desafio 90 dias dia 1
Desenvolvimento Pessoal

O que é um desafio 90 dias e as suas vantagens

Fazer um desafio de 90 dias pode ajudar-te a começar um projecto ou a desenvolver uma skill. Sabe as vantagens e como começar este desafio.

Sou uma pessoa que gosta de desafios e para 2021 tinha pensado apenas seguir um currículo de cursos online para realizar. Contudo, o Tiago Faria desafiou-me para fazer um desafio grande que já tinha ouvido falar, mas ainda não tinha tentado – o desafio 90 dias.

O que é um desafio 90 dias?

Tal como o nome indica, é um desafio que tem duração de três meses, em que todos os dias deves fazer uma ação.

O meu desafio é escrever um artigo por dia, entre 600 a 800 palavras, sobre temas relacionados com blogs, webistes, esccrita, desenvolvimento pessoal – será tudo sobre educação. No final, terei muito mais do que 90 artigos. Isto vai-me ajudar a especializar num nicho, praticar as minhas competências, criar uma fábrica de ideias, bem como aumentar a frequência de publicação de artigos neste cantinho.

Quais as vantagens de fazer um desafio 90 dias?

Existem vários desafios que podes fazer ao longo da vida, alguns deles ligados à saúde e ao desporto. Como as Segundas-Feiras sem Carne, 28 dias vegetariano, um desafio de abdominais.

Muitos destes desafios podem ser de 30 dias ou mais. Se a duração é um mês, acaba por ser mais fácil e até divertido. Mas um desafio de meses é um desafio com maior prazo. Certamente vai haver alturas de maior desespero. Contudo, se conseguires ultrapassar as barreiras das quatro ou seis semanas, acabas por criar um ritmo próprio. Se parares a meio, podes não conseguir criar essa rotina e obter os verdadeiros ganhos.

Ter um método ajuda-te a focar

É verdade que já sei escrever artigos para o blog e até crio algumas ideias ao longo do ano. Mas seguir uma estrutura com vários critérios ajuda-te a focar e a ser mais produtivo.

Tal como frameworks de programação, ter um método permite-te saber exactamente o que tens de fazer diariamente. Saber que tenho de escrever todos os dias faz-me escolher dizer “NÃO” a vários projectos e pensar que tenho esta prioridade. Tenho sim de entregar o artigo e, quando existem prazos, és muito mais prático e focado na ação do que nas “pequenas coisas” que não vão acrescentar muito valor.

desafio 90 dias calendario aberto em papel

A arte de criar um hábito

Robin Sharma defende que podes seguir um método para criar um hábito e leva muito mais do que apenas 30 dias.

Neste artigo, o coach profissional fala de pelo menos 66 dias e define três fases:

  • Nos primeiros 20 dias, estás a destruir os velhos hábitos.
  • Na segunda fase, há confusão, porque depois de destruir, tens de renovar.
  • Depois vem a terceira fase, nos últimos 20 dias, a integração do novo hábito.

Passando isto para o desafio 90 dias, podes ver que os primeiros 30 dias são a destruição de velhos hábitos e será a fase da consistência. O teu mindset tem de estar focado em fazer algo todos os dias que antes não fazia, sem falhar.

Nos segundos 30 dias, é quando começas a ficar cansado, de que podes não ter mais ideias e que desesperas. Contudo, se continuares a trabalhar, nos últimos 30 dias, já tens o hábito enraizado e entras em modo “fábrica”.

Já testas-te o teu método e sabes como contornar as tuas fraquezas. Criar este desafio e ir conquistando aos poucos, todos os dias, pode ser uma experiência para testar os teus limites e obter mais conhecimento sobre ti.

A maior vantagem é o efeito cumulativo

Por fim, este foi sem dúvida outro motivador para fazer o desafio 90 dias – o efeito cumulativo.

O efeito cumulativo é uma estratégia para colher grandes resultados através de ações pequenas. O ponto base não está em fazer muita coisa, mas fazer uma só coisa repetidamente e de forma consistente ao longo do tempo. Com esta ação de plantar sementes todos os dias, aquilo que vais colher será muito maior.

Ao escrever todos os dias, vou ter mais tráfego no blog hoje ou daqui a vários meses. Vou estar num processo de aprendizagem, de testar limites, de sair da zona de conforto, de explorar novos temas, de criar competência.

Assim, como isso, faz um desafio 90 dias, com critérios muito específicos e uma data de início e documenta a experiência, as dificuldades e motivações.

Sharing is caring!