ERRE GRANDE

Este é mesmo o melhor curso de escrita de sempre

Alerta, escritores. Este é mesmo o melhor curso de escrita, para qualquer escrita não ficção (e mesmo assim pode ajudar). Review deste curso neste artigo.

Já foi há algum tempo que pensei qual seria o melhor curso para a aprender a escrever. De facto, tal depende do que pretendes, qual o teu nível de conhecimento e o que realmente queres escrever.

De facto, o melhor curso para alguém pode não ser o melhor curso para outros. Ao falarmos em cursos de marketing digital, por exemplo, os cursos partilham conteúdos, mas depende da forma como o formador os explora ou como estão organizados. No fundo, é preciso também experimentar para perceber o que nos parece melhor.

Mas quero dizer que encontrei mesmo o melhor curso de escrita

Quer estejas a escrever ficção, não ficção, copywriting para redes sociais, conteúdos de SEO para blog ou outros, este é o curso que precisas. Este é um curso para qualquer profissional, até mesmo para quem não escreve. Mesmo para escrever um simples e-mail este curso é um bom investimento, para a vida.

Eis: “Writing With Flair: How To Become An Exceptional Writer”, no Udemy.

O que é este curso?

O curso conta com mais de 100 mil alunos, 13 mil classificações e é dos mais vendidos nesta plataforma. O preço é convidativo, desde que apanhes uma promoção nesta plataforma.

O formador é Shani Raja (ver site oficial), um ex-editor do The Wall Street Journal, tendo escrito para publicações como Bloomberg News e The Economist. Sendo jornalista, podes aferir que ele tem especialmente cuidado com a escrita e não papa erros ortográficos ou histórias pouco interessantes.

Assim, neste curso, ele releva quais são os quatro ingredientes necessários para seres um escritor de elite: simplicidade, claridade, elegância e “evocatividade”, apelar ao outro. Ao aplicares estes quatro princípios, poderás ter uma melhor escrita.

Porque é o melhor curso de escrita de sempre?

Arrisco a atribuir este prémio porque depois de vários cursos online, acredito que este tem muito boas características.

O conteúdo é longo, por isso o custo dilui-se em várias lições. São mais de cinco horas a acompanhar Raja e a sua voz e as suas ideias. Vai demorar alguns dias a estudar o curso, mas é bom porque podes sempre revisitar os vários capítulos.

Outra mais valia são os exercícios. Há cada vez mais cursos online que falam apenas na teoria e mostram pouco na prática. Raja fala muito, mas ilustra as suas ideias. Há vídeos exclusivos para exercícios o que te ajuda a praticar. As dicas também mostram como é fácil substituir uma palavra por outra e conseguir ter um efeito maior com a tua escrita.

A seção de bónus é também muito importante! Em dois vídeos longos superiores a 30 minutos, o formador mostra a sua arte de editar. Os vídeos “Watch Me Edit!” e “9-STEP Fast editing System” podiam ser um curso à parte e já valeria a pena pagar pelos mesmos.

Por fim, o preço promocional é bastante convidativo, para teres um conteúdo com cinco horas e um formador com experiência e relevância.

Porque é útil este curso?

Ser o melhor curso de escrita pode ser um prémio que apenas interesse a quem trabalhe nas áreas de comunicação ou marketing digital, copywriters, content writers. Contudo, acredito que seja um curso para qualquer pessoa.

Considero este curso totalmente útil porque ajuda-te a trabalhar um mindset de escritor de elite. Mesmo que seja em inglês, consegues perceber porque é que se usa esta ou outra estrutura, como despertar sentimentos no leitor, porque é que cometemos erros em complicar a linguagem e como torná-la mais simples é a melhor maneira de ter uma escrita eficaz.

É o melhor curso de escrita porque aborda a escrita antes de ela acontecer. Ou seja, antes de pensar em SEO ou copywriting, acho que é importante entender a comunicação e a escrita em si. O que este curso ajuda é centrar na pessoa no outro e a ter um conteúdo direcionado para uma escrita irrepreensível. Raja não deixa que sejas preguiçoso, ele quer mesmo que tenhas consciência do poder das palavras e que as uses com o seu propósito.

E isto para mim é o centro da comunicação: ser eficaz, limpo, claro, conciso, simples, emocional, memorável para chegar ao outro.

Assim, este é o melhor curso de escrita porque se adequa a qualquer contexto. É bastante acessível e o formador trata a comunicação na sua base e não se aproveita de “fórmulas mágicas”. Vais aprender a entende o poder das palavras e a perceber que cada vez que comunicas de forma preguiçosa, estás a fazer um desserviço ao outro e a ti mesmo.

Espero mesmo que penses como este curso te pode ajudar a escrever os teus conteúdos. E, se és profissional da escrita, estás a perder tempo em não o fazer! Bons estudos.

Sharing is caring!

Exit mobile version