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Marketing Digital

6 ferramentas para agendar posts nas redes sociais

Criar conteúdos para diferentes redes sociais pode ser muito mais simples com estas ferramentas para agendar posts nas redes sociais. Descobre estas sugestões.

Certamente deves seguir vários empreendedores digitais que criam conteúdos em diversas plataformas.

Olha para o exemplo da Filipa Maia: tem um site, um Instagram, um Podcast e até um canal de YouTube. São quatro formas de criar conteúdos, como é que ela consegue?

Certamente a Filipa, tal como tantos outros, faz um calendário de conteúdos. Ou seja, não espera para arranjar inspiração todos os delas. Ela planeia os seus conteúdos para ser uma presença constante nas redes sociais.

Outro truque que muitos empreendedores digitais seguem é automatizar o processo de publicação nas redes sociais. E tal é feito através de agendamento de conteúdos quer seja no Facebook ou Instagram.

Para agendar agendar conteúdo e para isso existem ferramentas para agendar posts nas redes sociais

Uma das formas mais práticas de criar conteúdo é então preparares por fases. Em vez de estares a pensar todos os dias o que publicas, planeias o conteúdo. Crias o conteúdo e depois agendas.

Assim, num tarde de domingo, dedicas algumas horas a criar vários conteúdos para diversas redes sociais e automatizas o teu processo de publicação para vários dias ou até para um mês inteiro.

Ao usares ferramentas para agendar posts, consegues manter a consistência. Tens sempre algo para dizer semanalmente, continuas a criar interação com os teus seguidores e a tua marca ganha robustez com esses conteúdos.

Sim, este é um segredo de sucesso: preparar e planear conteúdo, bem como agendar.

Que ferramentas para agendar posts existem?

Estas ferramentas já são usadas há vários anos. Poupam trabalho a ti e também a agências de comunicação com diversos clientes. O trabalho pode ser feito em horário laboral, sem teres de trabalhar ao fim-de-semana.

Existem ferramentas gratuitas e outras pagas, consoante o número de perfis que usas. Umas são criadas exclusivamente para uma determinada rede social e outras admitem várias ao mesmo tempo.

Assim, para escolher a melhor ferramenta deves primeiro olhar para os teus perfis e o trabalho que queres desenvolver. Estas são algumas ferramentas para agendar posts que recomendo.

1 – Facebook e Instagram Schedule

O próprio Facebook facilita o trabalho pois tem uma ferramenta própria gratuita para agendar posts para Facebook e Instagram.

Por isso é a primeira ferramenta que podes trabalhar e não tens de pagar mais por ela.

Assim, entra na tua página de Facebook -> Publishing Tools -> Scheduled Posts. Cria um posts, preenche o texto e a imagem e escolhe o melhor dia para publicar. Repete quantas vezes necessário para agendar várias semanas.

Caso também tenhas a tua conta de Instagram, podes no mesmo sítio publicar e agendar conteúdos para lá. Assim, no mesmo ecossistema, crias posts para duas redes sociais. Vê o próprio guia do Facebook a explicar onde o podes fazer.

2 – Buffer

ferramentas para agendar posts nas redes sociais exemplo buffer

Esta é a uma ferramenta para agendar posts de redes sociais para perfis de Facebook, Instagram e Twitter.

Tem uma versão gratuita, em que podes adicionar 3 perfis e agendar 10 publicações. É pouco, mas já é qualquer coisa para ir gerindo. O pacote seguinte são 15 dólares por mês, para 8 perfis e 100 conteúdos.

Uso para alguns clientes e é muito intuitiva de usar e prática. Tens também uma app mobile para ir verificando as publicações.

3 – Hootsuite

Esta ferramenta para agendar posts é muito parecida ao Buffer, diria que são concorrentes. As diferenças estão no número de perfis que podes acrescentar.

O Hootsuite trabalha com integrações com Facebook, Instagram, Youtube, LinkedIn, Twitter e Pinterest. Ou seja, qualquer rede social que utilizes pode ser agendada nesta plataforma.

O primeiro preço são 39 dólares por mês, e tens 10 perfis e posts ilimitados para agendar. É uma ferramenta a considerar se tens vários conteúdos ou até queres acumular perfis numa só conta.

Ler mais: Para teres sucesso nas redes sociais, só tens de fazer isto

4 – Later

O Later ficou conhecido por trabalhar essencialmente conteúdos para Instagram. Por isso se adoras esta rede social, podes começar por aqui.

No Later, podes começar gratuitamente e agendar até 30 publicações. O extra é teres um “Instagram Visual Planner” em que podes ver como é que o teu feed vai ficar depois da publicação. É uma ferramenta boa para veres como vai ficar o teu perfil e como cada publicação compõe o teu feed bonito.

Para fazeres o upgrade, o primeiro pacote são 12 dólares por mês e aí já podes ter 60 publicações, para um utilizador.

Se mais do que uma pessoa agenda os conteúdos ou trabalhas em agência, deves considerar um plano que possa ter diferentes users.

5 – Tailwind

À semelhança do Later, o Tailwind é especialista em criar, publicar e agendar conteúdos para Pinterest. Pode também ser usado para Instagram. E tem uma versão gratuita para experimentares.

O Pinterest não é bem uma rede social, pois é semelhante a um motor de busca como o Google. Além disso, é preciso criar conteúdo em massa, todos os dias, para a plataforma dar destaque aos teus conteúdos. O bom é que dá primazia a criadores de conteúdo, o que pode ser bom para o teu blog.

Em vez de estares todos os dias a criar 5-10 pins, o Tailwind ajuda-te a criar, agendar na melhor hora e automatizar o número de pins publicados todos os dias. Em apenas um dia de trabalho, consegues agendar pins para 20 dias! É mesmo o milagre da automatização a trabalhar para ti. Descobre como usar esta plataforma com a Laís Schulz.

6 – Swonkie

ferramentas para agendar posts swonkie portugal

Por fim, não podia deixar de falar da plataforma portuguesa Swonkie. Uma solução para empresas em que podes agendar e gerir as publicações em diversas redes sociais.

No entanto, também podes usar nos teus projetos, por 20€ por mês. Tens 1000 publicações e 10 perfis, podendo agendar até 2 meses. É uma ferramenta de automatização bastante avançada!

Além disso, é muito mais do que agendar publicações. Podes publicar e agendar, obter relatórios sobre a concorrência e até gerir comunidades e mensagens. Tens acesso a ferramentas de Social Listening num pacote superior. E por ser em português, podes contar um um apoio mais próximo caso tenhas dúvidas.

Ler mais: Social Listening: como conhecer o teu público-alvo

Estas são ferramentas para agendar posts nas redes sociais. Para o fazer, não te esqueças de criar a tua estratégia de conteúdo, entender como funciona o teu utilizador e que informação ele procura. Ao conheceres muito bem a tua marca, podes então criar conteúdos e agilizar o tempo que passas a fazê-lo. Bons agendamentos!

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