rapariga a escolher o dominio para a web
Blog

Como escolher o domínio para o teu blog

Estás a registar o teu blog, mas não sabes como escolher o domínio? Estas são algumas questões para te ajudar a decidir.

Quando estás a criar um blog, há sempre aquela “million dollar question”: como é que vou chamar o meu blog?

Para quem está a começar, esta questão pode ser um entrave. E há quem já tenha uma ideia clara do nome. Mas depois esquece-se de que o nome pode não ser o mais fácil para o domínio do teu blog.

Quando se trata de comunicação digital, deves pensar de que forma o utilizador vai-se lembrar de ti e dos teus conteúdo. Por isso escolher um nome é realmente importante, porque também vai impactar a tua escolha de domínio.

O que é o domínio?

O domínio é o “nome” do teu blog e é como se fosse a morada do teu site.

Na internet existem diversos endereços de IP que é onde está alojado o teu blog. Mas não seria nada prático estarmos a digitar números para visitar o site do supermercado ou a loja de roupa, certo?

Assim, foi criado um sistema de domínio. Este é gerido pelo DNS, um diretório de nomes que correspondem a números. Cada nome corresponde a um número e assim é muito mais fácil lembrares-te de um nome como “Erre Grande” do que a extensão do meu domínio.

Aconselho sempre a fazeres esta compra, porque torna o teu blog mais profissional e memorável. Se é um blog pessoal, usares uma plataforma como o Blogger não tem qualquer problema. Mas se queres ter que seja uma ferramenta para melhorar a tua presença digital, então deves comprar o domínio.

Como escolher o domínio?

Para escolher o domínio web, geralmente antes escolhes o nome do teu blog. O teu nome deve estar de acordo com a tua mensagem ou marca.

Quando escolhi o Erre Grande, escolhi em português porque o meu conteúdo é em português. Podes criar um nome giro, criativo, mas tem de estar relacionado com a tua marca.

Existem blogs com nomes mais originais e outros mais relacionados com os temas que o site aborda. “A Pipoca Mais Doce” não diz muito sobre determinada marca, mas “A Pitada do Pai” dá-te uma melhor imagem do que pode ser: é um blog relacionado com cozinha e escrito por um homem, parece-me (e é verdade!).

Escolher o domínio é uma decisão que vai implicar a tua marca. É assim que as pessoas te vão recordar e aos teus conteúdos. Por isso é muito importante que esteja relacionado com os temas que trabalhas.

O que deves ter em conta?

  • Qual o nome do meu blog?
  • Quais os temas que trabalho?
  • Que palavras melhor descrevem a minha missão?
  • Que nomes gosto?

Estas perguntas são o ponto de partilha para escolher o domínio do teu blog.

Ler mais: Como escolher o nome do blog? Faz estas 3 questões

.pt ou .com?

É a mesma questão sobre ser em português ou inglês.

Para o título do teu blog, aconselho a ser em português, se o teu blog for em português. Houve uma moda de muitas bloggers terem nomes em inglês porque eram mais cativantes e criativos. Contudo, se os utilizadores vão pesquisar termos em português para ler os teus conteúdos, deve haver uma concordância com essa marca.

Neste caso, penso na mesma ideia quando me perguntam: “registo o domínio em .pt ou .com?”

Se a tua audiência está em Portugal ou países em que se fala português, faz todo o sentido registar o teu blog em .pt. Caso seja um projeto mais internacional e até em inglês, considera o .com.

Contudo, é mais difícil registar em .com, porque há mais concorrência. Por isso aqui tens de fazer um esforço extra de saber se o teu nome escolhi está disponível.

Dicas práticas antes de escolher o domínio

Como sabes, comprar um domínio implica um investimento anual reduzido. No entanto, é uma escolha que tem o seu peso. Isto porque o nome vai ficar associado a ti e à tua marca.

Se os teus leitores vão-te conhecer por determinado nome, vai ser mais complicado alterar. Assim segue estas dicas para fazer uma melhor escolha:

  • Simplifica;
  • Escolhe nomes curtos e com menos palavras, para serem memoráveis;
  • Vê se faz sentido escolher uma palavra-chave ligada ao teu tema;
  • Lê o teu nome escolhido em voz alta: é fácil de dizer, de escrever?
  • Pesquisa se o nome já existe antes de avançares com a estratégia de marca.

Onde comprar o teu domínio? Visita a WebHS para teres um serviço que te dá apoio, tira as tuas dúvidas e tem soluções com bons preços. É o que utilizo e respondem-me a qualquer questão. Além disso, o blog deles pode-te ajudar muito em questões técnicas que possas ter com o teu blog WordPress.

Assim, quando estiveres a escolher o domínio para o teu site ou blog, faz um estudo sobre o tema. Pensa qual o melhor nome, vê se está disponível e se está de acordo com a tua mensagem.

Sharing is caring!