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Estive 2 meses a melhorar o SEO do blog: algumas conclusões

Fiz o exercício: estive 2 meses a melhorar o SEO do blog. Partilho as conclusões e o passo a passo.

Depois de 4 anos de blog, em finais de fevereiro, coloquei uma nova meta: vou melhorar o SEO do blog.

Esta tarefa implicaria:

  • Não postar novos artigos;
  • Estar todos os dias a rever conteúdo;
  • Pesquisar, escolher e otimizar as palavras-chave em todos os artigos;
  • Deitar para o lixo o que não interessava.

E foi uma tarefa muito trabalhosa!

Porquê melhorar o SEO do blog?

Esta contenda começou quando parei um pouco para pensar nas visitas do blog e como estava o tráfego.

A minha métrica era simples: postar uma vez por semana. Considerando os números, mantive bem essa métrica durante mais de 3 anos.

Contudo, todos os dias abria o blog e via o gráfico do YOAST SEO a mostrar-me que mais de metade dos artigos escritos não eram bons em termos de SEO. Eu sabia que uma parte significativa tinha a ver com artigos antigos não escritos sobre esta ótica de ter mais tráfego. Assim tive de pensar: tenho de melhorar o SEO do blog.

Em vez de me preocupar em ter mais conteúdo, preocupa-me ter conteúdo de qualidade. E tal tinha de começar com uma inspecção a todo o conteúdo publicado nos últimos quatro anos.

Como melhorar o SEO do blog

O objetivo estava definido: não fazer novos artigos e rever todos os artigos que tenho publicados e torná-los mais SEO-friendly. A ideia seria começar 1 de março e terminar a 1 de abril.

Contudo, o desafio só foi “terminado” a 28 de abril, porque a quarentena do Coronavírus meteu-se pelo meio. De facto, estar em casa acelerou bastante a concretização desta tarefa, como também me fez desinstalar o Yoast SEO e repensar de novo no conteúdo que tinha.

Com as datas definidas, tinha de começar por algum lado. Olhei primeiro ter uma fotografia geral do que poderia esperar.

Dia 28 de fevereiro, este era o cenário no Yoast SEO:

melhorar o seo do blog dia 28 de fevereiro de 2020

Ao primeiro olhar, tinha de mexer em mais de 430 artigos. Podia então começar a por a estratégia em prática.

Passo 1 – colocar a palavra-chave “natural”

O primeiro passo era simples: olhar para os artigos sem palavra-chave e atribuir mais de 143 keywords.

Tinha de ser ágil e rápida. Assim, para melhorar o SEO do blog apenas vi os artigos que não tinham palavra chave escolhida. Decidi colocar a palavra chave que estava no título do artigo em questão e voltar a publicar.

Aqui aparece também uma ação: mandar artigos para o lixo. Esta ação ajudou bastante a descer os números. Ficaram pelo caminho alguns artigos pois não se enquadravam nas categorias definidas para o site.

Pode parecer estranho apagar os próprios artigos escritos. Como se estivesse a eliminar algum registo histórico. Mas este não é um blog do tipo diário, mas sim de conteúdo, pelo que se há conteúdo que não me satisfaz ou é melhorado ou é apagado. É uma decisão fácil e muito útil para melhorar o SEO do blog.

Passo 2 – do Razoável ao Bom

Quando tratei dos artigos sem palavra-chave, voltei a olhar para o gráfico e perceber qual o próximo passo. No dia 23 de março, o cenário era este:

melhorar o seo do blog dia 23 de março

Podia tirar vários conclusões de que não sabia sobre o meu blog:

  • Tinha 231 artigos publicados. Em 4 anos (208 semanas), dá a média habitual de um conteúdo por semana. Bom saber que mantive essa métrica ao longo do tempo.
  • 51% do conteúdo que tenho tem um SEO score: bom (verde).
  • Tenho metade do blog para trabalhar, com uma enorme fatia com conteúdo SEO “Razoável”.

