Follow Us

15 Podcasts portugueses para ouvir, aprender e inspirar

15 Podcasts portugueses para ouvir, aprender e inspirar

Se gostas de podcasts, então não podes deixar de ouvir 15 podcasts portugueses que te podem inspirar no dia-a-dia.

2019 foi o ano em que pensei muitas vezes algo como “agora toda a gente tem um podcast!”. E em 2020, com o Coronavírus, apareceram cada vez mais podcasts.

Youtubers, coaches, produtores de conteúdo, influenciadores da moda e de outras áreas viraram as suas atenções para os podcasts. Em vez de investirem em cursos online ou projetos com marcas, lançar um podcast parecia uma nova forma de chegar ao público.

De facto, os podcasts não são de hoje, mas ganharam nova vida nos últimos anos.

Não é difícil perceber o quão apelativo um podcast é. É mais fácil falar sobre um tema do que escrever sobre ele. O tempo que se investe numa rede social ou num artigo de blog é muito. Quando se trata de um podcast é um momento que pode ser gravado em áudio e vídeo e trabalhado nesses dois formatos. Se não tiver convidados, pode-se gravar um episódio de 30 minutos em uma hora e pouco, editar o áudio e publicar.

Se se tiver convidados, é interessante gravar com os mesmos em direto, e assim não é necessário pós-produção. O Maluco Beleza beneficia deste formato e permite-lhe poupar tempo mais tarde. A vantagem do podcast é que também pode ser gravado numa semana e ser publicado durante vários meses. Assim, é possível criar conteúdo de forma simples e prática num curto espaço de tempo.

Os podcasts portugueses estão na moda e ainda bem

Um dos artigos que tenho aqui no blog é um de 2017, com o título 5 Podcasts Para Começar Melhor o Dia. Na altura, apenas o Maluco Beleza se destacava em Portugal. Mais de 3 anos depois, é possível falar de bons podcasts em português. Em 2019, já comecei a ouvir mais podcasts portugueses todas as manhãs.

E só temos vantagens quanto a isso: praticamos a língua, ouvimos pessoas que têm pontos em comum connosco (cultural e social) e podemos conhecer outros profissionais convidados e os seus trabalhos. É sem dúvida uma boa forma de conhecer o panorama português e quiçá contribuir para o crescimento do país.

Na procura de novos podcasts, comecei a ouvir mais podcasts portugueses.

Os temas são sobre tudo ou nada: entrevistas a empreendedores, terapias sobre o amor, comentário político, comédia, psicologia, nutrição, redes sociais, entre outros. Assim, surgiu esta lista de 15 podcasts em português que recomendo. Já ouvi pelo menos um episódio de cada, pelo que não estou a falar com desconhecimento.

imagem de podcasts portugueses maluco beleza channel

Maluco Beleza

É inegável que o Maluco Beleza é o pai dos podcasts portugueses e continua em altas, com ou sem quarentena. Sempre que nasce um podcast com entrevistados e perguntas, deve um pouco ao Maluco Beleza e à equipa do Rui Unas. Por isso, continua na lista, pelo seu crescimento e contributo contínuo no conteúdo digital.

Dicas do Salgueiro

Outro programa de entrevistas que vale porque o seu entrevistador, o Salgueiro, é uma pessoa de verdade. Ao abordar temas de desenvolvimento pessoal, desporto, carreira, o duplo de profissão quer trazer debates verdadeiros com a participação de especialistas. A diferença está nos temas que são falados sem papas na língua. Algo que podes não estar à espera, mas que certamente vai ter impacto.

Recentemente ouvi o episódio com o Luís Martins SImões, coach de empresas e particulares que já me deu formação. Ouvi-lo de novo foi demasiado bom, por isso ouve o episódio abaixo:

Terapia de Casal

Sigo o blog da Rita da Nova e algum do trabalho do Guilherme Fonseca. Dois jovens a falar sobre o amor e as relações modernas com muitas referências popculture e aos hábitos destas duas criaturas. Para momentos de descontração que valem umas boas risadas.

Fumaça

Um podcast português daqueles mais “sérios”, mas com muito boa qualidade. Fala-se de jornalismo independente, de temas que “escapam” ao jornalismo habitual. Um podcast com informação relevante, real, credível, abordada por especialistas que fazem as questões acutilantes. Se utilizei palavras caras nesta descrição, é porque o Fumaça faz o teu cérebro trabalhar sobre direitos humanos, economia, capitalismo, sociedade, cultura, mundo, etc.

Ponto Final, Parágrafo

Não sou tendênciosa porque andei na ESCS, a produtora deste podcast em colaboração com a Cultura e Arte. É o podcast sobre literatura que faltava. Convidados apaixonados por livros e que nos transmitem mesmo o bichinho da leitura. É muito importante ter podcasts portugueses que abordem também a literatura.

