definir objetivos caderno aberto e chavena de cafe
Desenvolvimento Pessoal

Como definir objetivos para 2021 em 7 passos

Ano novo, vida nova. E as resoluções começam e acabam muito cedo. Neste guia, aprende a definir objetivos de forma clara e que te permite alcançá-los da melhor forma.

Quando aparece o novo ano, aparecem também as resoluções. Quero dormir melhor, fazer mais exercício físico, comer menos chocolates, dar tempo aos meus amigos, mudar de casa, etc. Os objectivos que pensamos atravessam todas as seções da vida, desde amor, finanças, carreira, etc.

Contudo, bem sabemos que a maioria das resoluções é abandonada cedo. Porque perde-se a motivação, não são praticáveis, são ambiciosos, mas difíceis de atingir.

O que tens de fazer é definir objetivos de forma clara.

Este deve ser o teu primeiro passo, perceber que talvez não estejas a definir bem o que queres. O pior é que talvez não sabes o que queres! E portanto começas a fazer algo que não está alinhado com os teus valores. Outro problema é que parece que vais conseguir alcançar tudo na primeira semana. Tal não é verdade. É preciso manter a consistência e acreditar no efeito cumulativo. Esta prática vai-te permitir fazer um bocadinho todos os dias que no futuro dão imensos resultados.

Para poderes começar o ano da melhor forma, estes são os 7 passos que tens de seguir para definir objetivos para 2021.

1 – Qual é o teu propósito?

O primeiro passo para definir objetivos é saber porque o estamos a fazer. Simon Sinek tem uma Ted Talk que questiona “Start with Why”. Porque é que há empresas mais inovadoras que outras? Porque elas sabem porque vendem os produtos.

O teu “Porquê” pode ser a tua vocação, convicção, uma mission statement. É uma frase que explica porque é que tens a carreira que tens, porque tens a vida que tens, porque é que os teus valores são assim. É a tua visão para a tua carreira, o que te motiva todos os dias.

O exemplo “quero começar a fazer mais exercício físico” é típico, mas com o inverno, a chuva e a falta de motivação deixamos de o fazer. Já pensaste o porquê de querer fazer mais exercício físico?

Saber o teu Porquê ajuda-te a entender as tuas motivações e porque é que atingir aquele objetivo é importante para ti. Se este for forte o suficiente, consegues trabalhar todos os dias para estar mais perto de o alcançar.

Por isso antes de definir objetivos tens de saber porque é que o vais fazer. Este exercício pode demorar muito tempo, mas é um exercício de desenvolvimento pessoal excelente para te perceberes melhor e saberes para onde vais caminhar.

2 – O que te está a impedir?

Sabes porque é que as pessoas têm sonhos, mas não os tentam concretizar? Porque têm medo.

Medo de falhar. Medo do que os outros vão dizer. Medo de ficar sem sonhos. Medo de se zangar com amigos e pais. Medo de mudar de opinião. Gary Varynerchuck aborda este tema muitas vezes. Neste vídeo, ele diz que a maioria das pessoas tem medo porque baseiam a sua vida na opinião dos outros.

Como tal, uma forma de enfrentar o medo é agir e deixar de lado essas preocupações que não contribuem para a tua vida.

Para definir objetivos, deves perceber o que te motiva (o teu porquê) e também o que está a impedir de começar já amanhã. Vais aprender muito sobre o que valorizas, onde está o teu foco e se realmente tens de pensar se a opinião dos outros é realmente importante para te ajudar a realizar objetivos.

Ler mais: 5 coisas a aprender com Gary Vaynerchuk

3 – Que ferramentas preciso para começar?

Depois de perceberes o que te motiva e o que te impede, deves também olhar para o teu contexto.

Não precisas de ter todo o conhecimento desde o primeiro dia. Não temos o poder de saber fazer tudo aquilo que precisamos para alcançar objetivos. E muitas vezes, até temos ferramentas internas que desconhecemos e que são muito úteis.

Assim, investiga que ferramentas precisas de começar. Precisas de mais tempo e dinheiro? Fazer um website? Mudar de cidade? Fazer um tratamento médico específico? Praticar desporto? Se precisas de fazer alguma destas coisas, que ferramentas tens ao dispor?

No fundo, esta etapa serve para procurares dentro de ti a mudança de mindset que precisas para depois de definir objetivos realmente concretizá-los.

definir objetivos caderno colorido com mensagem inspiradora

4 – Agora escreve os teus objetivos SMART

Depois destes três passos, é preciso então escrever os teus objetivos. Sim, é preciso mesmo escrever, pois precisas de um suporte físico para que as ideias saem da cabeça e ganhem realidade.