Metade de um blog parece fácil, mas dá para ver que estamos a falar de mais de 110 artigos para rever um a um. Por isso, apenas um mês a fazer este desafio de melhorar o SEO do blog iria ser muito intenso e focado.

Passo 3 – eliminar conteúdos

Ao rever os mais de 100 artigos, nem todos fizeram parte da tarefa de melhorar o SEO do blog. Porquê? Porque havia artigos curtos, com menos de 300 palavras. Havia artigos que eram análises de notícias. Temas que já não se enquadravam no meu ponto de vista.

Quantos artigos mandei para o lixo? 44 artigos foram para o lixo, sobrando pouco mais de 50 para rever.

Nesta revisão para melhorar o SEO do blog, comecei pelos 4 artigos que estavam a vermelho. É mais fácil passar de vermelho para laranja do que laranja para verde, uma vez que estar a vermelho pode ser não ter uma boa keyword ou não utilizá-la o número mínimo de vezes.

No final do mês de março, revi cerca de 36 artigos, em que fiz diversos melhoramentos:

  • Revisão total do princípio ao fim
  • Transformação para blocos do Gutenberg
  • Recategorização
  • Legibilidade no SEO

Uns artigos demoraram mais do que outros e a minha motivação ia oscilando. Houve dias em que trabalhei muito e fiquei orgulhosa. Outros dias fazia apenas um ou dois porque não estava totalmente focada.

Sem dúvida que uma das conclusões tiradas é que trabalhar focada numa tarefa permite dar um salto enorme no conhecimento e a curva de aprendizagem é menor.

De facto, Darren Hardy falou sobre o The Compound Effect, um livro que explica o princípio que mini decisões todos os dias trazem resultados gigantes. Foi o que aconteceu nesta tarefa. Pouco, mas todos os dias fez-me saber muito mais de SEO. E mostrou-me que fazer multitasking não é trabalhar bem.

Passo 4 – Tornar os conteúdos em melhores conteúdos

Um pouco antes do começo do mês de abril, tinha chegado ao cenário abaixo:

melhorar o seo do blog yoast resultados em abril

Estava definido o desafio seguinte: passar 108 artigos laranjas para artigos verde.

No dia 7 de abril, umas semanas depois, o cenário era mais positivo. Só tinha 57 artigos laranjas. Os restantes passaram a verde ou foram apagados porque não serviam a nova estratégia de ter excelente conteúdo.

No último dia que utilizei o Yoast SEO, tinha editado mais de 30 artigos. Assim, pelas contas, teria menos de 20 artigos laranjas.

O desafio de melhorar o SEO do blog terminou 9 semanas depois. Estas são algumas conclusões.

Esta foi sem dúvida uma primeira experiência para praticar SEO e para melhorar os meus conhecimentos. Pratiquei a minha escrita, o espírito crítico e percebi o trabalho de pesquisa que envolve escolher uma palavra- chave boa.

Rever o aspecto

Um dos pontos que tive de fazer para melhorar o SEO do blog foi melhorar os aspetos dos artigos.

Aquando a atualização para o Gutenberg e a nova experiência de edição de blocos do WordPress, alguns textos antigos ficaram desformatados. Assim, para além de rever as keywords e o SEO, tive de reajustar parágrafos. Tal permitiu-se mexer nos artigos e melhorar a sua estrutura.

Também inseri mais imagens nos artigos, para facilitar a leitura e torná-la mais dinâmica.

Ter novas ideias para conteúdo

Esta é sem dúvida uma das grandes vantagens de ter feito este exercício com vista a melhorar o SEO do blog.

Agora tenho uma maior noção de todo o conteúdo que tenho no blog, quais os temas mais bem trabalhados e quais os assuntos e as palavras-chave que ainda posso trabalhar.

Deu-me muito mais ideias para escrever e criar tópicos e artigos que se podem relacionar uns com os outros. Se não fosse este desafio, não melhorava nem o SEO, nem o blogue como uma experiência no seu todo.

melhorar seo do blog teclado branco
Photo by Amy Hirschi on Unsplash

Fazer conteúdo novo pode ser reotimizar conteúdo

Recentemente fiz o curso Blogging for Business da Ahrefs, uma empresa especialista em software para SEO.

