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6 passos para pesquisar uma keyword para um artigo

6 passos para pesquisar uma keyword para um artigo

Como saber que palavra-chave utilizar num blog post? Neste artigo, sabe como pesquisar uma keyword e escrever melhores textos.

Nos últimos meses, estive a fazer um exercício de melhorar o SEO do blog, para que os artigos estivessem realmente bem feitos e para potencializar as pesquisas nos próximos meses. Foi uma experiência muito boa e trabalhosa, pois deu-me muito conhecimento sobre o meu próprio blog e o que gostaria de escrever daqui para a frente.

Uma das coisas que mais me foquei foi nas kewyord, ou melhor, a pesquisar uma keyword para cada artigo. Admito que também os cursos online que fiz durante a quarentena ajudaram-me a ter uma melhor ideia de como pesquisar uma keyword ou várias para os artigos. Como fiz o curso do Ahrefs e outro de SEO, estive sempre em contacto com a ideia: pesquisar uma keyword que seja boa para um artigo.

pesquisar uma keyword analytics no google
Photo by Edho Pratama on Unsplash

Como pesquisar uma keyword?

Ao pensar nesta pergunta, tenho de agradecer à Maria do MBi – Excelerate Your Business. Ela é profissional de Excel que ajuda empresas a ter dashboards profissionais e ultra funcionais. Estavamos a falar de artigos para blog e trocámos ideias de onde pesquisar uma keyword para cada artigo que ela desenvolveu. Assim, partilho as minhas dicas:

Passo 1 – Pensa na keyword

Geralmente a palavra-chave aparece-me quando penso num título ou num tema. Se há um tópico que quero falar, como SEO para blogs ou websites, penso numa long-tail keyword sobre o tema. Quanto maior for, mais específica é a mesma e por isso irás ter resultados mais relevantes no Google.

A escolha da keyword é extremamente importante. Pois pode tornar único o teu artigo e ter visitas interessantes para o teu blog. Se o teu blog estiver associado a um produto ou serviço, vai gerar uma melhor impressão no leitor e talvez ajudar-te a concluir uma venda.

Geralmente, penso no título ou tema ou tópicos que quero abordar e identifico qual é a expressão mais forte. Fazer um título apelativo é uma arte e é algo que ainda estou a treinar. O título tem de ser apelativo e quanto mais forte for, mais fácil é de identificar a keyword que procuras.

Passo 2 – Como escolher uma keyword?

Escolher uma keyword tem a ver com perceber qual é a keyword mais certa para determinado artigo. E isso envolve pesquisar uma keyword ou até mais, para comparares e perceberes qual é a melhor.

Por exemplo, tenho este artigo no blog com o título “Negociar É a Skill Mais Importante”. Este é daqueles artigos que eu quero alterar. Assim, tenho de olhar para o título e escolher a keyword. Tenho a keyword negociar. Mas tenho de perceber se esta é realmente a melhor palavra-chave para este artigo. Por isso tenho de analisar e pesquisar uma keyword que seja realmente boa. Por exemplo, será que “negociação” é melhor? As pessoas pesquisam mais por uma palavra ou por outra? Se houver muito poucas pesquisas de negociação, então não vale a pena mudar de keyword.

É este raciocínio que te pode ajudar a pesquisar uma keyword e a escolher aquela que melhor se adequa ao teu conteúdo. Assim surge a grande pergunta: como pesquisar uma keyword?

Passo 3 – Pesquisar uma keyword usando o Google Trends

Falando agora de passo-a-passo o primeiro conselho que dei à Maria foi pesquisar no Google Trends. E assim o fiz, como mostra a imagem abaixo:

pesquisar uma keyword no google trends negociar e negociação
Comparação entre negociar e negociação

Neste exemplo, tanto “negociar”como “negociação” têm uma média de pesquisas semelhante. Neste momento, o vermelho está acima do azul, pelo que negociação recebe 1 ponto.

Passo 4 – Pesquisar uma keyword na pesquisa do Google

Para perceber que resultados estás a ver, é melhor ires directamente ao Google e pesquisar por cada uma das keywords pensadas.

Eis o resultados:

Negociar: Cerca de 37 600 000 resultados e não apresenta pesquisas relacionadas

Negociação: Cerca de 32 800 000 resultados e com resultados relacionados (“Relação ganha-ganha”, “Mediação”, “Relação perde-perde”, “Estratégia win-win”).

Olhei para estes resultados e percebi que negociação ganhava um segundo ponto.

Primeiro, porque tem pesquisas relacionadas e aparece a frase “estratégia win-win”. De facto, se escreveres algo sobre negociação vais usar esta expressão. Assim, tenho duas keywords relacionadas para utilizar no texto, tornando o artigo mais forte. Pois o Google vai perceber que estamos a falar sobre este tema. Pois quando alguém pesquisar sobre negociação e quer saber como fazer uma proposta “win-win”, este artigo apresenta uma solução.

Além disso, nos resultados, também aparecem relacionados com aquilo que quero escrever:

pesquisar uma keyword resultados do Google ao pesquisar negociação
Resultados do Google ao pesquisar “negociação”

Tal diz-me que quem pesquisa por “negociação” está à procura de técnicas, competências, maneiras de negociar melhor. Assim, sei que se escrever um artigo sobre o tema, há leitores interessados. Uma boa conclusão ao pesquisar uma keyword de forma simples e prática!

