Como saber que palavra-chave utilizar num blog post? Neste artigo, sabe como pesquisar uma keyword e escrever melhores textos.
Nos últimos meses, estive a fazer um exercício de melhorar o SEO do blog, para que os artigos estivessem realmente bem feitos e para potencializar as pesquisas nos próximos meses. Foi uma experiência muito boa e trabalhosa, pois deu-me muito conhecimento sobre o meu próprio blog e o que gostaria de escrever daqui para a frente.
Uma das coisas que mais me foquei foi nas kewyord, ou melhor, a pesquisar uma keyword para cada artigo. Admito que também os cursos online que fiz durante a quarentena ajudaram-me a ter uma melhor ideia de como pesquisar uma keyword ou várias para os artigos. Como fiz o curso do Ahrefs e outro de SEO, estive sempre em contacto com a ideia: pesquisar uma keyword que seja boa para um artigo.
Como pesquisar uma keyword?
Ao pensar nesta pergunta, tenho de agradecer à Maria do MBi – Excelerate Your Business. Ela é profissional de Excel que ajuda empresas a ter dashboards profissionais e ultra funcionais. Estavamos a falar de artigos para blog e trocámos ideias de onde pesquisar uma keyword para cada artigo que ela desenvolveu. Assim, partilho as minhas dicas:
Passo 1 – Pensa na keyword
Geralmente a palavra-chave aparece-me quando penso num título ou num tema. Se há um tópico que quero falar, como SEO para blogs ou websites, penso numa long-tail keyword sobre o tema. Quanto maior for, mais específica é a mesma e por isso irás ter resultados mais relevantes no Google.
A escolha da keyword é extremamente importante. Pois pode tornar único o teu artigo e ter visitas interessantes para o teu blog. Se o teu blog estiver associado a um produto ou serviço, vai gerar uma melhor impressão no leitor e talvez ajudar-te a concluir uma venda.
Geralmente, penso no título ou tema ou tópicos que quero abordar e identifico qual é a expressão mais forte. Fazer um título apelativo é uma arte e é algo que ainda estou a treinar. O título tem de ser apelativo e quanto mais forte for, mais fácil é de identificar a keyword que procuras.
Passo 2 – Como escolher uma keyword?
Escolher uma keyword tem a ver com perceber qual é a keyword mais certa para determinado artigo. E isso envolve pesquisar uma keyword ou até mais, para comparares e perceberes qual é a melhor.
Por exemplo, tenho este artigo no blog com o título “Negociar É a Skill Mais Importante”. Este é daqueles artigos que eu quero alterar. Assim, tenho de olhar para o título e escolher a keyword. Tenho a keyword negociar. Mas tenho de perceber se esta é realmente a melhor palavra-chave para este artigo. Por isso tenho de analisar e pesquisar uma keyword que seja realmente boa. Por exemplo, será que “negociação” é melhor? As pessoas pesquisam mais por uma palavra ou por outra? Se houver muito poucas pesquisas de negociação, então não vale a pena mudar de keyword.
É este raciocínio que te pode ajudar a pesquisar uma keyword e a escolher aquela que melhor se adequa ao teu conteúdo. Assim surge a grande pergunta: como pesquisar uma keyword?
Passo 3 – Pesquisar uma keyword usando o Google Trends
Falando agora de passo-a-passo o primeiro conselho que dei à Maria foi pesquisar no Google Trends. E assim o fiz, como mostra a imagem abaixo:
Neste exemplo, tanto “negociar”como “negociação” têm uma média de pesquisas semelhante. Neste momento, o vermelho está acima do azul, pelo que negociação recebe 1 ponto.
Passo 4 – Pesquisar uma keyword na pesquisa do Google
Para perceber que resultados estás a ver, é melhor ires directamente ao Google e pesquisar por cada uma das keywords pensadas.
Eis o resultados:
Negociar: Cerca de 37 600 000 resultados e não apresenta pesquisas relacionadas
Negociação: Cerca de 32 800 000 resultados e com resultados relacionados (“Relação ganha-ganha”, “Mediação”, “Relação perde-perde”, “Estratégia win-win”).
Olhei para estes resultados e percebi que negociação ganhava um segundo ponto.
Primeiro, porque tem pesquisas relacionadas e aparece a frase “estratégia win-win”. De facto, se escreveres algo sobre negociação vais usar esta expressão. Assim, tenho duas keywords relacionadas para utilizar no texto, tornando o artigo mais forte. Pois o Google vai perceber que estamos a falar sobre este tema. Pois quando alguém pesquisar sobre negociação e quer saber como fazer uma proposta “win-win”, este artigo apresenta uma solução.
Além disso, nos resultados, também aparecem relacionados com aquilo que quero escrever:
Tal diz-me que quem pesquisa por “negociação” está à procura de técnicas, competências, maneiras de negociar melhor. Assim, sei que se escrever um artigo sobre o tema, há leitores interessados. Uma boa conclusão ao pesquisar uma keyword de forma simples e prática!
