estudar um curso online de forma eficaz
Desenvolvimento Pessoal

3 boas práticas para estudar (e concluir) cursos online

Depois de fazer vários cursos online, anotei algumas boas práticas para estudar cursos online de forma eficiente. Estas são algumas lições que aprendi.

2020 foi certamente o ano dos cursos online. Fiz cursos de marketing digital, utilizei diferentes sites para diferentes conteúdos e investi várias horas para obter conhecimentos teóricos e práticos. Estudei um pouco de tudo e estas experiências ajudaram-me a perceber muitas coisas.

Um dos principais pontos é que é muito fácil comprar um curso online, começá-lo e nunca mais o acabar! É normal haver um primeiro entusiasmo de aprender, mas depois o trabalho, os conteúdos, o exercício de aprender à distância e sem supervisão são desafios difíceis de superar.

Por isso, comecei a olhar para os cursos online de outra forma. Primeiro, percebi que nem sempre valia a pena comprar um certificado. Poupo dinheiro, é certo, e consigo estudar os conteúdos de outra forma. Além disso, comecei a organizar melhor a minha agenda e a fazer um curso de cada vez.

Com estas tentativas, aprendi algumas boas práticas para poderes estudar melhor, mais rápido e a conseguir ter os conteúdos de que necessitas.

1 – Definir um calendário semanal

Com o entusiasmo de estudar online, comecei a subscrever alguns cursos e depois não os conseguia acabar. Ou então começava durante uns dias e depois nunca mais lhes pegava.

Uma forma de fazer um curso online completo é olhar para a duração do curso e dividir por sessões de 30 minutos. Por exemplo, se um curso do Udemy tem 3 horas, quer dizer que tenho seis sessões. Posso fazer em seis dias seguidos, fazendo uma semana ou então durante mais tempo, com apenas um dia de intervalo. Assim, foco-me apenas num curso de cada vez e termino o mesmo de forma mais rápida, porque estou concentrada no mesmo,

Uma dica: anotar as sessões no Google Calendar para não esquecer no final do dia para ligar a Netflix um pouco mais tarde.

2 – Tirar notas apenas em alguns casos

Esta não é uma resposta simples, porque depende. Já fiz cursos em que retirei várias notas e depois não consultei mais as mesmas.

Os cursos online têm na sua base estudar alguma área ou aprender uma determinada competência. Nem sempre é fácil estar atenta várias horas de seguida e por isso tirar notas ajuda a seguir a aula, em texto e em imagens. Posso parar o vídeo para tirar notas ou deixar o vídeo correr e só depois é que escrevo o que me pareceu relevante. Em “tempos mais preguiçosos”, geralmente copio a transcrição do texto para ficar com algum registo.

Contudo, em cursos mais práticos, como o SheCodes Workshop, não acompanhei os exercícios com notas. Apenas apontei algumas notas que revisito sempre que tenho dúvidas.

Assim, tenta ter um critério que te faça sentido: eu tiro notas quando é um curso em que vou aplicar os conteúdos em projetos pessoais ou profissionais, pois sei que posso precisar de revisitá-los; e não tiro notas se é um curso para obter conhecimentos “laterais”, que me vão ajudar a pensar melhor ou por diversão, apenas acompanho sem tirar notas.

Coloco todas as minhas notas no Notion.so, uma plataforma utilizada para gestão de projectos e de equipa. Tenho lá uma colecção com os vários conteúdos que fui retirando.

3 – Coloca legendas sempre

Tenho a tendência para escolher cursos em inglês. Não porque os conteúdos em português não sejam bons, mas sim porque o mercado de oferta é maior na língua inglesa. É preciso mais tempo para pesquisar e escolher, é certo. Para isso, há determinados sites de cursos online que são especializados em conteúdo educacional para poderes estudar qualquer assunto com um misto de conhecimentos teóricos e práticos.

Nestas várias plataformas, coloco sempre legendas. Nem sempre o áudio é bem gravado, o sotaque pode ser imperceptível e por isso usar legendas (em português ou em inglês) são uma boa forma de acompanhar o curso. Assim estás a estudar a ouvir e a ler ao mesmo tempo.

Estas são pequenas dicas práticas para estudar cursos online de forma eficaz, terminando cursos e obtendo conteúdo de forma rápida. Bom estudo!

Sharing is caring!