pilha de livros a janela de um quarto para ler mais
Carreira

7 dicas para ler mais livros ao longo do ano

Sempre li muito e consigo ler mais de 10 livros por ano. Segue estas dicas para ler mais, de forma consistente.

Table Of Contents

Se a escrita sempre fez parte da minha vida, então a leitura também. Acho que ambas estáo muito relacionadas.

O meu hábito de ler veio da infância, em que via a minha mãe a ler todas as noites antes de deitar. Fui afortunada com muitos livros em casa e em alguns aniversários recebia livros para ler.

Comecei a leitura através de livros infatis, como Uma Aventura ou o Bando dos 4. Lia alguns livros de adolescentes bem como as sagas do Harry Potter ou do Twilight. Já na universidade passei a ler clássicos da literatura inglesa, como Orgulho e Preconceito, O Retrato de Dorian Gray, entre outros.

Mas foi na idade adulta que passei a ler mais, devido ao desenvolvimento pessoal

Ao entrar no mercado de trabalho, deixe de lado os livros de ficção e mergulhei num universo de desenvolvimento pessoal, gestão e liderança. Estes livros de desenvolvimento pessoal transformaram a minha vida, pois ganhei conhecimentos, formas de pensar.

Readers are leaders

Queria ser líder de mim mesma, de gerir a minha carreira e livros ajudaram-me nesse sentido.

Ler sobre foi algo muito importante para mim. Praticava a linguagem, sonhava, entendia personagens e histórias. E em cada enredo, aprendia algo, conhecia algo, sonhava com algo. Por isso, sempre quis ler mais.

Vê os livros que já li nos vários anos e que recomendo.

Muitas pessoas dizem que é difícil ler mais

Existem demasiados estímulos no dia-a-dia digital. As séries da Netflix acabam por ocupar maior parte do tempo, é certo, bem como atividades como desporto, conversas com amigos, cuidar dos filhos ou da casa e trabalho até altas horas.

Entre tantas coisas para fazer, é fácil começarmos um livro e não passar da décima página. E lá fica ele, mais um, na estante, à espera de alguém para pegar nele.

Nas férias de verão é comum ler-se mais quando temos mais tempo e há quem o faça. Mas e ao longo do ano, como podes ler mais livros, esta skill que gostarias de masterizar?

De fato, tenho passado a ler mais livros durante a quarentena

Por estar mais tempo em casa, consigo passar mais tempo a ler, despachar mais livros e também comprar mais. Até já comprei um e-reader da Kobo para poder poupar espaço em casa.

Nesta experiência, também aprendi como podes ler mais, ao longo do ano, conseguindo até ler um livro por mês. Sim, para quem não lê nada, parece um desafio demasiado grande. Segue estas 7 dicas para ler mais ao longo do ano.

biblioteca privada em casa para ler mais

1 – Estabelece uma prioridade diária

Tal como cozinhar, trabalhar ou ver uma série, quando escolhes fazer algo, estás a definir uma prioridade. Com a leitura tem de ser igual. Coloca no teu Google Calendar a altura do dia que vais ler – será antes de ir para a cama ou à hora de almoço?

Põe um alarme sempre à mesma para saberes quando deves ler. E para ler mais, cria um objetivo quase SMART para ti: “Vou ler dez páginas por dia, todos os dias, a partir das 23 horas, no sofá da sala, já com o pijama vestido”. Assim já estás a criar um hábito inconscientemente.

É preciso mesmo tirar tempo para isto, pois se não bloqueares no calendário, vais deixar passar. Prepara-te!

2 – Começa com 10 páginas por dia

Em média um livro tem 300 páginas. Ao ler 10 páginas por dia, acabas um livro por mês, simples.

Sim, deves ler todos os dias, mesmo que não te apeteça. Se te esqueces de o fazer, deves pelo menos ler três vezes por semana. A ideia é leres de forma consistente até que se torne um hábito a incorporar na tua rotina.

Segue este modelo para os primeiros dois livros. Ao terceiro mês, deves aumentar para 20 páginas por dia.

