MOTIVAÇÃO

No verão estamos em standby?

O verão é a altura predilecta para estar em standby. Mas podemos aproveitar o tempo de outra maneira.

Chegámos ao mês de Julho e as temperaturas quentes não deixam margem para dúvida: o verão já chegou, as férias estão aí.

Verão é sinónimo de descanso.

Quando éramos crianças, Julho era sinónimo de férias. O verão era longo, e era passado na praia, no campo, com os avós, a comer gelados. Eram férias de três meses cheios, cheíssimos.

Com o avançar dos anos, os exames no secundário, as cadeiras na faculdade e a entrada no mercado de trabalho aparecem uma a seguir à outra. A noção de verão e férias passou a ser um pouco mais confusa, porque quantos de nós é que temos férias no Verão?

Como adulto, também há standby no verão?

Apesar de a maturidade não trazer mais essas regalias, é possível sentirmos um maior relaxamento no trabalho. Parece que há uma maior leveza na gestão de projectos (a não ser que sejam eventos de verão), uma diminuição do ritmo de trabalho.

Em Lisboa, o Agosto é vivido com um ritmo muito lento. O mundo pára, literalmente. E, se a cidade pára, o trabalho também. Se temos mais tempo livre, aproveitamos para descansar, para passear, para molengar e para esquecer algum trabalho.

Mas também podemos aproveitar o tempo para não estar em standby.

Pode começar o teu side hustle durante o verão, em part-time, nas horas livres depois do trabalho. Tens uma paixão, podes segui-la e torná-la realidade, para um futuro próximo.

Os dias também são maiores, por isso podes trabalhar mais e descansar mais. Se és freelancer, não pares no verão! Aproveita esta altura para fazer aquelas ações mais de “backoffice” ou angaria clientes para fazer um kick-off da temporada o mais cedo possível.

Podemos estar em standby no verão, mas não pares a tua vida

Mais do que aproveitar o Verão, devemos aproveitar melhor o nosso tempo. Este dá para ir à praia e para outras coisas. Se o trabalho está menos exigente, porque não concentrar a energia extra nos nossos projectos pessoais?

O tempo livre e o sol deixam-nos mais bem dispostos, por isso cultiva as tuas relações. Com os dias maiores, porque não acordar mais cedo e ter um tempo mais pessoal, com meditação, leitura ou exercício físico?

Verão é sinónimo de praia e de descanso, mas também pode ser sinónimo de refrescar as ideias. Assim, podes dar uma maior força aos nossos objectivos profissionais e pessoais. Aproveita o tempo para descansar e para cuidares de ti.