Nesse mesmo curso de 10 vídeos, um dos conselhos que eles davam para melhorar o SEO era reotimizar conteúdo antigo.

Ao contrário de outros portais populares, na Ahrefs, eles apenas escrevem um artigo por mês, mas é um artigo longo, bem estruturado e que é fortemente indicado como referência noutros portais. Foi a pensar na qualidade e não na quantidade que se tornaram numa referência para todos os profissionais e especialistas de SEO.

Para terem apenas um conteúdo por mês, não precisavam de ter sempre novas ideias. Podiam ver artigos que tinham mais de dois anos e atualizá-los, colocando novas informações para leitores desejosos de saber mais.

Ao melhorar o SEO do blog, fiz exactamente isso. Melhorei artigos curtos de 300 palavras e investi tempo em melhorá-los, dando melhor e mais informação a leitores.

Um exemplo desse tipo de artigos é o As soft skills são mais importantes?. Tornou-se mais relevante, com mais informação e, claro, com uma melhor otimização da keyword “soft skills”.

Podes apagar conteúdo

Pode parecer estranho querer apagar conteúdo que até pode estar bem escrito e ser pertinente. Mas para melhorar o SEO do blog, tive de apagar conteúdo que não estava enquadrado com a mensagem e as categorias do Erre Grande.

Quando abria um artigo pensava: este assunto interessa-me? Vale a pena investir o meu tempo a rever este artigo? É de lembrar que há artigos que foram escritos em 2016 por uma pessoa mais nova e com muito pouca experiência de vida e ainda menos de SEO.

Assim, uma das formas de melhorar o SEO do blog foi apagar conteúdo que não ia acrescentar valor. Ajudou-me também a definir melhor os temas que quero trabalhar no futuro e para tornar o blog mais coeso e não estar a falar de muitos assuntos.

Ganhei um novo gosto em long-tail keywords

Estive a rever os vários artigos do blog e poderia chegar a uma conclusão. Todos os artigos iriam ter luz verde no Yoast SEO desde que tivessem palavras como “Millennials”, “desenvolvimento pessoal” e “motivação”.

Estas são keywords que eu poderia trabalhar. No entanto, não são específicas, não traduzem o real conteúdo que cada artigo único tem.

As palavras-chave que utilizas nos teus artigos para SEO devem ser mais do que duas palavras ou que a categoria em que se inserem. Assim, procurei trabalhar o músculo das “long-tail keywords”. Olhava para o título e pensava o que poderia ser uma palavra-chave procurada, interessante e que se distinguisse das demais.

Assim, alguns artigos foram para além do óbvio, como os dois exemplos abaixo.

Exemplo 1

Título: “sobre os jovens desempregados”

Novo título: Reflexão sobre os jovens estudantes desempregados de asas cortadas

Keyword: jovens estudantes desempregados

Exemplo 2

Título: Como comunicar em tempos de crise, segundo a Ogilvy

Keyword: comunicar

Nova keyword: comunicar em tempos de crise

Qual é o próximo desafio?

De facto, pode-se dizer que não terminei de todo o desafio de melhorar o SEO do blog. O problema é que mudei de ferramenta, do Yoast SEO para o Rank Math. E esta nova ferramenta diz-me que há 47 artigos que devem ser otimizados!

Como podes ver, para ser profissional de SEO ou para ter um blog, temos de constantemente melhorar o conteúdo e ver o que as pessoas pesquisam para lhes dar informação relevante sobre os temas que procuram.

Para além de melhorar o SEO do blog, o próximo desafio vai ser rever as categorias do blog. Elas têm de ser revistas devido aos novos conteúdos otimizados e também com a estratégias que lhes quero dar.

Concluíndo, para melhorar o SEO do blog há ainda muito trabalho para fazer. E esse trabalho só me vai ajudar a evoluir nas minhas competências e também às visualizações do blog (algo que já começo a notar).

Se também queres melhorar o SEO do teu blog, fica esta experiência para te mostrar os benefícios.