Quando estou a recrutar alguém, procuro sempre três qualidades: integridade, inteligência e energia. Se não tens a primeira, as outras duas matam o teu negócio”.

A ênfase na integridade tem a ver por ser uma skill que não se pode aprender no trabalho ou aprender numa conferência. É algo próprio do indivíduo e das suas experiências.Assim, é muito importante saber quem é que a pessoa é para antecipar se será um profissional que irá remar nos momentos difíceis e apoiar os colegas todos os dias.

Assim, para jovens mulheres a iniciar carreira, para ter sucesso, devem-se focar em serem boas comunicadoras, trabalharem nos seus objectivos e celebrar as vitórias, focando nas suas paixões e tornando-se mestres num única área, para ao longo do tempo se tornarem grandes profissionais.