mulher a trabalhar no computador a sua estrategia de marketing de conteudo
Marketing Digital

Marketing de Conteúdo: o que é?

Para ganhares mais visitas e até clientes, o teu projecto deve ter uma estratégia de marketing. No mundo online, o Marketing de Conteúdo é a estratégia a seguir. Sabe porquê.

Oferecer valor não chega. Se ninguém conhecer aquilo que você tem para oferecer, é irrelevante o valor que cria, por maior que seja.

Josh Kaufman

Quando tens um site, blog ou projecto, deves pensar de que forma podes acrescentar valor à alguém. Contudo, se não te colocares à frente as pessoas, como elas podem saber o que tens para oferecer?

É nesta área que trabalha o marketing tradicional, tentar colocar um produto ou serviço à frente de potenciais clientes, ajudando depois a concretizar vendas. Contudo, com o mundo online, notou-se que as estratégias de marketing não chegavam. Estavam a custar muito e a revelarem-se ineficientes.

No mundo online, o utilizador tem mais informação, mais poder de escolha. E por isso utilizar a simples artes da persuasáo não chegava.

É aqui que entra o marketing de conteúdo, uma abordagem que permite blogs e site teres visitas ao longo do ano, uma comunidade dedicada e, consequentemente, vendas que tornam determinado negócio sustentável ao longo do tempo.

Table Of Contents

O que é o Marketing de Conteúdo

Segundo o Content Marketing Institute, o Marketing de Conteúdo é a “abordagem estratégica de marketing focada em criar e distribuir conteúdo relevante de forma consistente para atrair e reter uma audiência – e também levar o cliente a agir de forma a trazer lucro para a empresa”.

Esta definição de marketing está menos focada nas vendas e mais em educar, informar ou esclarecer o utilizador nas dúvidas que ele tenha.

De facto, o marketing de conteúdo é uma forma de seguir a Estratégia Add Value First, em que primeiro damos valor ao cliente, em vez de começar logo a vender.

O foco está mesmo no valor acrescentado. Ou seja, toda e qualquer peça de conteúdo, quer seja em imagem, texto ou vídeo, deve chegar à audiência de forma que apareça natural. Em vez de usar grandes aparatos e frases como “grátis”, “redução imediata”, “vai acontecer já”, “não deixe escapar”, “é fantástico”, o marketing de conteúdo prefere criar uma narrativa.

Através deste storytelling, o conteúdo parece ser mais feito à medida do utilizador, mais autêntico. E tal passa confiança e faz com que criem relação com um produto ou serviço. É muitas vezes utilizado para criar mais reconhecimento de marca, interações e fidelidade da audiência.

Qual o objectivo do marketing de conteúdo?

Como a ideia principal é chegar ao utilizador de forma mais natural, utiliza-se esta estratégia para:

  • Educar potenciais leads para os produtos ou serviços que tens a oferecer;
  • Aumentar brand awareness;
  • Nutrir a comunidade que os clientes têm com a marca;
  • Criar relações entre clientes e o negócio como um todo;
  • Aumentar o número de conversões.

Estes são alguns dos seus objectivos e cada marca deve adaptar os mesmos aos seus objectivos de negócio.

O marketing de conteúdo é especialmente útil quando se trata de ter conteúdo que guie o utilizador por uma jornada de cliente. Pensando nas quatro fases de um processo de venda, o conteúdo pode ajudar os clientes a conhecerem o teu produto, compará-lo com outros e tomar decisão.

Quando se trata de um blog, também é bom utilizares esta estratégia pois estás a criar conteúdo relevante para a audiência. Vais ser reconhecido como uma referência em determinado tópico e podes ter uma verdadeira comunidade a falar sobre os mesmos temas, porque o teu blog incentivou a isso.

Quais os tipos de marketing de conteúdo?

Existem vários tipos de marketing de conteúdo, tais como marketing de conteúdo para redes sociais, infografias, podcasts, vídeos e até anúncios pagos. Em cada um destes formatos, deves aplicar uma estratégia de entregar valor para educar o teu cliente sobre o teu produto.

Os blogs também são um tipo de marketing conteúdo. Porquê? Através dos teus blog posts, consegues trabalhar muito bem o tópico em que és especialista. Ao escrever sobre estes tópicos consegues ganhar uma audiência, criar relações e crescer e promover o conteúdo que aparece nos motores de busca. É mesmo um recreio para estabelecer directo contacto com uma audiência e, mais tarde, fidelizar nas tuas ofertas.

Ler mais: Como escrever um artigo para blog em 10 passos

duas pessoas a conversar sobre a estrategia de marketing de conteudo

Marketing de Conteúdo para blogs: que competências devo ter?

Já percebeste que ter um blog é uma forma de criar uma audiência e mostrar que és especialista num determinado tópico. Antes de criar um blog, deves saber quem é a tua audiência, definir o nicho que vais trabalhar, bem como preparar alguns temas para arrancar o teu blog.

Para além disso, estas são as competências que vais praticar ao longo do tempo:

Escrever

Esta é fácil de perceber. Um blog não é um conteúdo áudio como um podcast ou um canal de YouTube. Sim, vais ter mesmo de escrever. Mesmo que no início pareça que estás a escrever mal, é com a prática que melhoras a tua comunicação – e também a tornas mais autêntica. Ninguém gosta de ler um blog que parece escrito por um robô não é?

Por isso, vais escrever e escrever muito e essa é a única forma de crescer e também ganhar uma audiência, que vai gostar do teu conteúdo porque estás a ser útil. Para melhor os teus textos em segundos, segue estas dicas de escrita.

SEO para blogs

O SEO (Search Engine Optimization) é o processo de optimizar o teu conteúdo para que seja visível nas páginas de resultados dos motores de busca. O objectivo destas ferramentas é mostrar a informação mais relevante ao utilizador que está a pesquisar algo, quer seja uma questão ou uma palavra.

Desta forma, podes combinar os teus artigos e colocar algumas coisas para que o motores de busca encontre e mostre o teu conteúdo.

Para que o teu conteúdo entregue valor a quem o procura, deves aplicar técnicas de SEO para blogs. Assim, os teus textos são encontrados pelos motores de busca e mostrados a utilizadores que têm uma questão e podes ser tu a pessoa a responder.

Copywriting

Há diferenças entre content writing e copywriting. No entanto, precisas dos dois no teu blog.

Se o content marketing ajuda-te a acrescentar valor ao teu conteúdo, as técnicas de copywriting ajudam-te a escrever títulos apelativos, informativos e cativantes, para teres mais visitas.

Além disso, outras técnicas de copywriting podem-te ajudar a escrever melhor uma narrativa que orienta os teus utilizadores para descobrirem ainda mais conteúdo no teu blog e fidelizarem-se na tua marca.

Estas são as noções básicas que precisas de saber sobre marketing de conteúdo para o teu blog ou projecto online. Começa a aprender sobre estas técnicas para que todo o teu conteúdo, quer seja texto, áudio ou vídeo, possa chegar à audiência certa e acrescente valor, consistentemente.

Sharing is caring!