Follow Us

10 livros de desenvolvimento pessoal para iniciantes

10 livros de desenvolvimento pessoal para iniciantes

Se estás interessada em melhorar a tua vida e carreira, não podes perder esta lista. São livros de desenvolvimento pessoal para leres já!

Desde criança que sempre li e que gosto de ler. Sentada a ler um livro é das coisas que me dá mais prazer. Em criança, começamos com os livros das princesas e das amigas. Também me ofereceram livros de ficção infantil, como Uma Aventura ou Os Cinco. Os meus preferidos de ler foi o “Colégio das Quatro Torres”, da famosa Enid Blyton e “O Bando dos 4”, que me recomendaram no quinto ano.

Na adolescência, conheci o Harry Potter e tive a fase de ler as chamadas Sagas para Adolescente. A última que li foi o Twilight e jurei que não li mais nenhuma (nem Fifty Shades, nem Hunger Games, parei por aí). Durante este período a minha mãe recomendou-me ler o “Diário de Adrien Mole” que tinha marcado a sua adolescência décadas antes. De facto, o segundo volume é um excelente livro para rir e ter na vida.

Já mais próxima dos 18 anos, explorei os clássicos da literatura, como “O Retrato de Dorian Gray”, “Orgulho e Preconceito”, “1984”, “O Primo Basílio”, entre outros. Era a altura de obter os vários conhecimentos.

Já em adulta olhei para os livros de desenvolvimento pessoal

Pode ter sido algo estranho para quem leu a vida toda ficção e histórias. Mas não odiei a transição. Fez-me sentido. Estava em contacto com uma realidade mais empreendedora e a entrar no mercado de trabalho, pelo que estava sedenta de conhecimento, ferramentas, atalhos para o “sucesso” (vim a perceber que existe outra definição de sucesso, algo que faz parte da vida). No fundo queria ler para aprender e a área do desenvolvimento pessoal (não confundir com auto-ajuda) foi uma agradável surpresa. Sim, obtive conhecimentos para os testar e aprender na prática. Criei um mindset importante para a minha vida profissional e sinto que me trouxe bons frutos.

Assim, com o interesse no tema, esta é uma lista de livros de desenvolvimento pessoal para quem não sabe nada da área mais quer aprender. Já tinha partilhado algumas sugestões, mas decidi colocar outras muito boas. Estas sugestões não estão por ordem, e podes lê-los como quiseres. Se estiverem na tua biblioteca de livros de desenvolvimento pessoal, então já tens uma boa biblioteca.

estante de livros de desenvolvimento pessoal com titulos em ingles

Inteligência Emocional – Daniel Goldman

Este livro nem sempre aparece nas listas de livros de desenvolvimento pessoal, mas coloco-o em primeiro lugar, pois foi aquele que mais de marcou. Além disso é a base de todo o desenvolvimento pessoal. Se o objetivo é teres ferramentas para seres feliz, então tens de começar por trabalhar a tua inteligência emocional, melhorares o teu diálogo interno e gerar empatia com os outros.

É isso que este livro de Daniel Goldman te dá. Um estudo científico sobre a importância de uma inteligência diferente, como se manifesta nas crianças, como a falta da mesma traz problemas a adultos e como podemos trabalhá-la para sermos mais felizes e até educar os nossos filhos a ter competências para gerirem as suas emoções. É a maior recomendação de livros de desenvolvimento pessoal que dou e se só pudesse mencionar um, diria este.

Comprar aqui.

Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas – Dale Carnegie

Este é um dos livros de desenvolvimento pessoal mais conhecido, porque pode ter sido escrito há década mas continua bastante atual. As regras de Dale Carnegie são fácil de seguir e de aplicar no dia-a-dia e fazem a pequena diferença que podem mudar as tuas relações profissionais. Há quem diga que é um livro básico quase a roçar o senso comum, mas não deixa de ser muito eficaz. E se é tão fácil de ler e de seguir, então é um livro para ter para toda a vida. O meu namorado leu este livro e admitiu que usou algumas técnicas no seu trabalho e que funcionaram. Por isso, deves ter este livro na tua biblioteca pessoal.

Comprar aqui.

O Monge Que Vendeu o Seu Ferrari – Robin Sharma

Este é um livro também não abandona as prateleiras dos livros de desenvolvimento pessoal. Contar a história de um homem rico que transformou a sua vida e ficou monge pode não ter nada a ver com as nossas vidas agitadas, ligadas às redes sociais. Contudo, a mensagem que Robin Sharma quer passar são muito mais do que frases inspiradoras. São mensagem que te vão deixar a pensar e que podem te levar a tomar verdades decisões na tua vida. Este é um livro que é muito recomendado para ofereceres no Natal a alguém.

Comprar aqui.

Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes – Stephen Covey

Um dos livros de desenvolvimento pessoal que dispensa apresentações, pois o próprio título já promete. Foi-me recomendado por colegas de trabalho, porque dizem que os ajudou muito a ser mais produtivos e a encararem as suas vidas de outra perspectiva. É um livro muito técnico, muito completo e com muito conteúdo para pensar e reflectir. Um conselho: lê este livro com muita atenção, toma notas, faz os exercícios de reflexão e verás como este pequeno investimento irá trazer muitos ganhos para a tua vida.

