Follow Us

6 cursos de marketing digital para iniciantes (e como escolher o melhor curso para ti)

6 cursos de marketing digital para iniciantes (e como escolher o melhor curso para ti)

Queres fazer cursos de marketing digital, mas não sabes qual o melhor para ti? Conhece neste artigo algumas dicas.

Este artigo foi motivado pelos pedidos que tenho recebido sobre fazer cursos online.

Para quem me segue, não é segredo que sou fã de cursos online. Já comecei muitos e terminei poucos. Contudo, não tenho medo de arriscar e experimentar novos temas e plataformas estrangeiras (como o Coursera).

Com os conteúdos que vou publicando no Linkedin e também com a partilha de experiências sobre marketing digital aqui no blog, algumas pessoas perguntam-me: qual é o melhor curso de marketing digital? Devo escolher ser generalista ou especialista? Estas questões têm de ser pensadas, bem como a escolha de um bom curso de marketing digital.

O que é o marketing digital?

O marketing digital é a forma de aplicar técnicas de marketing ao meu digital, principalmente a Internet.

O ecossistema digital cresceu muito desde 2000. Nasceram novas plataformas que criaram nos utilizadores novos hábitos de consumo e de comportamento. Como as pessoas estão online, começa a aparecer a publicidade. E recria-se o mundo físico no digital: as compras podem ser online, a educação pode ser virtual, os bilhetes para eventos podem ser comprados online, a marcação de uma consulta no médico pode ser via app. O marketing digital enquadra-se neste mundo em que existe um consumidor que “vive” no digital e há marcas interessadas em dar-se a conhecer e a vender os seus produtos.

Assim, o marketing digital são as técnicas que alguém utiliza para dar-se a conhecer ao seu público-alvo e a realizar vendas.

O que tem o marketing digital a ver comigo?

A digitalização e a Internet democratizou as vendas e baixou bastante as barreiras de acesso.

Atualmente, qualquer pessoa com acesso Wi-Fi consegue criar um perfil numa plataforma qualquer, colocar a foto de um produto, associar uma conta Paypal e fazer uma venda. Ou criar um site gratuito, colocar conteúdo, um botão para o download de um e-book e ter subscritores em alguns dias.

Parece que toda a gente consegue fazer marketing e nem é preciso uma licenciatura! Não é fantástico?

É e não é. O que tenho vindo a falar com as pessoas do meio é que apesar de mexerem com as suas redes sociais, divulgarem produtos e venderem serviços, há algum conhecimento base que lhes falta. É por isso que procuram cursos de marketing digital. Ou para usar nos seus projectos ou porque querem exercer profissionalmente estes conhecimentos.

Em conclusão, saberes de marketing digital é teres o conhecimento técnico e aplicares as técnicas que te trazem os resultados que pretendes. Cada pessoa tem a sua experiência, a sua forma de comunicar, e os seus pontos fortes. Deves assim perceber a teoria e depois praticar para perceber o que funciona contigo.

Então, quais os melhores cursos de marketing digital? Espera mais um pouco…

O primeiro passo para escolher um curso é identificar as necessidades e estabelecer expectativas.

Identificar necessidades significa perceber qual o teu conhecimento perante o marketing digital:

  • Sabes como é que a pesquisa do Google funciona?
  • O que é um backlink?
  • Porque é que devo ter um website?
  • É mesmo preciso ter um formulário para se inscrevem na minha newsletter?
  • Devo usar hashtags no Instagram?
  • Como é que sei o que escrever no post do Facebook?

Estas e outras perguntas podem-te ajudar a determinar o teu nível de conhecimento. Por exemplo, falei com uma pessoa com negócio próprio que sabe obter clientes através de recomendações e das redes sociais. Sabe muito sobre o seu produto, mas tinha dificuldades em colocar conteúdo no website ou a criar uma newsletter. Ela sabe quem é o seu cliente, mas não sabe como pode converter mais visitas em clientes.

Assim há uma necessidade: perceber mais sobre conteúdo. Que tal um curso de content marketing para ser aplicado em website e redes sociais? Pode ser uma boa ideia. Um curso totalmente dedicado a redes sociais pode já não ir ao encontro dos seus objetivos.

