Depois de fazer vários cursos online, anotei algumas boas práticas para estudar cursos online de forma eficiente. Estas são algumas lições que aprendi.
2020 foi certamente o ano dos cursos online. Fiz cursos de marketing digital, utilizei diferentes sites para diferentes conteúdos e investi várias horas para obter conhecimentos teóricos e práticos. Estudei um pouco de tudo e estas experiências ajudaram-me a perceber muitas coisas.
Um dos principais pontos é que é muito fácil comprar um curso online, começá-lo e nunca mais o acabar! É normal haver um primeiro entusiasmo de aprender, mas depois o trabalho, os conteúdos, o exercício de aprender à distância e sem supervisão são desafios difíceis de superar.
Por isso, comecei a olhar para os cursos online de outra forma. Primeiro, percebi que nem sempre valia a pena comprar um certificado. Poupo dinheiro, é certo, e consigo estudar os conteúdos de outra forma. Além disso, comecei a organizar melhor a minha agenda e a fazer um curso de cada vez.
Com estas tentativas, aprendi algumas boas práticas para poderes estudar melhor, mais rápido e a conseguir ter os conteúdos de que necessitas.
1 – Definir um calendário semanal
Com o entusiasmo de estudar online, comecei a subscrever alguns cursos e depois não os conseguia acabar. Ou então começava durante uns dias e depois nunca mais lhes pegava.
Uma forma de fazer um curso online completo é olhar para a duração do curso e dividir por sessões de 30 minutos. Por exemplo, se um curso do Udemy tem 3 horas, quer dizer que tenho seis sessões. Posso fazer em seis dias seguidos, fazendo uma semana ou então durante mais tempo, com apenas um dia de intervalo. Assim, foco-me apenas num curso de cada vez e termino o mesmo de forma mais rápida, porque estou concentrada no mesmo,
Uma dica: anotar as sessões no Google Calendar para não esquecer no final do dia para ligar a Netflix um pouco mais tarde.
2 – Tirar notas apenas em alguns casos
Esta não é uma resposta simples, porque depende. Já fiz cursos em que retirei várias notas e depois não consultei mais as mesmas.
Os cursos online têm na sua base estudar alguma área ou aprender uma determinada competência. Nem sempre é fácil estar atenta várias horas de seguida e por isso tirar notas ajuda a seguir a aula, em texto e em imagens. Posso parar o vídeo para tirar notas ou deixar o vídeo correr e só depois é que escrevo o que me pareceu relevante. Em “tempos mais preguiçosos”, geralmente copio a transcrição do texto para ficar com algum registo.
Contudo, em cursos mais práticos, como o SheCodes Workshop, não acompanhei os exercícios com notas. Apenas apontei algumas notas que revisito sempre que tenho dúvidas.
Assim, tenta ter um critério que te faça sentido: eu tiro notas quando é um curso em que vou aplicar os conteúdos em projetos pessoais ou profissionais, pois sei que posso precisar de revisitá-los; e não tiro notas se é um curso para obter conhecimentos “laterais”, que me vão ajudar a pensar melhor ou por diversão, apenas acompanho sem tirar notas.
Coloco todas as minhas notas no Notion.so, uma plataforma utilizada para gestão de projectos e de equipa. Tenho lá uma colecção com os vários conteúdos que fui retirando.
3 – Coloca legendas sempre
Tenho a tendência para escolher cursos em inglês. Não porque os conteúdos em português não sejam bons, mas sim porque o mercado de oferta é maior na língua inglesa. É preciso mais tempo para pesquisar e escolher, é certo. Para isso, há determinados sites de cursos online que são especializados em conteúdo educacional para poderes estudar qualquer assunto com um misto de conhecimentos teóricos e práticos.
Nestas várias plataformas, coloco sempre legendas. Nem sempre o áudio é bem gravado, o sotaque pode ser imperceptível e por isso usar legendas (em português ou em inglês) são uma boa forma de acompanhar o curso. Assim estás a estudar a ouvir e a ler ao mesmo tempo.
Estas são pequenas dicas práticas para estudar cursos online de forma eficaz, terminando cursos e obtendo conteúdo de forma rápida. Bom estudo!