Site icon ERRE GRANDE

5 razões por que precisas de um profissional de comunicação

profissional de comunicação a ler um livro à secretária

O profissional de comunicação é igual ao de marketing? O que é que ele faz e porque é tão importante para a tua vida? Descobre este perfil profissional que merece ser falado.

Os profissionais de comunicação sofrem de pouco reconhecimento ao longo da sua carreira. Isto porque o ser humano é um animal social e achamos que qualquer pessoa sabe comunicar. O problema não é saber comunicar, é saber utilizar a comunicação de forma eficaz.

Todos sabemos usar palavras, maneirismos, tons de voz, imagens, sorrisos. Contudo, quando se utiliza a comunicação de forma profissional, precisamos de ter outra consciência que não nos vem naturalmente no dia-a-dia. A área profissional da comunicação é como qualquer outra: é preciso estudar e praticar para se ser um bom profissional.

Não basta ir para a escola ou ler umas coisas. A comunicação é algo que se pratica todos os dias, em diferentes sectores e áreas e até por vários cargos dentro das organizações. Torna-se ainda mais claro perceber o quão difícil é fazer uma boa comunicação em momentos de crise, de desinvestimento em presença, de fraco contacto com o cliente.

Ler mais: Marketing, Comunicação e Vendas: a trindade a saber distinguir

A comunicação é uma skill muito procurada e poucos a conseguem fazer de forma eficaz.

Por isso é que precisas de um profissional de comunicação para a tua empresa ou para a tua carreira.

Quando comunicamos, dificilmente pensamos no efeito que as nossas palavras têm e muito menos utilizamos esta ferramenta para fins comerciais ou de reputação de marca.

Um profissional de comunicação é alguém que tem conhecimentos teóricos e práticos que te permitem comunicar uma mensagem de forma eficaz ao longo do tempo. Assim, precisas de um profissional de comunicação para te ajudar por diversas razões:

1 – Primeiro, comunicar é definir um posicionamento

Entendo a comunicação como passar uma mensagem a um público-alvo específico. Assim, comunicar nunca é passar uma mensagem para todos e querer que as pessoas façam um miríade de coisas. A comunicação é uma escolha: falar para A é escolher não falar para B. Vender o produto X para a comunidade Y é não focar energias na comunidade Z.

Os profissionais de comunicação entendem que as mensagens podem estar bem construídas, mas chegar a um público alvo não interessado e por isso não produz os efeitos pretendidos.

Como tal, um profissional de comunicação entende o posicionamento de marca, a estratégia da mesma, as palavras, o tom e as ferramentas que está utilizar para comunicar. E sabe conscientemente que as suas ações de comunicação estão a escolher um posicionamento em detrimento de outro.

2 – Comunicar é contar uma história

Ir a uma entrevista de trabalho, pedir uma nova proposta ou negociar são atos de comunicação que, aparentemente, qualquer um pode fazer. Contudo, um profissional pode-te ajudar a contar uma história. Uma história não é só um princípio, um meio, e um fim. É um sentimento, uma aventura, uma moral no final.

Basta pensar nos famosos “elevator pitch”: se não consegues passar uma mensagem resumida, clara e que chame a atenção do outro, então tens de comunicar melhor.

Um profissional de comunicação tem noções de ritmo, tom, movimento e desenvolvimento que tu poderás não notar.

É como aquela pessoa que sabe contar histórias de forma magnífica que todos ficam presos à sua narrativa versus aquela pessoa que anda para frente e para trás na história porque esqueceu-se de contar pormenores. Quando se trata do teu negócio, certamente vais querer ter o primeiro do teu lado.

3 – Um profissional de comunicação sabe o poder da escrita

Esta questão é frequentemente levantada por content writers ou freelancers, pois sentem que alguns potenciais clientes não valorizam as suas competências de escrita. After all, apenas é escrever e todos nós sabemos fazer isso desde os 6 anos de idade, o quão difícil pode ser?

De facto, um profissional entende a palavra escrita, porque a utiliza todos os dias. Como pessoas e empresas, utilizamos as palavras na boca e também nas mãos, ainda mais num contexto digital. Assim, saber escrever é tão importante como saber falar. E se pensarmos nos discursos políticos, em Ted Talks ou em filmes, tudo começa no papel. Se está bem escrito, é meio caminho andado para a mensagem passar.

Ler mais: O que faz um Content Writer?

Por isso um profissional de comunicação pode-te ajudar muito a escrever melhor (sem as gralhas clássicas), a colocar as palavras certas no “sítio” certo, a utilizar um adjetivo mais forte e “certeiro” do que outro. Não, escrever bem não é algo que aprendemos na escola, é algo que vamos aprendendo de forma contínua e especializada.

4 – Um profissional entende a eficácia da mensagem

Este é um dos pontos fulcrais para pedir ajuda a um profissional. Ele ou ela entende a eficácia da mensagem.

Quer seja um departamento de marketing pequeno ou uma multinacional com diferentes áreas, a comunicação é feita para que seja recebida pelo público-alvo e, ainda melhor, mudar o seu comportamento para comprar determinado produto ou serviço.

Por isso, não basta apenas comunicar: é preciso comunicar para que a mensagem chegue ao outro lado e produza determinado efeito.

O ser humano já comunica, é certo, mas muitas vezes não pensa se está a ser eficaz (e geralmente, aumentamos o volume ou dizemos mais barbaridades a fim de sermos compreendidos, quando fazemos muito pior).

Os profissionais de comunicação não querem apenas criar uma mensagem. Querem que “aquela” mensagem seja comunicada de forma a que produza um efeito. Aqui podem entrar técnicas de persuasão e estratégias para criar familiaridade e empatia no outro. O profissional faz isto todos os dias e tem consciência de que o está a fazer com um objetivo em mente.

5 – Um profissional tem experiência

Este é o ponto mais importante de porque é que precisas de profissional de comunicação: porque ele tem experiência. Sabe o que resulta e o que resulta menos bem.

Conhece as maiores dores de clientes e fala para resolvê-los. Tem uma relação duradoura com os verbos, os adjectivos, os vídeos, o tom de voz, as pausas estratégicas, o copy eficaz, os trocadilhos inteligentes.

É fácil reconhecer um profissional de comunicação pela sua confiança, pelas suas críticas construtivas, pela seu amor à definição de estratégia que ilumina o caminho.

A experiência paga-se bem, pois é possível evitar erros clássicos, resolver problemas de forma eficiente e preparar o futuro.

Ter um profissional de comunicação é a melhor forma de as empresas terem uma presença digital assertiva, um marketing completo, uma comunicação clara e certeira para o seu cliente alvo (não esquecendo também a importância da comunicação interna).

Se as bases da comunicação forem alimentadas e quem praticar a comunicação tiver a consciência de um profissional, a marca irá viver e sobreviver muito mais tempo.

Por isso, não fiques com meias medidas, fala com um profissional de comunicação a sério se o teu negócio é a sério!

Exit mobile version