ERRE GRANDE

7 ideias de site WordPress para os teus projectos

Tenho um site WordPress e sou fã desta plataforma, recomendando a várias pessoas. Estas são algumas ideias que podes fazer com um site WordPress.

Desde que tenho o Erre Grande há 5 anos, que é normal perguntarem-me como fazer o mesmo. Criar um blog ou um website são duas coisas diferentes, mas qualquer que seja o projecto, recomendo o WordPress.

O que é um site WordPress?

Em termos técnicos, um site WordPress é um sistema de Content Management (CMS) que é open-source, sendo acessível tanto para developers como para pessoas que não têm conhecimentos de programação.

O WordPress é conhecido por ser utilizado por 40% dos sites de toda a Internet, por isso é bastante conhecido e recomendado. Esta ferramenta, ao gerir conteúdo, torna fácil manipular vários aspectos do website, sem precisar saber de programação. E por isso pode ser utilizado para diferentes ideias.

WordPress.com vs WordPress.org

Podes criar um site WordPress em ambas os casos, mas têm imensas diferenças.

O mais utilizado e conhecido é o WordPress.org (é o que eu tenho), em que tens o teu próprio alojamento e domínio pagos. Nesta modalidade, tens total controlo do website, desde temas, plugins, backups. Tudo é controlado por ti, por isso, deves ter algum conhecimento prévio de mexer. Eu acho que não é a plataforma mais intuitiva, mas é certamente muito flexível e adaptável ao teu gosto. Com algum tempo de aprendizagem, pode ser o teu “companheiro para a vida”.

A versão gratuita do mesmo é o WordPress.com, que facilmente qualquer pessoa pode criar um website. Tem vários planos, havendo um gratuito, mas não tens controlo do teu site. Podes comprar um domínio próprio, mas não consegues mexer em coisas como temas ou plugins. Pode ser uma boa ferramenta para iniciantes, mas se é para fazer crescer um projecto, acho melhor fazer o investimento inicial e ter algo mais rico.

Projectos que podes fazer com um site WordPress

Ao tentar ajudar uma amiga no seu projecto, recomendei o WordPress.com, porque era uma forma de aprender um pouco da plataforma. Para quem já tem uma ideia definida, eu recomendo investir algum tempo a perceber as potencialidades de um site WordPress – quem sabe, pode até ajudar num futuro trabalho!

Estes são alguns projectos que podes ter ao criar um site WordPress:

Aulas Online

Com o aparecimento da Teleescola em clima de pandemia, se és professor ou educador, podes criar um site para colocar conteúdos de texto, áudio e vídeo relacionado com o tema das tuas aulas. Assim, os teus alunos têm acesso a material extra à distância de um clique – uma boa maneira de desenvolver a literacia digital.

E se estás preocupada com o acesso livre aos conteúdos, podes sempre proteger as páginas com password e mudar recorrentemente. Assim tens o teu próprio site privado para partilhar com uma ou várias turmas.

Clube de Leitura

Queres partilhar as reviews de livros que tens em casa ou trocar ideias com outros leitores? Podes criar um clube de leitura, com vários artigos de autores e colocar as tuas reviews. É um blog de leituras e certamente podes fazer noutras redes sociais. Mas aqui tens o teu próprio cantinho para o mundo descobrir.

Fórum de Ideias

Se queres “recriar” uma comunidade Reddit, podes utilizar o bbPress, um software de forum criado pela equipa do Worpdress, onde podes criar discussões assíncronas, subscrições e muito mais. É uma solução própria que podes construir para a tua equipa e também crescer ao ser encontrado por outras pessoas.

Blog de qualquer coisa

Também podes utilizar um site WordPress para criar o teu blog, claro! Pode ser um blog de viagens, de desporto, de culinária, de marketing digital. O céu é realmente o limite quando se trata dos temas que podes falar no teu blog. Começa por aqui e vê de que forma o teu site pode crescer.

Ler mais: Antes de criar um blog, responde a estas 3 questões

Cria um site de notícias

Mais do que um blog, podes ainda pegar numa área e fazer o teu próprio site de notícias. O Bola Amarela é um site dedicado ao ténis e é um site WordPress. Podes criar um jornal da escola online ou até da universidade. Esta é mesmo uma boa ferramenta para projectos mais pequenos que, com o tempo, podem crescer e sofrer alterações de design.

Dá um espaço à tua Associação

Muitas associações acabam por ter um perfil de Facebook para comunicar, mas podes também ter um site oficial, com notícias, eventos, artigos de opinião e outras informações relevantes. Se tiveres um sítio na Internet próprio para a tua causa pode-lhe dar mais relevância e profissionalismo. Dá o salto para um site e vais ver a diferença.

Lojas online

Por fim, o WordPress também se tem revelado uma excelente ferramenta para quem quer criar uma loja online. Juntamente com o Woocommerce, podes dar os primeiros passos neste mundo, de forma profissional.

Se ainda não estás convencida em fazer um site WordPress, revê estas ideias e começa desde já a criar uma pegada digital interessante.

Sharing is caring!

Exit mobile version