Passo 6 – Usar o Uber Suggest para comparar as pesquisas feitas
Este é o último passo que recomendo para pesquisar uma keyword. É um passo um pouco mais técnico, mas tem informação muito interessante que te vai ajudar no curto e no longo prazo.
O Uber Suggest é uma ferramenta do Neil Patel, especialista em SEO. Fiz um dos seus cursos durante a quarentena e aprendi bastante, nomeadamente a mexer na sua ferramenta gratuita.
Ao entrar no painel, pesquisei de novo por “negociar”:
Nesta primeira abordagem, esta ferramenta mostra que não existem pesquisas suficientes em Portugal para a palavra “negociar”. É estranho, pois o Google Trends identifica algumas pesquisas (por isso é importante usares mais do que uma ferramenta para analisar dados). Depois pesquisei por “negociar” no Brasil, pois o meu blog tem algumas visitas do Brasil e quis perceber melhor os resultados. Para o Brasil, já existe um bom volume e é fácil fazer um artigo com esta keyword. Além disso, tem muitos backlinks associados, o que pode ajudar.
Posto isto, recolhi mais dados, desta vez para negociação:
Temos assim dados ainda mais interessantes.
Para o Brasil, “negociação” tem menos tráfego, menos dificuldade a “rankear” a página e o custo por clique é mais barato. Já em Portugal, notamos que existe pouco volume de procura, o custo por clique é baixo e cada artigo tem em média 5 backlinks para si. Há que perceber que é normal existir mais tráfego num país mais populoso, por isso temos de analisar o contexto. Assim, ao pesquisar uma keyword, tens de perceber o contexto.
Aquilo que tem de desempatar esta luta é uma parte muito engraçada desta ferramenta que é o “Keyword Ideas”. É neste campo que tu percebes quais os títulos e artigos mais procurados (e com mais cliques) para a keyword que pesquisamos.
Percebemos que a palavra “negociar” é mais usada no campo financeiro, ao negociar dívidas.
No Brasil, as keywords relacionadas com “negociar” são:
- negociar santander
- santander negociar dividas
- negociar net
- negociar dívida
- negociar claro
- negociar divida caixa
- vivo negociar divida
- riachuelo negociar divida
- avon negociar divida
O mesmo ocorre em Portugal, quando se pesquisa “negociar”:
- negociar spread
- negociar bitcoin
- negociar forex
- negociar em bolsa
- negociar dividas
- como negociar
- negociar ações
- negociar divida cartao credito
- como negociar um carro usado
Qual a conclusão? Quem pesquisa a palavra “negociar” quer uma resposta para saber como resolver um problema ligado à sua vida financeira. Mas eu não quero um artigo sobre isso! O intuito no meu artigo é partilhar “negociar” como uma técnica, uma skill importante para a carreira profissional de alguém. Assim, o título do artigo “Negociar É a Skill Mais Importante” não é de todo a melhor keyword! O que fazes agora? Ver se negociação é mesmo a palavra-chave que procuro.
O que aparece no Brasil quando se procura negociação?
- negociação santander
- negociação itau
- negociação caixa
- negociação divida
- negociação dívida
- caixa negociação
E em Portugal?
- tecnicas de negociação
- técnicas de negociação e vendas
- processo de negociação
- tipos de negociação
- negociação coletiva
- conflito e negociação
- negociação forex
- curso de negociação
- conceito de negociação
- estratégias de negociação
- fases da negociação
- definição de negociação
- negociação de dividas
- livros sobre negociação
Assim, vemos que “negociação” é a melhor palavra para utilizar neste artigo para um público em Portugal. Porque quem procura negociação, está à procura de técnicas, procedimentos, livros, informação sobre como negociar no contexto profissional. E esse é o objetivo do artigo. Ao fazer um artigo mais relacionado com negociação, mais pessoas poderão encontrá-lo e aumento as visitas do artigo e do site. Tudo isto porque quis procurar o que é que as pessoas procuram. Tudo isto porque quis pesquisar uma keyword e ver se era a melhor!
Conclusões
Este breve exercício de pesquisar uma keyword mostra-te como, por vezes, um artigo pode estar bem escrito e até estar otimizado para SEO (porque tem a palavra-chave nos sítios certos), mas não converte porque não está de acordo com aquilo que as pessoas procuram. Assim, sempre que estás a escrever um artigo para o blog, lembra-te disto: vê o que as pessoas procuram, o que elas precisam e os teus artigos vão ter melhores resultados no futuro.
PS – Outras ferramentas
Neste artigo utilizei três ferramentas para pesquisar uma kewyord (Google Trends, Pesquisas Relacionadas do Google e Uber Suggest). O Keyword Ideas do Uber Suggest é bastante completo porque dá-te ideias de títulos ou de artigos que possas desenvolver.
Para além do Google Trends, recomendo o Ask the Public para ter ideias de que perguntas podem os teus textos ter. O meu conselho é que utilizes as ferramentas para os teus objetivos e as explores antes de te compremeteres com uma ferramenta mais cara. Como vês, estas três já dão uma ajuda grande e com a prática, vais escrever ainda melhores artigos de SEO.