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Porque é importante ter uma presença digital profissional?

mulher de fato a criar a sua presença digital profissional

Ter uma presença digital não é só para empresas. Tu também deves ter uma presença digital para construir a tua carreira. Descobre porquê e como fazê-lo.

É de loucos pensar em em 2000 não havia redes sociais. Nem Facebook, Instagram ou LinkeIn. O mercado de trabalho era regulado por CVs e cartas de apresentação por correio até e anúncios em jornais.

Anos depois, tudo está diferente. Existem anúncios online, vagas no LinkedIn e várias redes sociais para explorar os teus conhecimentos e chegar a um público. As empresas começaram a utilizar o marketing digital para comunicar com novos públicos e especialistas criam websites e plataformas para vender o seu conteúdo educativo.

Parece inevitável: quem não está na web, não existe e assim, também não vende. Por isso é que deves apostar numa presença digital.

O que é uma presença digital?

Falar de presença digital é falar de toda a informação e imagem que alguém pode encontrar sobre ti na Internet. É parecido a pegada digital e, de fato, estão relacionados.

A tua presença pode estar em redes sociais, conteúdos produzidos, vídeos entrevista ou webinares em que participaste.

Quando alguém pesquisar o teu nome ou as tuas ideias, ele vai-te encontrar. E se a tua presença digital for criada de forma estratégica, consegues chegar melhor a outros.

Porque é importante estar no digital?

A primeira razão é simples: o mundo é digital, por isso o digital está em todo o lado. O offline não desapareceu, mas existe uma nova camada que influenciou comportamentos e formas de estar em comunidade.

Passamos grande parte do dia a comunicar a divertir. Tudo pode ser feito através de um dispositivo móvel e por isso estar acessível pode trazer vantagens, para a tua carreira.

Pensando também na recente experiência de teletrabalho, o digital muda também a forma como trabalhamos, sozinhos ou em equipa.

Para a tua carreira profissional, com uma presença digital profissional e própria, deves criar a tua marca pessoal de especialista.

Pode ser na tua indústria, profissão ou até na tua maneira de viver ou relacionares-te com outros.

A tua presença pode também feita através de um website, blog ou portefólio. É importante tê-la porque consegues ter mais controlo sobre a tua carreira.

Há vários factores que podem ser fonte de satisfação, como a missão de um projecto, trabalhar com pessoas verdadeiramente inspiradores ou acrescentar valor à comunidade. Outra fonte de satisfação é teres controlo da tua carreira.

Olhando para o mercado de trabalho atual, ele é global e extremamente competitivo. Os empregos como os conhecíamos mudaram: ficar trinta anos numa empresa com segurança económica para muitos já não existe.

Assim, teres uma presença digital profissional ajuda-te a construir o teu caminho, estar menos dependente de fatores externos. Ele podem influenciar e certamente não podes gerir todas as circunstâncias. Mas a presença digital traz-te mais coisas.

Uma presença digital profissional dá-te posicionamento

Em marketing, o posicionamento é o lugar que uma marca ou pessoa ocupa na mente do público, e que se diferencia de outros. Por outras palavras, é a forma como os outros te veem. Se a maneira como te identificam não é do teu agrado, então deves trabalhar para ser visto como queres.

Por exemplo, se és um jornalista e queres ser visto como um content writer, então tens de trabalhar o teu posicionamento e desenvolver a tua presença profissional para ser reconhecido como tal. Vai-te ajudar a obter diferentes projetos, conhecer novas pessoas, ter um lugar numa empresa que gostarias e, quem sabe, teres sucesso nos teus objetivos.

Como criar uma presença digital profissional

Com as vantagens de teres um posicionamento e uma presença digital, segue então estes passos para trabalhares na mesma.

1 – Sabe quais são os teus pontos fortes

És um generalista ou um especialista? Este vídeo do Tim Ferriss explica-te como deves encontrar os teus pontos fortes e trabalhar a combinação de conhecimentos que tens.

Para além de escrever, sabes muito sobre determinada indústria? Anota esses pontos fortes e vê como juntar todos te dá um conhecimento e experiência únicos.

2 – Otimiza os teus perfis de redes sociais

Quantas redes sociais tens? O teu Facebook anda perdido? Vê todos os perfis de redes sociais que tens e coloca as definições em privado, para fins profissionais.

Atreve-te também a apagar algumas fotografias que não te sentes confortável a ter publicadas. A tua pegada digital pode não alterar (o histórico fica guardado), contudo tens mais ideia do que realmente tens publicável e visível publicamente.

Ler mais: O que publicar em cada rede social para promover o teu blog

3 – Revê o teu perfil de LinkedIn

Ao criar uma presença digital para fins profissionais, não te esqueças do LinkedIn. Em vez de ser “aquele site” que visitas uma vez por mês para limpar as notificações, vê como uma ferramenta para o teu posicionamento.

Atualiza o perfil, cria uma biografia, mete uma foto de perfil profissional, pensa nas conexões que gostarias de fazer. Podes tira muito partido para networking e, claro, para criar conteúdos.

Ler mais: 7 Passos Para Ter Um Bom Perfil no LinkedIn

4 – Cria um website ou um blog

Se queres ir mais longe e ter o teu espaço próprio online, cria um website e um blog.

Um website é o teu portefólio, um CV online melhor que comunica ideias muito específicas para um público-alvo escolhido. Deves também incluir um blog, pois não só ajuda-te a começar uma carreira em marketing digital, como é um add-on para qualquer carreira.

Um blog é um lugar em que vais partilhar os teus conhecimentos, experiências e desafios. É uma forma de que conhecerem muito melhor do que um CV ou uma carta de apresentação.

5 – Começa então a gerar conteúdo

Por fim, depois de teres a presença digital, vais construí-la todos os dias.

Utiliza os canais escolhidos e produz conteúdo: em áudio, texto, vídeo ou imagem. Tu é que escolhes.

O meu conselho é sempre criar um blog porque, apesar de o vídeo e o Youtube terem imenso sucesso, é um factor de desconforto para a maioria. Já escrever pode parecer difícil, mas, pelo menos, todos sabemos fazer e ajuda no começo.

Ler mais: Como escrever um artigo para blog em 10 passos

E para levares a tua estratégia de conteúdo para outro nível, porque não começar um desafio 30 dias para blog? É duro, mas com todos os passos que te dou é muito melhor.

Estes são alguns passos que deves dar para criar uma presença digital profissional que ajude a alavancar a tua carreira e o teu desenvolvimento pessoal. O melhor dia para começar é ontem, por isso mãos à obra!

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