mulher a escrever no blog ao final do dia
Blog Marketing Digital

Qual a frequência de publicação ideal para o meu blog?

Para quem está a começar, muitas vezes pensa quantos artigos deve escrever no blog. Tens três cenários de frequência de publicação a saber, neste artigo.

Existem vários tipos de blog: blog pessoal como um hobby, blog empresarial criado por uma organização, blog de produtores de conteúdos na internet, etc. Quando se começa um blog, é normal considerar quais os conteúdos a publicar e até fazer um calendário de conteúdos para um ou dois meses.

Para além dos temas a saber, surge a questão: quantas vezes devo publicar no blog?

A frequência de publicação deve ser adaptada a cada blog e aos seus objetivos. Se é algo que te dá prazer, deve ser importante fazeres as coisas ao teu tempo. Mas se queres ter leitores no teu blog deves manter investir algum tempo a criar conteúdos de forma recorrente no médio e longo prazo.

Não interessa se é uma ou duas vezes por semana. O segredo está em manter a consistência.

Nos blogs mais tradicionais, acontecia muito como o YouTube. O blogger “prometia” que todas as terças ou quintas feiras saía um novo artigo. Assim, as pessoas estavam habituadas a verificar um novo blog post nesse dia. Para os bloggers profissionais, a frequência de publicação deixava de ser tema, porque apareciam novas visitas e conteúdos todas as semanas.

Já quando se trata de blog corporativos ou para quem quer aumentar as visitas, é preciso ter um plano, para que a estratégia de tráfego traga frutos. Se começares muito bem com três artigos por semana e passados três meses já não publicas nada, não estás a seguir a melhor estratégia. Neste artigo, falo em três planos que podes seguir.

Para iniciantes, a frequência de publicação deve ser uma vez por semana

Para quem nunca fez um blog, e está preocupado com a longevidade, é preciso testar as águas de forma mais simples. Pode parecer fácil nas primeiras semanas escrever um artigo ou até adiantar vários no fim-de-semana. Mas depois de várias semanas, será que consegues manter essa frequência?

O objectivo desta primeira experiência é perceberes o teu ritmo e a tua forma de trabalhar. Se escreveres um artigo por semana, terás 52 artigos no final do ano – e acredita já superaste imensos blogs que nascem e morrem rapidamente. Logo, começa de uma forma simples e que te permita construir o teu jogo no longo prazo.

Se já conheces o teu ritmo, aumenta a frequência de publicação

Para quem já escreve e já sabe que pesquisar uma keyword é trabalho acrescido à escrita, então deves aumentar a fasquia. Compromete-te com dois artigos por semana e estarás a duplicar os teus conteúdos e aumentar as visitas, porque um site activo e atualizado é valorizado pelos motores de busca (e pelos leitores, claro!)

Neste caso, não interessa muito se publicas à terça ou à quinta. Diria que até podes publicar ambos no mesmo dia, e fazer promoções em dias diferentes. O relevante é criar uma “fábrica de ideias”, porque quanto mais escreveres, mais coisas terás a esccrever no blog. Vai ser um desafio, mas terás bons ganhos.

frequencia de publicacao foto de uma livraria branca

E se a frequência de publicação não interessa nada?

Posso-te dizer que esta é a fase onde me encontro. Estou numa altura em que leio muito e escrevo muito. Tenho um método próprio que me permite chegar a domingo e editar três ou quatro artigos. Consigo escrever uma ideia e deixar um blog post 70% feito e tirar mais meia hora para terminar outro. Também escrevo vários posts por semana no LinkedIn e ando a trocar ideias aqui e ali.

Tal vem com prática e de conheceres bem os teus temas, a tua forma de expressão. E na hora de publicação, simplesmente publico. Partilho no Facebook e no Twitter e escolho também publicar no LinkedIn uns dias depois.

Mas porque publico logo? Por causa do SEO. Quanto mais cedo publicar um artigo, mais tráfego posso ganhar.

Porquê esperar uma semana para o artigo obter visitas logo? Contudo, faço isto porque mais de 50% das visitas deste blog são orgânicas, ou seja, resultam de pesquisas nos motores de busca. Por isso, esta técnica ajuda-me a ter sempre conteúdo todas as semanas, não interessando se são um, dois ou três e em que dia publico. A frequência de publicação é-me mais relevante nas redes sociais, onde promovo conteúdo e estou a tentar criar uma comunidade para trazer mais tráfego para o website.

Ler ainda: SEO para blogs: porque desinstalei o Yoast SEO e uso o Rank Math

Uma dica bónus: se queres desafiar-te à séria, porque não fazer um desafio de 90 dias?

Todos os dias tens de escrever um artigo e publicar. Sim, isso mesmo! É algo extremo e que muitos iniciantes podem falhar, mas se queres mesmo ter mais artigos no teu blog, este pode ser o desafio certo para ti.

Assim, quanto à frequência de publicação do teu blog, deves primeiro olhar para os teus objetivos e considerar um método que te permita criar conteúdo de forma consistente. Se podes começar com dois artigos por semana, perfeito, mantém esse objetivo para um ano. Depois, experimenta qual as melhores técnicas tendo em mente estas questões: actividade, consistência e atualização. Bons textos!

Sharing is caring!