pessoa a ler livros de marketing à secretaria
Marketing Digital

7 livros de marketing para profissionais

Queres ler mais sobre marketing e gestão? Faz a tua lista de livros de marketing para leres nos próximos meses.

O marketing digital está em constante mudança. Por isso, as competências de marketing têm de ser estudadas e aprofundadas ao longo do tempo.

Uma das formas mais simples de aprender é ler livros. Por aqui, adoro ler livros de gestão e desenvolvimento pessoal. Várias leituras colocaram-me em contacto com diversas mensagens poderosas na minha vida.

Assim, se queres fazer uma carreira em marketing digital, não deves descurar as leituras. Estes são alguns volumes que aconselho a teres na prateleira.

Lê as reviews dos livros que tenho lido nos últimos meses.

1 – Marketing Digital para Empresas

Comprar aqui

O primeiro dos livros de marketing é um esforço totalmente português. 6 autores reputados na área escreveram um volume sobre marketing para empresas.

Cada profissional fala de um tema. Vais aprender sobre SEO, plataformas web, Análise de Dados, Social Media e automação de marketing. É um guia prático e fácil de seguir.

livros de marketing marketing digital para empresas
créditos da imagem: wook.pt

2 – Isto é Marketing

Comprar aqui

Seth Godin dispensa apresentações. E este seu livro também é dos mais famoso dentre os profissionais de marketing.

Godin é um dos profissionais mais reputados porque tem uma visão clara do que é o marketing: uma forma de os negócios serem autênticos e impactarem as pessoas de forma positiva. Ao seguires os ensinamentos deste livro, vais entender como marketing cria um mundo melhor e ajuda as pessoas a alcançarem os seus objetivos.

É mesmo através da generosidade, e não de truques, que as empresas conseguem fazer o seu melhor marketing junto dos consumidores.

3 – Marketing Digital de A a Z

Comprar aqui

Para quem está mesmo a começar, o Vasco Marques ajuda a simplificar todos os conceitos, práticas e termos do Marketing Digital.

Quer seja um gestor, empresário ou para quem está a pensar mudar de carreira, este livro de marketing tem tudo o que é essencial. Esta é uma versão revista e aumentada, abrangendo redes sociais, blogs, estratégia, anúncios, tudo. Ter tudo explicado num só livro é obra!

4 – Marketing Digital & E-Commerce

Comprar aqui

Se trabalhas com marketing digital e e-commerce, este é o livro de marketing que te vai ajudar a perceber o comportamento do consumidor on-line, as ferramentas de comunicação digital e como desenvolver projetos de e-commerce com sucesso.

O melhor? É que este livro tem três volumes. O primeiro volume é geral, o segundo é dedicado a gestão de conteúdos e o terceiro é sobre web analytics e redes sociais. São três livros ótimos tanto para iniciantes como para profissionais. Vai ser uma leitura extensa, mas com imenso conteúdo prático para aplicar.

5 – Marketing Estratégico – HBR – 10 artigos essenciais

Comprar aqui

Sou fã da Harvard Business Review e dos seus livros de “10 artigos essenciais”. Mesmo com artigos escritos nos anos 1990, continuam bastante atuais (por exemplo, li um sobre gestão de pessoas que é incrível!)

Por isso, recomendo qualquer volume desta coleção e por isso é que este livro de marketing está nesta lista. O marketing estratégico é essencial para o marketing digital, pois é preciso perceber os produtos e o negócio da empresa.

Ter essa visão geral permite-te ter melhores serviços para o cliente e fazer marketing de produto realmente direcionada às necessidades das pessoas. Por isso, recomendo este livro para quem trabalha em funções de estratégia ou para quem dar um salto na sua carreira de marketing para papéis de liderança.

6 – Marketing Digital na Prática

Comprar aqui

Na capa deste livro de marketing pode-se ler: “Como criar do zero uma estratégia de marketing digital para promover negócios ou produtos”. E é exatamente o que livro de Paulo Faustino promete – conteúdos práticos para ter resultados no dia-a-dia.

Um dos profissionais de marketing digital mais conhecidos em Portugal, dá formações e tem uma Academia própria em que ajuda negócios a aumentar as suas vendas com uma estratégia de marketing eficaz.

Este livro vai-te ajudar a melhorar a literacia digital, a entenderes o ecossistema digital e a posicionares o teu negócio neste meio para venderes mais e teres sucesso. Uma componente muito importante, ligando o marketing às vendas e à automação para teres bons resultados.

Ler mais: Qual a diferença entre marketing e vendas no mundo digital?

7 – Ser Digital

Comprar aqui

Por fim, o último livro de marketing desta lista tem a ver com criares uma marca pessoal no digital. As autoras Carolina Afonso e Sandra Alvarez são autoras do livro “Ser Blogger” mostrando a influência que os blogs têm no mundo digital.

Este volume é sobre “Ser Digital” e como o mundo digital trouxe várias transformações na vida das pessoas e das empresas. Assim, é preciso ter uma presença online marcante, por forma a sabermos navegar estas novas mudanças.

Um livro com linguagem simples e entusiasmante, referindo-se à comunicação das marcas e também das pessoas, como marcas digitais.

Estes são alguns livros de marketing que recomendo a teres na tua estante ou na tua biblioteca de ebooks. Lê mais do que uma vez, pois poderás aprender mais com cada leitura.

Sharing is caring!