cursos de seo para iniciantes laptop
Blog Marketing Digital

Cursos de SEO para iniciantes: as minhas 7 sugestões

Para escrever conteúdo para a internet, deves ter noções básicas de Search Engine Optimization. Aprende as técnicas básicas nestes cursos de SEO.

Table Of Contents

Quando estás a escrever para o teu blog, tens um tópico em mente, um tema que gostarias de abordar. Pode ser um artigo informativo, educacional ou a relatar a tua experiência.

Para além da escrita em si, há muitos outros passos para escrever um artigo para blog, como pesquisar uma keyword, colocar links para outros artigos.

Estas várias técnicas que utilizo estão relacionadas com uma mentalidade específica: a de escrever conteúdos em SEO.

O SEO é o Search Engine Optimization que te vai trazer mais visitas

O SEO ajuda-te então a optimizar para resultados de pesquisa em motores de busca, quer seja o Google ou até o Bing, na Microsoft.

Estas orientações servem para aproximares o teu conteúdo àquilo que as pessoas mais pesquisam quando abrem o Google.

Por exemplo, se pesquisares “ideias de decoração cozinha”, vai-te aparecer uma primeira página com vários resultados. Uns são anúncios pagos das empresas, para estar nessa primeira página. E outras são os resultados orgânicos, em que o Google indica que aquele conteúdo é bom.

O conteúdo é bom porque é relevante para o utilizador. Várias pessoas carregaram naquele artigo, passaram tempo nele e, com essa informação, o Google reconhece que aquele blog post é importante.

Para aprenderes estas técnicas podes fazer cursos de SEO

É possível que saibas um bocadinho de escrita de blog, mas escrever SEO para blogs pode ser uma nova aprendizagem. Não é como escrever num diário ou poesia. Há uma série de orientações que deves seguir de forma consistente para obteres mais visitas hoje e no longo prazo.

Um artigo bem optimizado pode-te trazer visitas durante anos, por isso é uma competência a aprender, para que o teu conteúdo seja encontrado pelos utilizadores.

Que cursos de SEO existem para iniciantes?

Existem vários cursos de SEO tanto para iniciantes como para avançados.

Sempre que escolhes um curso, deves ver quais os conteúdos programáticos, bem como o formador. Também sugiro que não te fiques apenas do “SEO de escrita”. Saber alguns aspectos técnicos vai ajudar a configurar o teu blog para que também ele receba essas visitas. Estes são os 7 cursos de SEO que sugiro:

YOAST SEO Academy

URL: https://yoast.com/academy/

Esta Academia é do plugin mais famoso para escrita de conteúdos em WordPress. Por isso, podes também instalar este plugin e utilizá-lo como guia enquanto escreves os teus conteúdos (no meu caso, utilizei o Yoast durante muitos anos, mas troquei pelo Rank Math).

Começa pelo pacote de cursos gratuitos, que vai-te ajudar muito. Inclui formações em “SEO for beginners”, “WordPress for beginners” e também explica como funciona o plugin Yoast SEO para o WordPress.

Ahrefs – Blogging for Business

cursos de SEO ahrefs blogging for business

URL: https://ahrefs.com/academy/blogging-for-business

Este foi um dos cursos online que fiz durante a quarentena e vale muito a pena.

Mais do que as técnicas de SEO, ele explica-te como deves escrever melhor para que os teus artigos sejam encontrados. É muito trabalhado também o “search intent” que é a base do SEO.

Ou seja, se descobrires como é que as pessoas pesquisam e a informação de que procuram, certamente os teus artigos vão ser mais úteis. Ao juntar a search intent e as dicas técnicas do SEO, vais escrever artigos poderosos que podem chegar à primeira página de resultados do Google.

Reliable Soft – Free SEO course

URL: https://www.reliablesoft.net/free-seo-courses/

Conheci a Reliable Soft também nas minhas pesquisas de cursos de SEO. Acabei por comprar o curso online que me ajudou mais nas questões técnicas.

Para iniciantes, começa com o “Free SEO Course”. Para quem já tem as noções básicas, pode comprar o curso para entender mais a parte técnica, como tais como XML Sitemap, Crawling e Indexing.

SEO Training by MOZ

URL: pesquisar no Udemy “SEO Training by Moz”

O MOZ é um software específico de SEO que ajuda a aumentar o tráfego, rankings e a visibilidade nos resultados. Como tal, tem um dos cursos de SEO mais antigos, mas que continua relevante, devido ao seu conteúdo passado de forma simples.

Este curso fala de desenvolvimento de estratégia, como fazer auditorias ao teu blog, quais os básicos de pesquisa de keyword, entre outros. É realmente um curso de três horas muito completo e um primeiro passo para qualquer iniciante.

SEO Training na Hubspot

cursos de seo hubspot academy seo training

URL: https://academy.hubspot.com/courses/seo-training

A Hubspot é um gigante do marketing conteúdo. Desenvolveu um produtos de software para departamentos de marketing que permite gerir vendas e também customer service. E a sua grande aposta para atrair milhões de visitantes anuais é o conteúdo que publica. Quer seja através de cursos online, e-books, templates ou guias, o Hubspot é um site muito visitado por profissionais na área do marketing digital.

A Hubspot Academy ganhou também nome e este curso “SEO Training” acaba por ser recomendado a todos os profissionais da área. É gratuito, demora algumas horas a fazer, mas depois podes exibir o teu certificado no LinkedIn e dar a conhecer as tuas skills.

Content Marketing and SEO Fundamentals – Semrush

URL: https://www.semrush.com/academy/courses/content-marketing-seo-fundamentals-with-eric-enge

A Semrush é um software muito completo de análise de tráfego, que ajuda qualquer gestor de SEO.

Neste curso de apenas 60 minutos, podes aprender as bases do marketing de conteúdo e como desenhar uma campanha de SEO para que esse teu conteúdo seja visto. Vais também saber como desenhar um plano de marketing de conteúdo, fazer guest posts, fazer uma colaboração entre marketing e PR, entre outros.

Curso SEO Online – Marco Gouveia

URL: https://hub.marcogouveia.pt/cursos/seo/

Por fim, não podia deixar de referir o profissional mais conhecido na prático do SEO. O Marco Gouveia é responsável pela comunicação sdigital do Grupo Pestana e dá formação em SEO, Google Ads e Google Analytics há vários anos.

Podes espreitar o seu Marco Gouveia Hub para cursos de SEO, live ou online, e aprender mais sobre este mundo.

Estes são os cursos de SEO que recomendo para iniciantes. Existe também uma dica bónus: para praticares todos os conhecimentos de SEO, cria um blog. Escolhe um nicho, aborda dois ou três temas e podes desde já aplicar os conceitos na escrita e as partes técnicas no teu WordPress.

Sharing is caring!