edx cursos online
Carreira

edX: conhece esta plataforma e 7 sugestões de cursos

Queres fazer cursos online ministrados por universidades conhecidas? Conhece a plataforma edX e descobre que cursos fazer.

Quando se trata de melhorar a carreira ou ter mais ferramentas para o teu desenvolvimento pessoal, realizar cursos online pode ser uma forma de ter mais conhecimento.

Este é um tema que me diz muito, pois desde a quarentena que ando a estudar mais. Ao estar em teletrabalho, quis aproveitar o máximo de tempo para explorar conhecimentos. Essa experiência deu-me alguns insights de como estudar melhor e que plataformas são mais úteis neste contexto.

Para além destes sites para realizar cursos online, deves também conhecer o edX e “colocá-lo” na tua vida.

website edx de cursos online

O que é o edX?

o edX é um dos sites de cursos online mais conhecidos, criado em parceria entre as universidades de Harvard e Princeton. Tem mais de três mil cursos alunos e milhares de alunos por todo o mundo. A sua experiência educativa foca-se muito em levar uma experiência diferente (com vídeos e gráficos) e actividades práticas com questionários, assessments e ambientes virtuais.

A principal vantagem é que os formadores são profissionais de universidades muito conhecidas, como MIT, Harvard, Berkeley, Boston University, Sorbonne Université, The University of British Columbia, Imperial College London, Stanford, entre outros.

Qual é a oferta do edX?

Costumo dizer que o edX é um irmão para o Coursera, pois segue um modelo parecido.

Os cursos são de diversas áreas, com principal foco no conhecimento científico. Pois ao seguir o método científico, os alunos podem fazer um curso em que aprendem a teoria e aplicam esses conhecimentos a eventos reais.

As principais áreas leccionadas são Ciências da computação, Línguas, Ciência de Dados, Gestão e Negócio, Engenharias como Biomédica, Química, Civil, Industrial, e também a área das humanidades. Por isso, independentemente da tua área, podes estudar no edX assuntos como estatística, história, literatura, finanças de empresas, Java, Power BI, Mandarim e escrita.

O edx tem cursos online gratuitos, pelo que podes ter de pagar para obter o certificado. Contudo, nem sempre vale a pena ter um certificado de um curso online. Assim antes de fazer o curso, vê qual o investimento que estás disposto a fazer.

Em termos de cursos existem também vários programas

Dentro da sua oferta, existem tipos de cursos que podes escolher, caso queiras investir num curriculum mais estruturado:

  • MicroBachelors para quem quer ter conhecimento ao nível de uma licenciatura em determinada área;
  • MicroMasters, para quem está a pensar ter uma formação ao nível do mestrado;
  • Certificados profissionais, para obter conhecimentos mais técnicos;
  • XSeries, um curriculum próprio para ter um conhecimento aprofundado de determinada área;
  • Mestrados online dados por universidades de renome;
  • Formação executiva para profissionais.

Com esta diferente oferta, consegues ir para além dos cursos online e ter um curriculum mais profissionais. Contudo, deves entender que alguns destes cursos não dão equivalências a licenciaturas ou mestrados, por isso, antes de comprar, investiga e faz uma lista de opções que tens, online e offline.

Quais os cursos recomendados no edX?

Considerando esta plataforma, estes são alguns cursos que podes explorar, de forma totalmente gratuita. Neste caso, as sugestões são ligadas a marketing, soft skills e programação.

Cursos de marketing e gestão

Introduction to Marketing – The University of British Columbia, para aprender os fundamentos e estratégias básicas, como segmentação de clientes, psicologia do consumidor, estratégia de preços, etc.

Strategic Brand Management – Curtin University, para aprender sobre decisões de gestão de marca, posicionamento e marketing e comunicação no geral.

Strategic Management – Wharton University of Pennsylvania, um certificado profissional para aprender a gestão estratégica de uma empresa, como maximizar as vantagens competitivas e ter um crescimento sustentável.

Para teres um certificado de marketing digital, vê nas artigos quais os cursos de marketing digital que recomendo.

Cursos de programação

CS50’s Computer Science for Business Professionals – é um dos cursos mais maravilhosos que fiz, pois o formador é contagiantes. Aconselho bastante para quem quer perceber o mínimo de tecnologia, sem qualquer tipo de experiência.

CS50’s Introduction to Computer Science – Harvard University, este é então o curso mais alargados e um dos mais populares no edX. Nele vais aprender sobre diversas tecnologias, como C, PHP, JavaScript, SQL, CSS, e HTML. É um curso longo, mas com os conhecimentos fundamentais para dar um salto na carreira.

Cursos de soft-skills

Successful Negotiation: Essential Strategies and Skills – University of Michigan, para aprender a preparar uma negociação, quais as técnicas para o sucesso, o que colocar num contrato e como acompanhar o serviço ao cliente final.

The Science of Happiness at Work – Berkeley University of California, um programa transformado em 3 cursos, para aprender os fundamentos da felicidade no trabalho e como trabalhar a resiliência, a empatia e a inteligência.

Se queres ter uma formação reconhecida e com conhecimentos sólidos, explora estas opções no edX. Bons estudos!

Sharing is caring!