computador mac de desafio 30 dias para blog
Blog

Como começar um desafio 30 dias para blog do zero

Queres mesmo melhorar a tua escrita? Faz um desafio 30 dias para blog. Segue estes 12 passos para começar com o pé direito.

Recentemente fiz um desafio 90 dias e recebi felicitações de pessoas por estar a conseguir entregar um artigo todos os dias. Muitas vezes os comentários também diziam “gostava de fazer o mesmo, mas não sei se consigo”.

De facto ter um blog dá trabalho. É um investimento de tempo e de pensamento em criar uma estratégia de marketing de conteúdo que funcione e acrescente valor a um leitor com necessidades específicas.

Contudo, tem imensas vantagens. Ao escrever todos os dias, trabalho o foco e a disciplina, crio conteúdo útil de forma consistente e faço crescer a minha presença profissional no meio digital.

Assim, decidi estruturar um desafio para quem não tem um blog.

Como começar o desafio 30 dias para blog?

Este desafio tem um objetivo simples: criar um artigo por dia, num blog, durante 30 dias. No final, vais ter um blog com muito conteúdo, uma escrita muito mais trabalhada e um foco claro no teu público-alvo.

Os resultados não são garantidos, mas com consistência e uma estratégia claras, consegues aumentar as tuas visitas, entender melhor a tua audiência e começar um blog com uma base muito sólida.

Porquê trintas dias, perguntas tu? Porque para quem não tem um blog, 90 dias pode ser um esforço demasiado grande. Mas se já tens uma ideia que gostarias de trabalhar, estes trinta dias vão ser aquele empurrão de que precisas.

E se não tens blog, porque não aplicar nas redes sociais? Compromete-te a criar uma publicação por dia no Instagram e não vale agendar posts, de todos! Podes planear o conteúdo, mas deves escolher a fotografia e escrever o texto e as hashtags todos os dias, durante trinta dias. Como há aqui a possibilidade de “cortar caminho”, aconselho sempre a focares-te num blog ou num canal de YouTube.

Vamos a isso? Para começares este desafio 30 dias para blog, segue então estes passos.

1 – Antes de criar um blog, pensa nestas questões

Se ainda não tens ideia do que falar, este é o primeiro passo. E mesmo que já sabes que queres falar de programação, cozinha ou viagens, estas perguntas vão-te ajudar a definir o público-alvo.

Assim, deves pensar:

  1. Porque quero ter um blog?
  2. Como posso ajudar?
  3. Quem é o meu leitor?

A segunda pergunta é essencial, porque ao teres um blog que ajude pessoas a resolver problemas, vais ter as visitas que desejas. Não vale a pena pensar que estás a escrever para ti. Estás a escrever para outros. É o teu conhecimento e experiência que vais partilhar e que pode ajudar as pessoas a resolver os seus problemas.

São as respostas a estas perguntas que vais utilizar para definir os teus conteúdos e os artigos que vais escrever.

Ler mais: Antes de criar um blog, responde a estas 3 questões

2 – Pensa no nome do blog

Este é um dos passos que mais te faz atrasar começar este desafio: como escolher o nome do blog?

Existem vários exercícios que podes fazer para chegar ao nome perfeito. No entanto, não penses muito nisso.

Para um blog, tens de pensar em algo que esteja relacionado com o tema que vais trabalhar. Por exemplo, se vais falar de programação poderia ser algo como “Rita Tech”, “Espaço Digital” ou “Jornada Digital”, algo assim.

Pensa no tópico que queres trabalhar, que conhecimento vais partilhar e tal pode-te ajudar nesta escolha.

3 – Cria o teu blog

Para criar um blog em WordPress, vê atentamente este vídeo do Tiago Faria que te explica todos os passos a dar.

Se não queres investir já neste tema, consulta este artigo e vê que plataformas gratuitas podes criar o teu blog, como o Blogger.

Esta é mais uma componente técnica, mas que te vai tornar “owner” do teu próprio espaço e assim otimizar o site para receber visitas do teu público-alvo.

4 – Prepara os teus temas

Agora que tens o teu WordPress pronto, vais começar a trabalhar a escrita em si.

Dá uma segunda olhada aos grandes temas que queres trabalhar e pensa em árvore. Escolhe um tópico e anota 3 artigos sobre ele. E repete o processo, para três tópicos.

Exemplo:

Desenvolvimento Pessoal – motivação, gestão de tempo, produtividade

Viagens – Europa, dicas do viajante, melhores locais para

Cozinha – receitas sem glúten, melhores sobremesas, pratos em menos de trinta minutos

Aponta o máximo de temas possível e avança para o ponto cinco.

