Para melhorar o SEO do teu blog, deves encontrar as palavras-chave certas. Utiliza estas ferramentas para pesquisar keywords para os teus artigos.
Quer seja no teu blog ou website, deves criar conteúdo para o teu público-alvo. É para ele que deves escrever algo que resolva os seus problemas e vá ao encontro das suas necessidades.
Contudo, como é que o teu público-alvo conhece o teu blog? Através do SEO.
O Search Engine Optimization (SEO) é a otimização dos teus conteúdos para os motores de busca como o Google encontrarem o teu blog e apresentar a um utilizador interessado.
Ao escrever seguindo algumas regras, como pesquisar uma keyword, escolher a melhor e utilizá-la nos subtítulos do teu artigo, aumentas as probabilidades de alguém que pesquisa por aquele termo encontrar a tua página.
Estas técnicas permitem que escrevas algo que as pessoas efetivamente procurem, respondendo às suas questões e, no final, acrescentar o valor relevante.
Ler mais: SEO para blogs: começa a fazer isto em todos os teus artigos
Como pesquisar keywords para artigos
Podes já saber o tópico ou tema, mas qual é a keyword que vais escolher? Primeiro, deves pensar de forma estratégica.
Se escolheres uma keyword com muita pesquisa e muito volume, ela pode ser competitiva, pelo que é difícil chegares a lugares de destaque. Por isso, procura keywords com tráfego interessante e pouca competição. Porquê? Porque poderás ser aquele artigo que responde àquela keyword específica.
É por isso que aconselho a escolher long-tail keywords.
Estas são mais específicas, têm menos tráfego, mas podem gerar artigos altamente informativos para quem quer esse conhecimento específico. E se tu fizeres um excelente artigo com isso, podes ter um bom tráfego.
Tens o meu exemplo. Percebi que algumas pessoas visitavam o meu artigo sobre “livros de desenvolvimento pessoal”. É uma keyword com mais de 3 palavras e por isso específica. Não é só “livro” é livros para quem quer esse tipo de livros. É este o tipo de ideias que queres ter
Assim, podes usar ferramentas para pesquisar keywords
Para facilitar o teu trabalho, podes utilizar ferramentas para pesquisar keywords. Umas são gratuitas, outras pagas.
Neste artigo, sabe como pesquisar uma keyword e escrever melhores textos.
Os iniciantes devem começar por uma para perceber como analisar os dados. Depois, deves utilizar uma ou duas para definir mesmo qual a keyword que vais usar num artigo. Assim, utiliza estas ferramentas para pesquisar keywords.
SEMRUSH
A SEMRUSH tem a ferramenta gratuita mais prática para bloggers e outros. Esta é fácil de utilizar e tem um limite de keywords.
Com esta ferramenta podes analisar sites concorrentes, pesquisar determinado tráfego de uma keyword no teu país, bem como se é fácil de rankear ou não. É um bom aliado a considerar se queres investir numa ferramenta assim.
Ler mais: Cursos de SEO para iniciantes: as minhas 7 sugestões
Ahrefs
A Ahrefs é uma ferramenta de SEO paga e cara, e, tal como a SEMRUSH, inclui diferentes apps e ferramentas.
Contudo, tem uma vantagem: há imenso conteúdo e documentação sobre a mesma. É utilizada por empresas e todo o mundo e tem dados impressionantes. O que gosto mais é os seus artigos que, mesmo não usando a ferramenta, podes aprender muito sobre marketing de conteúdo.
Se queres algo bastante profissional para agência, é uma excelente recomendação para ti e para clientes.
Ubbersugest
Esta é também uma ferramenta gratuita (com limites) para pesquisar keywords, e também obter ideias de keywords para artigos. Serve também para analisares o teu blog e como quais as páginas mais visitadas.
É criada pelo Neil Patel, profissional de SEO, e podes obter a versão premium por 29€ por mês. É possivelmente a ferramenta mais acessível para quem quer mesmo gerir o SEO do seu blog de forma autónoma e com várias ferramentas ao dispor. Por isso, aconselho a começares por esta antes de partires para outras mais profissionais.
Answer the Public
Esta não é bem uma ferramenta de pesquisar keywords, mas sim uma “listening tool”.
Considerando que existem biliões de pesquisas no Google todos os dias, esta app gratuita permite-te perceber o que é que as pessoas estão a pensar quando pesquisar determinadas palavras ou temas.
Ou seja, analisam os dados de “autocomplete” do Google para depois dar-te sugestões de títulos, frases ou combinações de palavras que te ajudam a criar um conteúdo altamente atual. É um bom braço direito para saber se deves escrever sobre “como fazer algo” ou “porquê fazer algo”.
Google Keyword Planner
Se queres saber como atrair visitas a quem pesquisa no Google, porque não usar a ferramenta deles?
A Google Keyword Planner está inserida na plataforma do Google Ads, mas podes aceder gratuitamente mesmo que o teu blog não tenha anúncios.
É uma ferramenta para pesquisar keywords, em que podes preencher diferentes opções e ainda recomendar-te outras. Para quem quer fazer anúncios, também mostra o valor da palavra-chave, garantindo uma informação mais completa.
Pesquisa do Google
Por fim, basta abrir a barra de pesquisa do Google para teres uma ideia do que as pessoas andam a pesquisar.
Abre em janela anónima e introduz as palavras que procuras. Primeiro, nota no mecânismo de auto-complete antes de pesquisar, para obteres mais ideias.
Depois de fazer a pesquisa, no fundo da primeira página, vê as pesquisas relacionadas, para obter mais ideias de possíveis keywords.
Repete a pesquisa para outra palavra chave para veres qual é aquela que tem mais pesquisas. Nota também se os primeiros resultados do Google são parecidos ao conteúdo
É uma forma de veres se esse é o teu público-alvo ou então terás de escolher outra variação.
Estas são algumas ferramentas para pesquisar keywords que bloggers e outros profissionais utilizam no seu dia-a-dia. Pessoalmente utilizo muito a pesquisa do Google, e o Ubersuggest, porque recebo dados fidedignos e tomo decisões rápidas. Assim, penso numa palavra-chave, retiro uma dúvida se devo escrever de uma ou de outra forma e consulto os dados para tirar conclusões. E depois é começar a escrever.
Como último conselho, utiliza pelo menos duas destas ferramentas, para poderes cruzar dados e escolher melhores keywords.