Passo 6 – Usar o Uber Suggest para comparar as pesquisas feitas

Este é o último passo que recomendo para pesquisar uma keyword. É um passo um pouco mais técnico, mas tem informação muito interessante que te vai ajudar no curto e no longo prazo.

O Uber Suggest é uma ferramenta do Neil Patel, especialista em SEO. Fiz um dos seus cursos durante a quarentena e aprendi bastante, nomeadamente a mexer na sua ferramenta gratuita.

Ao entrar no painel, pesquisei de novo por “negociar”:

Pesquisa negociar para Portugal
Pesquisa negociar para Portugal


Pesquisa de negociar no Brasil
Pesquisa de negociar no Brasil

Nesta primeira abordagem, esta ferramenta mostra que não existem pesquisas suficientes em Portugal para a palavra “negociar”. É estranho, pois o Google Trends identifica algumas pesquisas (por isso é importante usares mais do que uma ferramenta para analisar dados). Depois pesquisei por “negociar” no Brasil, pois o meu blog tem algumas visitas do Brasil e quis perceber melhor os resultados. Para o Brasil, já existe um bom volume e é fácil fazer um artigo com esta keyword. Além disso, tem muitos backlinks associados, o que pode ajudar.

Posto isto, recolhi mais dados, desta vez para negociação:

Resultados de negociação para o Brasil
Resultados de negociação para o Brasil
Resultados para negociação em Portugal
Resultados para negociação em Portugal

Temos assim dados ainda mais interessantes.

Para o Brasil, “negociação” tem menos tráfego, menos dificuldade a “rankear” a página e o custo por clique é mais barato. Já em Portugal, notamos que existe pouco volume de procura, o custo por clique é baixo e cada artigo tem em média 5 backlinks para si. Há que perceber que é normal existir mais tráfego num país mais populoso, por isso temos de analisar o contexto. Assim, ao pesquisar uma keyword, tens de perceber o contexto.

Aquilo que tem de desempatar esta luta é uma parte muito engraçada desta ferramenta que é o “Keyword Ideas”. É neste campo que tu percebes quais os títulos e artigos mais procurados (e com mais cliques) para a keyword que pesquisamos.

Percebemos que a palavra “negociar” é mais usada no campo financeiro, ao negociar dívidas.

No Brasil, as keywords relacionadas com “negociar” são:

  • negociar santander
  • santander negociar dividas
  • negociar net
  • negociar dívida
  • negociar claro
  • negociar divida caixa
  • vivo negociar divida
  • riachuelo negociar divida
  • avon negociar divida

O mesmo ocorre em Portugal, quando se pesquisa “negociar”:

  • negociar spread
  • negociar bitcoin
  • negociar forex
  • negociar em bolsa
  • negociar dividas
  • como negociar
  • negociar ações
  • negociar divida cartao credito
  • como negociar um carro usado

Qual a conclusão? Quem pesquisa a palavra “negociar” quer uma resposta para saber como resolver um problema ligado à sua vida financeira. Mas eu não quero um artigo sobre isso! O intuito no meu artigo é partilhar “negociar” como uma técnica, uma skill importante para a carreira profissional de alguém. Assim, o título do artigo “Negociar É a Skill Mais Importante” não é de todo a melhor keyword! O que fazes agora? Ver se negociação é mesmo a palavra-chave que procuro.

O que aparece no Brasil quando se procura negociação?

  • negociação santander
  • negociação itau
  • negociação caixa
  • negociação divida
  • negociação dívida
  • caixa negociação

E em Portugal?

  • tecnicas de negociação
  • técnicas de negociação e vendas
  • processo de negociação
  • tipos de negociação
  • negociação coletiva
  • conflito e negociação
  • negociação forex
  • curso de negociação
  • conceito de negociação
  • estratégias de negociação
  • fases da negociação
  • definição de negociação
  • negociação de dividas
  • livros sobre negociação

Assim, vemos que “negociação” é a melhor palavra para utilizar neste artigo para um público em Portugal. Porque quem procura negociação, está à procura de técnicas, procedimentos, livros, informação sobre como negociar no contexto profissional. E esse é o objetivo do artigo. Ao fazer um artigo mais relacionado com negociação, mais pessoas poderão encontrá-lo e aumento as visitas do artigo e do site. Tudo isto porque quis procurar o que é que as pessoas procuram. Tudo isto porque quis pesquisar uma keyword e ver se era a melhor!

Conclusões

Este breve exercício de pesquisar uma keyword mostra-te como, por vezes, um artigo pode estar bem escrito e até estar otimizado para SEO (porque tem a palavra-chave nos sítios certos), mas não converte porque não está de acordo com aquilo que as pessoas procuram. Assim, sempre que estás a escrever um artigo para o blog, lembra-te disto: vê o que as pessoas procuram, o que elas precisam e os teus artigos vão ter melhores resultados no futuro.

PS – Outras ferramentas

Neste artigo utilizei três ferramentas para pesquisar uma kewyord (Google Trends, Pesquisas Relacionadas do Google e Uber Suggest). O Keyword Ideas do Uber Suggest é bastante completo porque dá-te ideias de títulos ou de artigos que possas desenvolver.

Para além do Google Trends, recomendo o Ask the Public para ter ideias de que perguntas podem os teus textos ter. O meu conselho é que utilizes as ferramentas para os teus objetivos e as explores antes de te compremeteres com uma ferramenta mais cara. Como vês, estas três já dão uma ajuda grande e com a prática, vais escrever ainda melhores artigos de SEO.