5 – Estrutura os textos

Agora que tens os temas, tens de ser mais específico para teres uma estrutura base dos artigos.

Para cada sugestão, deves anotar um possível título + três subtítulos + a keyword que queres trabalhar.

Exemplos:

Desenvolvimento pessoal – motivação

Título: “x formas de estar motivado logo de manhã”

Subtítulos: “dormir bem”, “fazer meditação”, “fazer uma lista de tarefas”

Keyword: motivação

Viagens – Europa

Título: “Onde comer bem em Viena”

Subtítulos: “ponto A”, “ponto B”, “ponto C”

Keyword: comer em Viena

Estas primeiras notas são rascunhos, mas ao longo dos dias vais aperfeiçoando a técnica. Lembra-te que se planeares, vais falhar menos e o desafio 30 dias para blog vai correr melhor.

add new post in wordpress desafio 30 dias para blog

6 – Publica 5 artigos iniciais

Não, isto não é batota, é um trampolim criativo! Para este desafio 30 dias para blog, não quero que comeces com um blog vazio.

Para quem gosta de escrever, mas não tem um blog, começar logo com um artigo por dia é uma receita fácil para falhar. Falta planeamento, experiência e disciplina para gerar ideias todos os dias.

Assim, para iniciados, faz os primeiros cinco artigos. Vais mesmo escrevê-los, do princípio ao fim e depois publicá-los!

Agarra nas ideias anteriores, escolhe cinco e cria esses artigos no WordPress. Aconselho a demorares no máximo duas semanas a fazer, pois tens de ganhar prática para escrever um artigo por dia.

Segue este passo-a-passo de como escrever um artigo para blog.

7 – Agora sim começa o desafio 30 dias para blog!

Já tens o público-alvo, os temas, o planeamento – agora é começar o desafio 30 dias para blog!

Deves escrever um artigo por dia, com imagens, links e lógica de SEO para blogs. Para que consigas fazê-lo, aconselho a criar uma rotina de trabalho.

Para o meu desafio 90 dias, escrevo sempre antes de almoço. Assim sei o que escrever e quando escrever.

Também consulto as minhas notas no Evernote de tópicos que quero abordar e releio sempre a descrição do meu público-alvo para ter direção.

8 – Como escrever todos os dias

Para poderes completar este exercício, vais ter de ter planeamento e disciplina.

Na parte da escrita, podes seguir algumas dicas práticas para melhorar os textos em apenas alguns segundos.

Para gerir melhor o tempo, escolhe quando vais escrever, todos os dias, e mete um alarme no telemóvel para não te esqueceres. Podes ainda acrescentar no Google Calendar o lembrete para durar todos os trinta dias.

E sempre que publicares um artigo, escolhe qual é o artigo para o dia seguinte. Tal vai-te ajudar na motivação e assim chegas ao dia seguinte com uma tarefa clara a terminar.

Ler mais: 7 técnicas de gestão de tempo para ser mais eficiente

9 – Partilha nas redes sociais

A tua mensagem deve chegar a mais pessoas, para além do tráfego orgânico. Logo, partilha nas tuas redes sociais para ficarem a conhecer o teu desafio 30 dias para blog e os teus conteúdos todos os dias.

Ao dares a conhecer o teu projeto, vais ganhar um compromisso com o exterior e também ter feedback para novos artigos.

Não tenhas medo de partilhar, ninguém vai responder mal! É através da ação que podes desenvolver o teu trabalho e por isso, partilha, para o teu público-alvo conhecer como podes ajudar.

10 – E depois de terminar o desafio 30 dias para blog?

Parabéns! Se tens trinta cinco artigos no teu blog, então é porque completaste o desafio 30 dias para blog.

O que fazer agora que terminaste? Bem…podes fazer mais trinta dias!

O que sugiro é que reflictas sobre estes dias e o que aprendeste com eles. Melhoraste a tua escrita? O teu conhecimento sobre um tópico aprofundou-se? Que oportunidades profissionais ganhaste? A tua presença digital foi reconhecida por outros?

Estas questões ajudam-te a perceber se queres passar para um desafio maior de 90 dias, experimentar outros meios ou mudar completamente de ideia e começar do zero. Só saberás o que melhorar fazendo.

Por isso, se não sabes bem por onde começar, faz um desafio 30 dias para blog. Com estes dez passos, já tens um guia prático para te ajudar a começar. Bons textos!

Sharing is caring!