Comprar aqui.

mulher com calças de ganga e top branco com os braços abertos a olhar para o mar

O Poder Sem Limites – Tony Robbins

Tony Robbins dispensa apresentações. É o guru do desenvolvimento pessoal, o coach das estrelas, dos empresários e dos atletas de alta competição. É autor de um dos livros de desenvolvimento pessoal mais conhecidos, pois introduz o conceito da Programação Neuro Linguística (PNL) na tua vida.

O livro pretende ensinar-te a conquistar a melhor vida que podes ter, com a qualidade que mereces. Através de conteúdo científico e exercícios bastante profundos, Tony Robbins promete-te ensinar como controlares os vários aspetos da tua vida pessoal e profissional se programares a tua mente para conquistar a excelência. É preciso ter muita atenção a ler este livro e fazer os seus exercícios ao longo da vida, mas os resultados certamente vão aparecer.

Comprar aqui.

O Poder do Agora – Eckhart Tolle

No subtítulo da capa deste livro diz “Guia para o Crescimento Espiritual”. De facto, há livros de desenvolvimento pessoal que abordam não só a parte profissional e pessoal, mas também a componente espiritual. Pois a alma do ser humano e a maneira como a trabalhamos tem impacto nas nossas crenças, valores e relações na vida. O que este livro propõe não é tarefa fácil: viver o presente, o agora, esquecendo o passado e o futuro. Com este conselho tão revolucionário, é possível canalizar as nossas forças para mudar o mundo.

Comprar aqui.

O Homem em Busca de Um Sentido – Viktor E. Frankl

O psicoterapeuta que sobreviveu a Auschwitz explica como ultrapassar o sofrimento. Viktor E. Frankl sobreviveu ao holocausto tendo perdido toda a sua família e a sua mulher no processo. Estando completamente sozinho, descobriu que os prisioneiros que sobreviviam tinha para si um objetivo, que encontravam para ser o seu sentido de existência. Ao leres o seu testemunho entendes como alguém pode sobreviver em condições quase impossíveis e como olhar para uma vida com sentido pode ajudar-te a encontrar o teu caminho.

Confesso que este não é igual aos típicos livros de desenvolvimento pessoal, mas sem dúvida que pode contribuir para o teu desenvolvimento. É um livro que me custou muito a ler no início (quase poderia vomitar), mas é na dureza da vida que podemos encontrar lições muito relevantes que nos permitem ultrapassar desafios. Ensina-nos sobre a fé, a resiliência e a força humana de continuar a viver nos piores dos cenários.

Compra aqui

Pense e Fique Rico – Napoleon Hill

Como ficar rico? Basta pensar nisso. Como assim? Este é um dos livros de desenvolvimento pessoal mais recomendados e por isso não poderia faltar nesta lista.

É recomendado por empresários e empreendedores em todo o mundo, pois ajuda-te a melhorar o teu mindset e a sua importância no teu dia-a-dia. Tem histórias e exemplos práticos que vão mudar a tua forma de pensar logo no primeiro minuto. Este livro tens mesmo de ter na tua biblioteca.

Comprar aqui.

homem a olhar para o horizonte

O Alquimista – Paulo Coelho

“O Alquimista” também não é um dos típicos livros de desenvolvimento pessoal que se recomenda, mas está na minha lista porque o seu conteúdo é inspirador e sonhador.

Mais do que relatar as aventuras de Santiago, é uma viagem sobre a descoberta do eu e da alma humana. O autor partilha connosco mensagens de sabedoria milenar que parecem que demasiado simples, mas que são verdade: nunca deves parar de sonhar e podes concretizar os teus objetivos se lutares por eles. É uma história diferente que te vai ficar na memória pela bela história contada.

Comprar aqui

Pai Rico, Pai Pobre – Robert Kiyosaki

Por último, não poderia deixar de mencionar um dos meus livros preferidos e que me marcou. Dirias que as finanças pessoais e a riqueza não podem estar em livros de desenvolvimento pessoal, mas “Pai Rico, Pai Pobre” é mais do que isso.

Este livro vai mudar a tua perspectiva sobre o dinheiro, a riqueza, o salário, a gestão da tua vida financeira. As suas ideias são diferentes daquelas que te têm ensinado e pode estar virado para o mercado norte-americano. Contudo, está muito virado para Millennials. Robert Kiyosaki rompe completamente com o modelo “vai para a escola, tira notas altas e depois procura um emprego seguro.» Mais do que isso, deves perceber como gerar dinheiro e como gerires a tua vida para teres independência financeira. Por isso, este livro vai fazer a diferença na tua biblioteca de livros de desenvolvimento pessoal.

Comprar aqui.

Estes são os 10 livros de desenvolvimento pessoal que aconselho a iniciantes. Se tiveres estes livros na tua estante, terás uma boa companhia para o resto do teu crescimento pessoal.