link building bloco de notas
Blog

Link building: o que é e como fazer?

Porque é tão importante ter links no meu blog? E porque deves procurar links externos? Aprende o que é o link building e a melhorar o teu blog.

Os blogs apareceram há algum tempo, em que falavas dos temas que quiseste. Era escrever para um público-alvo online. No entanto, a escrita para a web tem evoluído bastante e existem algumas regras a seguir, tal como o SEO para blogs.

Considerando o Search Engine Optimization, estás a escrever conteúdo para que os motores de busca o encontrem e apresentem os teus artigos a alguém que procura determinado tema. É assim que conheces ter mais leitores.

Dentro destas boas práticas de escrita para a web está o link building – uma estratégia para criar e gerir links.

O que é o link building?

Do inglês, é uma estratégia de construir uma rede de links que apontem para a tua página web – ou seja, mostrar que um conteúdo está relacionado a outro.

Se tens um artigo do blog e colocaste um link para outro artigo (como este artigo tem), então tens links internos. E podes também ter links externos, ou seja, um artigo de um blog ou página de outra pessoa que colocou um link para o teu blog.

Porquê fazer link building?

Os links são um aspeto importante pois é um factor valorizado pelo algoritmo do Google. Porquê? Porque mostra recomendação.

Basta pensar nas próprias relações humanas. Naturalmente os seres humanos recomendam serviços e produtos uns aos outros em que confiam. Na Internet, passa-se o mesmo.

Um blog de receitas vegetarianas tem um artigo sobre sobremesas com um link para outro blog sobre o tema. É uma forma de mostrar ao utilizador “eu recomendo este artigo, por isso podes confiar”.

Quando o teu blog tem vários links a apontar para si, a sua reputação aumenta e o teu conteúdo torna-se mais relevante. Quantas mais links tiveres, estás a dar indicação ao algoritmo de que aquele conteúdo é bom e, por isso, terás mais tráfego.

Ler mais: Estratégia de Marketing de Conteúdo: 9 passos a seguir

Como fazer link building?

Existem dois tipos de links que podes ter na tua estratégia: links internos e links externos.

Os links internos servem para mostrar mais conteúdo a utilizador. Eles vêm mais artigos do teu blog, tem mais visitas e podes ganhar um leitor.

Já os links externos podem ser para outros sites (mostrando que são relevantes) ou links externos que apontam para o teu blog (backlinks), que aumentam a reputação do teu blog.

Assim, a tua estratégia de link building deve ter ambos. O importante é colocar backlinks em cada artigo, bem como links externos para conteúdos relevantes. Deves também verificar se tens links offline (links quebrados), pois tal pode danificar a autoridade do teu blog.

seta na parede para mostrar o sentido link building

Como obter links externos para o meu blog?

De facto, no link building, é um ponto fundamental e possivelmente o mais difícil de fazer. Ou seja, tens de conseguir que outro blog ou site tenha um link do seu artigo para ti.

Isto pode acontecer de forma orgânica (o que diz que o teu conteúdo é visto por outros e recomendado!), mas num mundo cheio de blogs e sites, é muito difícil esperar ou sequer conseguir.

Assim, deves por mãos à obra e conseguir ter links a apontar para o teu site. Eis 2 formas de o fazer.

Escrever guest posts

Para poderes ter um link de outro blog para o teu, podes perguntar a um blogger se estaria disposto a ter um artigo de determinado tema no seu blog escrito por ti.

Em troca ele pode fazer o mesmo. Ou seja, escreves um artigo para outro blog, com um backlink para ti; e o outro blogger escreve um artigo no teu blog, com um backlink para si.

Ambos ficam a ganhar. Têm links em sítios diferentes, dando a conhecer os seus artigos a um novo público. E para saber se está a resultar, podem analisar no Google Analytics e, com isso, receber mais visitas.

Por isso, procura alguns blogs e faz o teu pitch.

Ler mais: Estes são os 6 tipos de tráfego de site para monitorizar

Divulgar redes sociais

As redes sociais são ferramentas poderosas do link building. Em vez de esperar que os utilizadores pesquisem na internet, podes chegar a novos públicos ao partilhar os conteúdos em redes sociais. Assim, podem acompanhar os teus blog posts, comentar, partilhar.

Ao partilhares um link no Facebook, Twitter, Instagram ou LinkedIn, estás a plantar o link nessas plataformas. Podes também analisar estes resultados no Google Analytics.

Ler mais: O que publicar em cada rede social para promover o teu blog

Existem outras estratégias para obter links, contudo não deves pagar por eles. Deve ser algo autêntico e orgânico, para o teu blog e marca ganharem relevância. Lembra-te que a ideia do link building é teres links internos para o utilizador visitar outros artigos do teu blog e também links externos, que são valiosos para a reputação.

Por isso utiliza diversas formas como e-mail marketing ou Twitter. No fundo, queres é sindicar o teu conteúdo e obter links. Boa estratégia!

Sharing is caring!