Follow Us

Porquê ter um blog em 2020?

Porquê ter um blog em 2020?

Para que não restem dúvidas, ter um blog pode ser um sítio pessoal, mas também uma útil ferramenta de marketing.

Quando digo que tenho um blog, as pessoas geralmente respondem: que giro! Quando alguém me diz que gostava de criar um blog, fico contente e meio confusa ao mesmo tempo. Porque não “fazem ideia” do trabalho que dá ter um blog.

Para quem trabalha em Marketing digital, já deve ter ouvido isto várias vezes: o conteúdo é rei e qualquer empresa deveria ter um blog.

Contudo, se olharmos para o panorama português são poucas as empresas que têm um blog. Ou melhor, são poucas aquelas que utilizam um blog de forma consistente e no longo prazo para as suas estratégias de marketing digital. Muitas influenciadoras também começaram os seus conteúdos via blog e agora já migraram para as redes sociais. Há apenas algumas pessoas que mantêm um blog em 2020, porque dá trabalho e manter a longevidade é preciso mesmo gostar de escrever e dar o litro ao longo do tempo.

teclado de computador branco e óculos
Photo by Jess Bailey on Unsplash

O que é um blog?

Os blogs nasceram com a Internet. Basta pensar que uma página de um produto que lemos tem um código HTML muito básico e que vai ficando complexo com vários elementos. Sim, qualquer página da web já foi uma página em branco, tal como a página de um diário.

No princípio, os blogs eram espaços pessoais para partilhar conteúdos escritos de diversos temas. Não tinham qualquer propósito publicitário e era um exercício criativo. Quem gostasse de falar de carros, podia criar um blog e falar sobre o tema, os novos lançamentos, a segurança rodoviária e dicas de manutenção do veículo. Contudo, nada era pensado ou planeado como agora.

Atualmente considera-se um blog como instrumento na estratégia de marketing digital de uma empresa ou negócio. O blog é uma página na internet que tem diversos conteúdos em diferentes formatos (texto, áudio, vídeo, imagem). Quando fazemos várias páginas em branco, vamos ter uma biblioteca de artigos que alguém pode visitar e ficar a saber sobre vários temas.

No fundo, um blog é conteúdo gratuito que qualquer utilizador pode ler e ser informado, educado ou entretido com alguma informação. E isso relaciona-se directamente com o “porquê ter um blog”, bem como o marketing digital.

Os blogs e o marketing digital

Se primeiro os blogs eram um exercício de criatividade e liberdade, um pouco como um hobbie, em pleno 2020 os blogs são levados de forma séria.

Os blogs inserem-se na categoria de Marketing de Conteúdo. Esta pequena área do marketing tem como objetivo planear e produzir conteúdos que permitem promover ou vender determinados produtos ou serviços. Assim, quando falamos dos textos do website, estamos a falar de conteúdo. Quando falamos do copy que vai num post para o Facebook, estamos a falar de conteúdo. E quando queremos saber que texto precisamos de escrever para convencer alguém a utilizar o nosso produto, estamos a falar de conteúdo.

Por isso, o blog é sem dúvida um perfeito exemplo de conteúdo. Por ser uma página em branco, cabem ilimitadas combinações de conteúdo.

Além disso, o blog também está relacionado com o tráfego.

Pensando no marketing, o que queremos é impulsionar vendas. Quantas mais vendas, melhor. Assim, precisamos que cada vez mais pessoas conheçam o negócio para comprar. E onde estão as pessoas? Na internet, à procura de soluções para os seus problemas.

Ter conteúdo no blog permite-nos “coleccionar” palavras-chave que as pessoa estão à procura e que estejam relacionadas com o nosso negócio. Assim, o nosso conteúdo pode ser encontrado quando alguém pesquisa aquelas palavras. Mais tráfego no site é sinal de que conhecem o nosso negócio, estamos a ganhar reputação de marca e podemos ser preferidos em relação a outros serviços concorrentes.

Assim, ter um blog pode ajudar bastante no tráfego do portal.

mulher sentada em cima da cama a mexer no computador
Photo by Sincerely Media on Unsplash

O porquê de ter um blog em 2020?

Disse que ter um blog em 2020 é ótimo, para melhorar o tráfego de um website, produzir conteúdo de qualidade, converter visitas em leads e também permitir um reconhecimento de marca. Contudo, poucas empresas olham um blog como uma ferramenta séria no seu marketing digital. Porquê?

Acho que não há um factor único para responder a esta questão. Talvez seja a “fama” que os blogs têm quando estiveram ligados a marketing de influência, outros achem que os blogs morreram devido às redes sociais como o Instagram. Ou então percebem que fazer marketing de conteúdos não é fácil e que não basta escrever. E mesmo que todos saibamos escrever, nem todos temos as skills técnicas para escrever conteúdo que gere visitas e vendas num websites.