Uma das formas de definir objetivos é com a metodologia SMART

SMART é uma sigla e quer dizer: Specific, Measurable, Attainable, Relevant, Time-bound

Ao escrever um objetivo, ele deve ser específico (fazer exercício é diferente de correr), medível através de um número, como será atingível, porque é que é relevante e também com uma deadline no tempo.

Pegando no exemplo acima, um objetivo SMART seria: em 2021, irei correr 5km, sem andar, a um ritmo médio de 6km/h, duas vezes por semana, sem comprar nova roupa, no jardim perto de casa, durante um período de 5 semanas. Irei usar o meu relógio inteligente e uma app para fazer o tracking desta meta.

Este objetivo é muito mais claro do que simplesmente “fazer mais exercício físico”. Conseguimos através deste objetivo perceber o que se pretende e como é que a pessoa pretende alcançá-lo, bem como que sistema vai usar para saber se está a cumprir ou não o objetivo. O melhor é que podes sempre melhorar a definição dos teus objetivos, mas estes devem ser definidos de forma clara e específica.

5 – Depois de definir objetivos, escreve a tua estratégia

O objetivo que definiste em cima é claro e já apresenta algumas pistas da tua estratégia. Contudo, sabemos que quando começamos um hábito, é muito fácil falhar. Porque lidas com o desconhecido, sais da zona de conforto e é fácil voltar para os hábitos que já conheces. Preparar uma estratégia desde o inicio permite-te arrancar de forma melhor.

Olhando para o plano profissional, se o objectivo for “mudar de emprego, para uma empresa num raio de 10km de casa, com o salário 20k por ano, nos próximos 6 meses”, pode ser relevante delineares uma estratégia para o conseguir.

Podes escrever coisas como:

  • Pesquisar vagas de trabalhar durante 1 hora por semana;
  • Refazer o CV mestre
  • Procurar 10 empresas em que gostava de trabalhar
  • Concentrar a pesquisa nos termos X, Y, Z
  • Perguntar a 5 amigos se conhecem 2 empresas que estejam a recrutar para a empresa Y
  • Enviar pelo menos 5 CVs por semana

A estratégia serve para te iluminar um plano de ações que, aplicadas de forma consistente, colocam-te mais próximo do objetivo. Dão-te também confiança de que aquilo que queres alcançar é mais fácil do que parece.

6 – Lembra-te dos sacrifícios que tens de fazer

Depois de definir objetivos (ou apenas um) e de colocares algumas ideias para a tua estratégia, quero que penses no outro lado da moeda: que coisas tens de abdicar para concretizar o teu objetivo?

Concretizar sonhos implica ação e só temos 24 horas por dia. Se estás a optar por ler, não estás a correr; se estás na rua a passear, não estás a escrever no teu blog, etc. Ou seja, tens de fazer escolhas e tomá-las com consciência.

Em 2021, podes focar-te na tua saúde em que queres comer melhor, cozinhar, ler sobre nutrição. Assim, talvez terás de abdicar de comer fora tantas vezes, fazer melhores escolas e ir ao supermercado fazer compras com mais cuidado. Muitas vezes, estes sacrifício implicam tempo e dinheiro, pelo que deves falar com as pessoas mais próximas a explicar que a falta de atenção para determinado tema pode ter a ver com o teu total foco naquele objetivo.

Ler mais: Que sacrifícios tens de fazer para a tua carreira de sucesso?

7 – Ação, Ação, Ação

Este é o último passo para definir objetivos de forma clara. É começar a praticá-los. Lembra-te um sonho vive na tua cabeça, mas um objetivo vive no mundo real. Para concretizares o que queres na vida, tens de agir, falhar, agir e falhar de novo.

A prática ajuda-te em tudo. A conheceres-te melhor, a gerir as tuas emoções, a conhecer o mundo e os outros. É através das experiências que ganhas sabedoria sobre ti mesmo e sobre os outros.

Assim, tentar alcançar um objetivo é uma forma de saberes o que resulta, o que fizeste de melhor e o que precisas de melhorar. E ajuda-te a definir objetivos para o ano seguinte, em qualquer área da tua vida, quer seja saúde, nutrição, desenvolvimento pessoal, carreira, etc.

Espero que estas dicas ajudem-te a definir objetivos para 2021, ou para qualquer outra coisa que desejes. E agora vamos trabalhar para os concretizar!