ERRE GRANDE

Onde e como usar hashtags no digital

pessoa agarra jornal com hashtags girl boss

As hashtags são elementos comuns a publicações nas redes sociais. Sabes usá-las? Sabe neste artigo as melhores estratégias.

Ao falarmos de redes sociais, falamos de publicações, stories, conteúdo. E falamos também design de imagens e textos.

O que escrevo naquela publicação do Instagram? É uma excelente pergunta. E consegues respondê-la se primeiro fizeres uma estratégia de marketing de conteúdo focado em servir o teu público-alvo.

Além disso, também deves ter notado que em algumas publicações existem sinais cardinais com palavras à frente. São as hashtags e são muito úteis em determinados contextos.

O que são hashtags?

Uma hashtag é utilizar o cardinal com uma palavra à frente. Este é um termo associado a um tópico, tema, assunto, expressão que queres que identifique determinada publicação. Ao publicares algo sobre viagens e escreveres “#viagens”, estás a indexar aquele conteúdo a uma determinada categoria nas redes sociais.

Depois podes clicar nessa hashtag e ela é como que um link para te mostrar os vários conteúdos reelvantes para aquele tópico (neste caso, vai-te mostrar as publicações em que alguém também colocou #viagens).

Onde usar hashtags?

As hashtags apareceram primeiro no Twitter, com o intuito de segmentar os vários assuntos que se falavam nas redes sociais. Segundo a Brandwatch, são publicados 500 milhões de tweets por dia.

Logo, uma hashtag serve para categorizar aquela informação. Quando vários utilizadores utilizam a mesma hashtag, ela vira trend, sinalizando os utilizadores que aquele é o assunto do dia. E ao clicares na mesma, vês as várias “opiniões” que estão a decorrer.

No fundo, as hashtags permitem organizar o conteúdo nas redes sociais e permitem o utilizador de pesquisar os temas que lhe interessam.

No Instagram, deves usar hashtags.

Para teres mais seguidores, deves mostrar o que é que o teu conteúdo tem. Ao colocar várias hashtags para vários interesses, podes chegar ao teu público nicho que procura aquela informação. Podes usar tanto nas publicações do feed como nas stories.

Onde não deves usar hashtags? No Facebook. Apesar de ter esta funcionalidade, claramente este não é o comportamento do utilizador. Muitos vêem mais o feed para seguir as novidades de amigos e marcas e raramente fazem pesquisas por temas. Assim, não vale a pena utilizares.

Lembrar também que as hashtags é uma forma de enviar informação ao algoritmo, mostrando que a tua publicação é relevante para quem tem aqueles interesses.

Ler mais: 7 mandamentos para social media marketing

Como usar?

As hashtags podem ajudar os teus conteúdos a ter mais alcance. Para isso há algumas regras que deves seguir para serem mais eficazes.

1 – Usa hashtags gerais e específicas

Quando se trata de hashtags, tens de fazer um equilíbrio entre as mais populares e algumas de nicho.

Se tiveres só hashtags gerais e mais usadas, vais estar a concorrer com demasiados conteúdos e não te vais destacar. Ao utilizar hashtags de nicho, chegas mais facilmente a um tipo de utilizador que estará interessado nesses mesmos conteúdo.

É importante também a língua: se os teus conteúdos são em português, utiliza hashtags em português. As inglesas podem ser mais usadas, mas não estás a atrair o teu público.

2 – Cria a tua própria hashtag

Sim, leste bem. Porque não criar a tua própria hashtag? Pode ser o teu nome, marca ou uma expressão única para ti. Vais assim categorizar os teus conteúdos com essa hashtag e criar uma relação com os teus seguidores.

É algo que também fica na memória. Quem se cruzar com o teu perfil, vai-se lembrar dessa expressão e mais tarde procurar a mesma. Estás assim com um elemento visual associado à tua marca.

Se tiveres alguma campanha ou evento, podes criar uma hashtag só para esse evento, de forma a que as pessoas sigam os conteúdos e, quando partilharem, coloquem também a hashtag.

É uma excelente forma de te relacionares com os teus seguidores e incentivar a que te sigam.

3 – Não usar palavras separadas

Quando crias a tua própria hashtag, há simples regras que podes seguir para que esta seja compreendida e facilmente partilhável. Tais como:

Estes pequenos gestos fazem a diferença.

4 – Pesquisa as melhores palavras

Para saberes quais as melhores, podes utilizar geradores de hashtags consoante os temas que tenhas. E, claro, deves usar isto como guia. Não copies totalmente, uma vez que deves adaptá-las aos teus conteúdos.

Para cada publicação no Instagram, usa entre 10 a 20 hashtags escolhidas por ti. Devem ser um misto de gerais e específicas, na língua escolhida, para ter alcance geral e chegar ao nicho que pretendes.

Além disso, cria combinações de hashtags diferentes. Por exemplo, para dicas de viagens, tens um grupo de 20 termos a utilizar. Para roteiros de viagem, utiliza outro grupo, em que podes repetir e variar. Assim podes analisar qual o grupo que te pode trazer o alcance desejado.

Estas são algumas dicas para utilizares hashtags nas tuas publicações nas redes sociais. Faz uma pesquisa de quais podem estar relacionadas com a tua marca, utiliza a tua própria hashtags e implementa uma estratégia para que as tuas publicações tenham o alcance desejado.

Sharing is caring!

Exit mobile version