Se és daquelas pessoas que ainda não está convencida, partilho algumas razões de porquê ter um blog:

O poder da escrita continua atual

Talvez seja influenciada porque leio todos os dias o Medium, um portal dedicado a jornalistas e escritores. Contudo, basta pensar que o ser humano não consegue viver sem a linguagem ou até a língua. Precisamos de socializar e uma das formas de o fazermos é através da língua nativa ou estrangeira que aprendemos. E essa língua é feita de palavras que podem ser faladas ou escritas.

Na internet, não podemos manter uma conversa (ainda) pelo que maioritariamente procuramos conteúdo através da escrita. Ao escrevermos num blog, praticamos esse exercício da lingua. Escrever implica saber a língua, praticá-la e melhor, comunicá-la ao outro.

Quando falamos de blogs para empresas, estamos a falar de escrita para vendas. Assim sendo, o poder de um bom copywriting pode persuadir alguém a comprar, pelo que saber escrever é o princípio de saber vender.

Comunicar com o cliente

Todas as empresas devem ter um website, por mais simples que seja. É como se fosse o Cartão de Cidadão Digital: se tens um website, existes. Contudo, os websites podem parecer plataformas estáticas, sem grande atualização. Ter um blog é a possibilidade de comunicar com o cliente sobre produtos, serviços, mercado, tendências.

As redes sociais são boas ferramentas para criar comunidades, mas não privilegiam o long-format. Por exemplo, tens uma loja de produtos de jardinagem. E queres dar a dica ao cliente dos aspectos que ele deve ter em conta na escolha de um cortador de relva. Podes indicar os factores que deve ter em consideração num post no Facebook, mas se queres explicar algo mais técnico, onde podes fazer?

O blog é uma excelente forma de publicares esse conteúdo mais detalhado e poderes comunicar com o teu potencial cliente de forma regular. O aumento de visitas pode ser um sinal de que os clientes confiam na tua marca e podem vir a comprar mais de ti.

Criar uma comunidade de seguidores

Como deves perceber agora, tudo está interligado. Se criares vários artigos todos os meses, poderás ter mais visitas ao teu site. Mais visitas pode levar a teres mais seguidores e subscritores numa newsletter, que consequentemente irá divulgar os novos artigos do blog. Podes estar assim a criar uma comunidade de seguidores que consomem o teu conteúdo e podem ser potenciais clientes. E esses clientes podem recomendar os teus serviços a outras pessoas.

Se tiveres conteúdos atualizados no teu blog, estás a criar essa comunidade.

Aumenta a visibilidade

O blog é uma ferramenta que deve ser integrada numa estratégia de marketing digital completa. Se criares um blog, deves pensar na sua divulgação, para que os teus conteúdos cheguem a um público abrangente. Podes promover um artigo num blog através de newsletters, redes sociais ou até anúncios pagos.

Além disso, ter um artigo com um bom título e palavras-chave incorporadas no mesmo é o começo para ter mais visibilidade nos motores de busca do Google. Se alguém tiver um problema relacionado com o teu negócio e tu tens conteúdo que pode ser a resposta a esse problema, poderás ter mais visitas e aparecer nas primeiras pesquisas do Google, ganhando mais visibilidade para o teu negócio.

Fazer o que a concorrência ainda não percebeu

Este é um dos principais motivos de porquê ter um blog. Em Portugal cada vez mais de fala em conteúdo e SEO e no seu poder para gerar tráfego, leads e consequentemente vendas.

Contudo, existem milhares de empresas em Portugal e a grande maioria são micro e pequenas empresas que têm poucos recursos. Assim, investem em anúncios nas redes sociais e não tanto num blog, que pode parecer barato a princípio, mas que é um exercício que demora meses a trazer resultados. Assim, podemos dizer que existem poucos blogs ou empresas que tenham um blog atualizado, cuidado e como uma peça central na sua estratégia de marketing digital.

Assim, sendo há aqui uma oportunidade de fazer o que outros ainda não estão a fazer: começar um blog profissional hoje é ter a vantagem daqui a uns meses. E vai ser uma vantagem daqui a vários anos. Cada vez mais empresas que apostam nos conteúdos dão exemplos de como artigos publicados há mais de 2 anos continuam a ser boas fontes de tráfego orgânico não pago. O artigo foi escrito uma vez, publicado e passados dois anos continua a trazer visitas e a converter essas mesmas visitas. É assim uma ferramenta que não se deve descurar para quem quer ter um negócio a longo prazo, com um investimento no futuro e não tanto nos resultados rápidos.