cursos online gratuitos
Desenvolvimento Pessoal

4 formas de encontrar cursos online gratuitos

Há diversas formas de estudar e aprendar mais. Neste artigo, conhece várias maneiras que uso para encontrar os melhores cursos online gratuitos.

2020 foi o ano dos cursos online, principalmente durante a quarentena. Desde então, experimentei vários sites de cursos online, e também percebi que boas práticas posso aplicar para concluir os cursos com sucesso.

Durante este último ano, com a prática, comecei também a perceber que há cursos em que não vale a pena ter certificado, porque o que queres é obter os conhecimentos e não tanto a “prova do canudo”.

Outra questão que também comecei a pensar foi como fazer cursos online gratuitos?

Se começasse a fazer contas ao investimento, poderia facilmente ultrapassar as centenas de euros. Por isso perguntei-me: “é possível estudar gratuitamente?”

A internet é uma ferramenta poderosa de informação e também de aprendizagem. Para quem conseguem consumir conteúdo em inglês, abrem-se então mais oportunidades por explorar. Nesta missão de procurar cursos relevantes, mas sem pagar mais por isso, experimentei várias técnicas que partilho contigo.

1 – Pesquisar directamente no Udemy

O Udemy é um dos sites de cursos online mais conhecidos. Segundo dados da Wikipedia, em 2021, tem mais de 40 milhões de estudantes, 155 mil cursos, 70 mil instrutores com mais de 65 línguas representadas. É por excelência o mercado dos cursos online, em que existe de tudo para todos!

Como tal pensei: se existe de tudo, deve haver cursos online gratuitos que se podem aproveitar.

Para os encontrar, basta abrir o website, na barra de pesquisa colocar o tema que queremos (exemplo: contabilidade) e utiliza os filtros da plataforma. Deves escolher “Preço – Gratuito”, bem como cursos acima das 4 estrelas de classificação. Podes ainda escolher a língua.

Geralmente os cursos online gratuitos são cursos introdutório dos temas e não ultrapassam as duas horas de duração. Servem para teres uma percepção geral do tema, algumas noções básicas, para depois decidires se gostarias de aprofundar o mesmo ou não. Para saberes se deves fazer o curso, procura os que têm acima de 4 estrelas, com pelo menos mais de 100 alunos e mais de 100 reviews feitas.

2 – Youtube

Neste artigo sobre formas grátis de aprender qualquer coisa, falo muito sobre o Youtube, que passei a adorar no último ano.

O YouTube tem centenas de canais de vídeo com conteúdo muito completos sobre imensos temas, desde cozinha, tricot, Photoshop, programação, marketing digital, jardinagem, etc. O melhor de tudo é que não se paga nada e tens tanto conteúdo em inglês como em português (a comunidade brasileira é gigante e por isso é fácil aprender na língua portuguesa).

Qual a melhor forma de procurar? Seguindo alguns critérios. Deves pesquisar uma palavra-chave que te interesse e ver quais os primeiros resultados que aparecem: têm milhares de visualizações? Foi lançado no último ano? O autor do canal tem milhares de subscritores? E o canal em si tem mais do que 20-30 vídeos?

Ao encontrares os primeiros vídeos, vais guardar playlists que podem bem ser cursos online gratuitos. Vais coleccionando as tuas referências e aprendendo com vários especialistas. Investe algum tempo a descobrir o YouTube e não vais precisar de mais nada na vida!

3 – Cursos online gratuitos é no Classpert

classpert procurar cursos online gratuitos

Esta é uma dica de ouro que dificilmente encontras noutro lado. Utilizo o Classpert para encontrar cursos online em diversas plataformas, quer seja no Udemy, no Coursera, no eDX, entre outros.

Mais uma vez, procuro pelo tema de que gosto (ou pelas categorias pré-definidas no website) e escolho as opções gratuitas. Podes ainda escolher de que site queres ver, qual o nível ou se tem legendas. Descobri muitos conteúdos através desta plataforma e é uma excelente ajuda para comparar cursos de diversos sites. Experimenta e não te vais arrepender.

4 – Cursos online gratuitos via Google

Por fim, a melhor dica tinha de ficar para o old good friend Google. Como motor de busca, deves usar o Google para encontrar cursos online gratuitos fora das plataformas convencionais. Há escolas online e empresas que têm como estratégia de marketing criar ferramentas educacionais, pelo que se pesquisares “facebook ads free online course” vais encontrar outras e novas opções. Podes ainda encontrar vários blogs posts que fazem listas de recomendações de diversos cursos, o que te pode ajudar nesta pesquisa.

Estas são quatro formas que utilizo quando quero estudar um tema gratuitamente. Os cursos online são boas ferramentas que pdoem ser usadas para ganhar skills técnicas, como também descobrir novos temas. Aprende a encontrar conteúdo relevante para ti.

Sharing is caring!

You Might Also Like...