Follow Us

5 princípios básicos para ser um empreendedor

5 princípios básicos para ser um empreendedor

Para ser empreendedor, tens de ter uma ideia e um negócio. Conhece outros princípios que deves seguir para ter sucesso.

Desejas ter a tua independência financeira ou queres viajar o mundo sem pensar em escritórios, chefes e horários fixos. Fizeste o teu plano de negócios, estás a arrancar e sabes que se trabalharmos muito, o sucesso vai aparecer. Mas como continuar a manter o mesmo mindset e adquirirmos as skills necessárias?

Ser empreendedor não é fácil.

Começar um negócio não é uma tarefa fácil. A escada do sucesso mostra que o processo é cheio de desafios e imprevistos que te vão colocar em cheque todos os dias. Tal como estou a criar o meu próprio negócio, quero partilhar contigo 5 ideias principais que me fazem manter no caminho certo com a atitude certa.

Sempre que me sinto a falhar, recordo estes princípios que me ajudam a crescer no longo prazo:

1 – Prepara-te para o Sucesso

Zig Ziglar, mestre de desenvolvimento pessoal e liderança, diz que «o sucesso é quando a oportunidade encontra-se com a preparação».

Vamos ter várias oportunidades na vida, mas nem sempre vamos estar preparados para elas. Quando o teu negócio se depara com uma oportunidade para crescer, agarra-a! Escreve o teu plano de negócios com os teus objetivos e recursos necessários para estares preparado quando a oportunidade aparecer. Se não, perdeste-a!

2 – Esquece horários, o dia tem 24 horas

A maioria das pessoas começa um pequeno negócio ou um side hustle enquanto mantém o seu emprego normal. Tal é vantajoso, mas tira-te tempo para criar o negócio, daí ser fundamental a gestão do tempo.

No entanto, acho que as pessoas devem pensar o tempo de outra forma. Não deves pensar em dia ou noite, tarde ou cedo. Ser empreendedor é pensar que o dia tem 24 horas e que devem ser aproveitadas ao máximo.

Organiza uma lista de tarefas e completa cada tarefa quando poderes: na viagem para o trabalho, na hora de almoço, depois do trabalho ou até mesmo uma hora antes de normalmente acordares. Se começares a pensar em tempo e não em ciclos de dia, vais conseguir fazer mais em menos tempo.

ser empreendedor com cadernos e canetas com o nome girl boss gravado
Photo by Jealous Weekends on Unsplash

3 – Foca-te no Princípio 80/20

O Princípio de Pareto é bastante antigo e é actual ainda hoje.

Este princípio diz que 80% dos nossos resultados resulta de 20% dos nossos esforços

Quer dizer que trabalhar mais horas não quer dizer mais resultados. A Lei de Pareto sugere que identifiques as tarefas básicas que vão te trazer mais resultados no futuro e forcares-te só nesses processos. Ser empreendedor é saber esta lei de cor e aplicá-la no dia-a-dia. O que se quer é que cada acção traga o máximo de resultado, quer demore 10 minutos ou 2 horas a concretizar.

Quando aplicares esta lei no teu dia-a-dia, vamos aproveitar melhor o tempo e impulsionar o negócio mais rapidamente.

4 – Lembra-te: cash-flow

Quando falamos de negócio, há um princípio essencial que não podes ignorar: o dinheiro que ganhas e o dinheiro que gastas. Para criar uma plataforma, tive de investir em design e ferramentas, logo tive de considerar o investimento inicial que iria fazer e perceber o impacto que iria ter no meu orçamento mensal.

Ser empreendedor não quer dizer ser um Ás em finanças, mas é importante fazer as contas simples e determinar o cash-flow para a sobrevivência diária do teu negócio. Abre uma folha de Excel e calcula quanto dinheiro terás de colocar de parte todos os meses para fazer o teu negócio crescer. Assim, terás controlo das tuas despesas e corrigir problemas de liquidez no futuro.

5 – Reúne uma talentosa equipa

Por fim, ser empreendedor não quer dizer que vais trabalhar sozinho.

No início vais ser só tu, mas será apenas temporário. Quando começares a escalar o teu negócio, vais ter de delegar tarefas. Ninguém vai até ao topo sozinho, nem mesmo a Oprah. Rodeia-te de pessoas com o mesmo sentido de missão e escolhe softwares que te permitem gerir as tarefas em equipa. Ao delegares, tens mais tempo livre para te focares nos teus talentos.

Resumindo, ser empreendedor é construir um negócio, mas não basta começar. Há muitos desafios ao longo do caminho, pelo que deves manter o foco e procurar sempre resultados.

Para teres uma boa atitude, deves preparar-te para o sucesso. Organizaro teu tempo de forma a aproveitá-lo e foca-te nas tarefas que te vão dar mais resultados. Deves também analisar os teus custos e ganhos e trabalhar com uma equipa focada. Sempre que parecer que o mundo está a cair, lembra-te destes princípios de “ser empreendedor” e certamente vais encontrar o teu caminho!