design para redes sociais computador com desenhos
Marketing Digital

Design para redes sociais: 6 aspetos a saber

Já sabes o que postar nas redes sociais, mas como fazer publicações bonitas e impactantes? Aplica estes princípios no design para redes sociais.

Se estás a criar o teu blog ou a gerir o que já tens, sabes como é importante ter redes sociais. Elas ajudam a que os teus artigos de blog cheguem a outros públicos, bem como a interagir com os teus leitores.

Existem diversas redes sociais. Em Portugal, as redes mais usadas são Facebook, Youtube, Instagram, WhatsApp e LinkedIn.

Para o Erre Grande, utilizo essencialmente Facebook e LinkedIn, em que partilho os conteúdos. Para o Instagram, ainda consigo adaptar para publicações no feed referente a livros que leia, por exemplo.

Ler mais: Faz mais com menos: como reaproveitar conteúdo para diversas plataformas

Se uma das preocupações é o conteúdo, há outra ainda mais importante: o design gráfico das tuas publicações. As redes sociais privilegiam muito a imagem para chamar à atenção, sendo usada mais no Instagram. No LinkedIn, resultam bem infografias que envolvem também ter imagem.

É preciso ser um Ás de design para redes sociais?

Entendo a tua preocupação, porque eu sou uma nódoa em desenho. Não sei bem conjugar as cores, os elementos ou manter uma consistência para ter uma imagem apelativo. Consigo facilmente escrever um artigo ou um copy, mas desenhar alguma coisa é difícil.

Contudo, para ajudar o meu blog, tive de aprender alguns conceitos de design para melhorar a minha presença.

Uma boa forma de começar é através de uma ferramenta de design como o Canva.

O Canva é uma plataforma gratuita com designs pré-definidos para diversos formatos em redes sociais. Podes desenhar fotos de capa e publicações para Facebook, stories para Instagram e até criar vídeos e um logótipo para a tua marca. É uma ferramenta muito intuitiva, fácil de usar e que vai elevar o teu design para redes sociais.

Contudo, não basta saber mexer. Ao teres alguns conhecimentos, vais compor um bom visual para as tuas mensagens, ser apelativo nas redes sociais, motivar outros a partilhar os teus conteúdos e, com isso, obter mais visitas. Por isso, segue estes conceitos.

6 aspetos a ter em conta no design para redes sociais

A teoria das cores

Esta teoria compõe uma série de regras aplicáveis à cor. Ao leres um pouco sobre esta teoria, vais perceber que cores conjugam melhor, como usar mais contraste, e conceitos como cores primárias, cores secundárias e cores complementares.

Aprende estes conceitos para perceber porque é o teu design pode ter problemas e como resolvê-los.

No design para redes sociais, é comum escolher duas cores para contrastar ou complementar e adicionar o branco ou o preto, que facilita a leitura e o reconhecimento dos conteúdos. Por isso, escolhe as tuas duas cores e depois o branco para complementar.

O significado de cada cor

Quando escolhes as cores para o teu blog ou para a tua marca, também tens de saber o significado por detrás de cada cor.

Sabias que o azul é uma cor fria e o vermelho uma cor quente? E que o amarelo que representa o otimismo e a felicidade? Ou que o roxo é a cor da realeza? Certamente que este conhecimento vai influenciar muito as cores a usar nas tuas redes sociais.

Podes aprender isto na própria plataforma do Canva, numa área dedicada à cor, podendo até gerar combinações de cores de forma automática.

Ler mais: Social Listening: como conhecer o teu público-alvo

Aplicar a regra 60-30-10

Esta regra é importada do design de interiores e da arquitetura, mas vai-te ajudar muito nos teus materiais de promoção. Imagina que escolhes o azul, o laranja e o branco. Mas como saber se deves usar mais laranja ou azul? É aqui que aplicas a regra 60-30-10.

A regra diz que deves escolher usar 60% a cor deminante, 30% a cor secundária e 10% a cor de destaque.

Essa é uma regra da arquitetura e da área do design de interiores, mas ela também pode ajudar você a unir cores de uma forma mais fácil e coesa em outros ramos, como nas interfaces, por exemplo.

design para redes sociais com profissionais

Composição de imagens

Depois de saberes as cores tens de criar os tipos de publicações que vais fazer. São frases inspiracionais? São imagens do dia-a-dia? Que mensagens vão ter?

Ao saberes os tipos de publicações (imagem, vídeo, stories, imagens de capa), podes conjugar as cores. Podes fazer uma imagem com o fundo de cada cor e fazer com os textos ou títulos de que precisas. Consulta também as sugestões de design do Canva ou pedir ajuda a um designer para teres as tuas próprias criações.

É muito importante manter a harmonia de composição para que a leitura seja fácil e as cores não sejam agressivas aos olhos de quem vê.

Criar rubricas visuais

Uma forma prática de criar design para redes sociais com um visual consistente é criar rubricas de conteúdo. Ao definires tipos de conteúdo a fazer, já tens uma imagem feita para repetir.

Por exemplo, ao publicares sugestões de livros, podes criar uma imagem tipo e alteras o título do livro sempre que publicas. Assim, tens um conteúdo pré-feito que te ajuda a preencher aquele dia no calendário.

É também uma forma de criar reconhecimento de marca. Se um utilizador estiver a acompanhar, já reconhece o teu conteúdo através das pistas visuais da imagem.

Ler mais: 7 passos para começares a usar o Instagram para o teu blog

Adaptação para diversos formatos

Por fim, o design para redes sociais deve respeitar os formatos de cada publicação. Assim, deves ter em conta como fazer essa adaptação.

As imagens no Instagram devem ser dois formatos: quadrados no feed e os stories são mais retangulares. Logo, para a mesma rede social tens de adaptar a imagem para o melhor formato. Adaptar implica copiar os elementos e fazer um novo enquadramento. Neste caso, aprender alguma coisa básica de teoria do design dá-te uma ajuda extra.

O Canva vem com os formatos pré-definidos pelo que tens metade do trabalho feito.

Ler mais: O que publicar em cada rede social para promover o teu blog

Estas são as dicas de que precisas para começar a ter um design para redes sociais coerente e apelativo. Estuda um pouco sobre o tema, cria conteúdos apelativos gratuitamente e escolhe estrategicamente as cores do teu blog.

Sharing is caring!