Para quem é um leitor mais assíduo, podes seguir estas duas técnicas:

  • Ler por capítulos – geralmente eles têm entre 20 a 30 páginas e é a técnica que mais uso. Só paro a leitura quando existe uma pausa sobre o tema. Se o mesmo for curto, às vezes leio dois, aumentando assim o ritmo da leitura.
  • Ler por tempo – outra técnica que utilizo quando os capítulos do livro são mais irregulares (como em livros de ficção), leio por 20 ou 30 minutos. Coloco o alarme no telemóvel e, durante aquele período, estou apenas a ler, sem distrações.

3 – Tira notas

Para criares o hábito de ler mais, deves tornar a leitura algo dinâmico e tirar notas.

Existem várias formas de o fazer, como sublinhar partes relevantes ou marcar as páginas, dobrando o canto superior. Se não gostas de rabiscar livros, utiliza um bloco de notas ao lado para, no final de cada sessão, apontares as ideias principais.

Neste momento, sublinho livros para depois incluir nas Reviews de livros que faço. É também uma forma de fazer um resumo das melhores ideias. Podes ainda ser mais avançado e ter um sistema de note taking, como o Ryan Holiday, caso sejas um leitor avançado.

4 – Elimina distrações

Estar a ler com a televisão ligada ou o telemóvel a vibrar com notificações não é a altura ideal para te concentrares na escrita. Por isso, escolhe um sítio calmo, para estares concentrado nessa mesma tarefa.

É também uma forma de criares o teu próprio ritual de leitura, quase como se fosse o teu momento de descontração ou de aprendizagem do dia. É um momento teu, focado e relaxado, ao mesmo tempo.

Vai experimentando como te sentes melhor e aconselho a não ter som à volta. Há quem leia com música ligada e podes até experimentar. Contudo, se te distrais com facilidade, opta pelo silêncio.

5 – Cria uma lista de leitura

Para te manter motivado neste desafio de ler mais, cria uma lista de leitura. Ou seja, uma lista de livros que te propões a ler nos próximos meses.

Ao escolher o que vou ler a seguir, não fico perdida ou desmotivada. Fico entusiasmada de acabar um livro e começar outro. Podes fazer esta lista num papel ou então de forma visual. Empilha os livros que vais ler a seguir e coloca num canto visível na sala. Quando terminares um livro, guarda na estante e vai buscar o seguinte, sem desculpas.

Este sistema ajudou-me a ler mais de 7 livros em apenas três meses. Se acabava um livro num dia, começava nesse mesmo dia outro. Assim vais conseguir ler mais.

6 – Relê livros

Para quem não sabe por onde começar, há uma técnica fácil: reler livros.

Muitos podem dizer que uma vez lido, não vale a pena ler, mas é errado. Ao leres um livro hoje, vais ver novas coisas que não tinhas percebido. És uma pessoa diferente da pessoa que leu determinado livro há anos atrás.

É válido tanto para livros de ficção como não ficção. Para ficção, vais ver a mesma história de outra forma. Para não ficção, podes aprender com pontos que não tinhas notado antes ou renovar conhecimentos.

Assim, não precisas de comprar novos livros para te motivar a ler mais. Olha para a tua estante, escolhe quatro livros para a tua pilha e começa o desafio para os próximos meses.

7 – Partilha com outros

Por fim, partilha o teu desafio de leitura com outras pessoas. Vais obter dicas para melhorar, sugestões de leitura e trocar experiências. Tal como ajudar outros a fazer o mesmo. Utiliza também apps como a Goodreads para apontar o teu desenvolvimento e partilhar listas de leitura com outros.

Estas são algumas dicas para ler mais ao longo do ano. A “fórmula” é simples: torna uma prioridade, lê consistentemente para criar o hábito, escolhe livros que estão de acordo com os teus interesses e tira notas. Para facilitar o trabalho, podes ainda reler livros para te dar uma motivação extra. Boa leitura!

Sharing is caring!