Governo Sombra

O Daily Show dos podcasts portugueses. Se não vês notícias, ouve estes quatro a falar semanalmente para ficares a par da atualidade politica. Porque a comédia tem uma forma deliciosa de tratar a politica, esse assunto sério e necessário em sociedade.

Let’s Talk

Já sou fã do Fred Canto e Castro e este podcast é imperdível. Pela primeira vez, fala-se com Diretores de RH, CEOs e Diretores de Marketing de grandes empresas em Portugal. Conhecem-se os seus percursos profissionais, a riqueza dos seus CVs mas também algumas lições de vida. É tudo em português e para Portugal. São bastantes episódios para te entreteres e teve nos tops dos podcasts portugueses mais ouvidos durante algumas semanas.

O Podcast do Tiago Faria

Este é sem dúvida o meu podcast favorito desde o início da pandemia do Coronavírus. O Tiago Faria é profisisonal de marketing digital e por isso é uma excelente fonte para saber sobre Google, SEO, escrita de conteúdos. As suas entrevistas podem ser em inglês ou português e os convidados não decepcionam. Pois podem tanto falar da sua carreira, como podem falar das suas vidas mais pessoais. Desta lista de podcasts portugueses, este conquistou-me rápido.

Esta foi uma das conversas que adorei ouvir e não conhecia o convidado.

Só mais 5 minutos

Desde o primeiro episódio que se tornou um winner. Sigo a Catarina nas redes sociais e adoro o estilo descontraído e honesto. Já ouvi a maioria dos episódios e adoro os convidados, as perguntas, a descontração da conversa, as histórias impactantes que se contam. Está atualmente no meu TOP 5 de inspiração.

Sobremesa

Uma palavra para a Mafalda Beirão seria ’empatia’. Ela percebe as pessoas e nunca se coloca dona e senhora da verdade. Nos seus episódios, ela aborda os temas sobre diferentes perspetivas e sempre com base nas emoções humanas. Sim, as emoções que são únicas, íntimas e complexas.

É preciso ter lata!

Já conheço a Mariana Soares Branco há muitos anos e gostei muito da ideia de ela fazer um podcast. O que mais gostei foi o facto de não ter convidados, o que não a impediu de fazer o podcast. É super interessante ouvir a Mariana a falar de temas como medicina, racismo, história, nutrição. É muito honesto ouvir alguém a falar da sua história, mas também a abordar os temas de forma científica e baseada em factos. É sem dúvida um podcast recente, mas que merece estar nesta lista de podcasts portugueses para conhecer a Mariana e para explorar temas do dia-a-dia de forma séria.

Este é o primeiro episódio sobre estar nas redes sociais que dá para ter um debate bastante interessante.

Nécessaire

A moda não existe apenas para influencers no Youtube ou Instagram. A Lili é minha conhecida (partilhamos a faculdade de licenciatura) e por isso sigo a sua carreira deste cedo. O seu necessaire é um excelente conteúdo com entrevistas com personalidades da moda e beleza, mas de nada fútil tem. Só a olhar para os títulos, percebe-se que se fala de beauty tech, identidade e expressão de género e inclusão. Ainda são poucos episódios, mas o melhor deve estar para vir.

Contas Poupança

O Pedro Andersson é jornalista da SIC e tem um programa todas as quartas-feiras que aborda temas de poupança e como fazer melhores decisões financeiras. No seu podcast, em poucos minutos, consegue dar uma dica extra que te vai deixar a pensar. Nestes episódios, adquires conhecimentos práticos sobre gestão financeira, finanças pessoais, consumo, investimentos, entre outros, sem medos, sem asteriscos. Tudo fruto da experiência do Pedro e de coisas que efetivamente resultam.

Be Legendary Podcast

O Jorge Coutinho é um dos coachs mais conhecidos em Portugal e é um dos treinadores reconhecidos por Tony Robbins. No seu podcast há entrevistas com imensas pessoas que não têm papas na língua. As perguntas são claras, os insights são verdadeiros. Também gosto da diversidade de temas, que mostram que isto do desenvolvimento pessoal serve para tudo na vida.

O Fred e a Inês falam de coisas

O Fred e a Inês simbolizam a minha cabeça, porque falam metade em inglês, metade em português e passando de assunto em assunto com ligações rápidos. Sinto-me da família deles, porque gosto de pessoas que comunicam como eu. Com energia, emoção, seriedade e simpatia, é um podcast para ouvir quando queres ter pessoas à tua volta.

Esta é uma breve lista com 15 podcasts portugueses que podes ouvir já hoje. Uns mais inspiradores, outros mais sérios, de certeza que vais ter uma boa experiência com cada um destes. Vou conhecer mais podcasts e depois partilho aqui!