Ou seja, esta pessoa não quer um curso de marketing digital completo, quer um tópico específico. Assim, deve identificar primeiro a necessidade e depois a expectativa – quer saber escrever conteúdos para depois ser freelancer e vender os seus serviços a empresas? Ou quer escrever conteúdos para o seu negócio? Assim, pode escolher um curso mais extenso, específico e caro ou um curso mais para iniciados.

Como vês, é muito importante primeiro definir o que queres, o que deves aprender no final do curso e qual é a finalidade do mesmo.

Generalista ou especialista?

Esta questão foi-me feita há algumas semanas e a resposta é sempre a mesma: depende! Depende da pessoa que tu és, quais os teus objetivos, no que gostas mais de trabalhar.

Existem várias funções que podes desempenhar em marketing digital que pode também a ver com as diferentes áreas:

  • Conteúdos
  • Copywriting
  • Social Media
  • E-mail Marketing
  • Performance Marketing (vendas, anúncios, conversões)

Cada área tem ainda vários desdobramentos, o que pode fazer com que penses em 30 ou 40 funções diferentes. Além disso, as empresas podem delegar uma pessoa para fazer várias coisas ou segmentar tudo ao pormenor.

Para te ajudar, deves também perceber quais são os teus pontos fortes. Já tens experiência com alguma coisa na área? Adoras social media e não te revês em websites? Queres apenas escrever e não ligas à imagem?

Estas questões ajudam-te a perceber por onde começar. Se não tens experiência na área, podes começar como um generalista e ao aprenderes cada tópico podes perceber de que tema gostas mais. Por outro lado, se fizeste uma avaliação dos teus interesses e pontos fortes, podes escolher uma área para te especializares.

Uma dica é perceber o que o mercado pede. Liga-te ao teu Linkedin e procura as vagas que estão associadas ao teu perfil. Deves também pesquisar vagas para generalistas e vagas para especialistas. Identifica as semelhanças e as diferenças e pensa de que forma as vagas estão de acordo com os teus interesses.

Nível Iniciado ou Intermédio?

Os níveis são algo que podem ser definidos por especialistas. No teu caso, deves realmente perceber o que consideras como iniciado ou intermédio.

Do meu ponto de vista, um iniciado é uma pessoa que não cria conteúdo ou cria conteúdo de forma inconsciente. Assim, se utilizas redes sociais, mas não estás atento aos números ou não sabes como funciona um anúncio, diria que és iniciado. É verdade que os jovens utilizam muitas ferramentas de marketing digital e parece que criam conteúdo de forma intuitiva. Contudo, é diferente criar conteúdo para aparecer e criar conteúdo para vender. Assim, se não tens as noções de marketing básicas, começa por um curso de iniciado.

Se já sabes a importância de planear, já tentaste pensar nas hashtags a utilizar e já leste alguma coisa para aprenderes a fazer as coisas sozinha, diria que podes fazer cursos de intermédio. Assim tens um desafio extra a perseguir. Podes também pensar estrategicamente e fazer dois cursos de marketing digital: um curso geral para consolidar bases e depois perseguir também um curso de uma área mais específica que te pode ajudar na conversão.

Assim, pegando na tua perspectiva (generalista ou especialista) e a tua experiência (iniciado ou intermédio), deixo 7 sugestões de cursos de marketing digital que te permitem obter conhecimentos bases e podem servir para os iniciados saber por onde começar e para os que já têm conhecimentos consolidarem conhecimentos e descobrirem dicas para melhorar áreas específicas.

1 – Curso de Marketing Digital Intensivo de Frederico Carvalho

Perfeito para: quem quer ter uma perspectiva geral do marketing digital

cursos de marketing digital - frederico carvalho

Fiz este curso em plena pandemia de coronavírus e de forma totalmente remota. Para mim, tem vários pontos positivos: é intensivo, tenho sempre a presença do formador, toca em vários pontos, foca-se no cliente, dá ferramentas importantes e gratuitas e é certificado pela DGERT (o que pode ser uma boa ajuda).

O Frederico é um profissional com muita experiência no mercado, bom comunicador e faz consultoria a empresas. Assim, vais ter uma experiência transversal e obter dicas práticas para começares a melhorar as tuas redes sociais ou website. O investimento vale muito a pena e recomendo como ponto de partida para quem está interessado no marketing digital.

Link para o Curso

2 – Atelier Digital da Google

Perfeito para: conhecer como a internet funciona e ganhar o mindset de comunicar com o cliente

curso de marketing digital atelie digital da Google

Este é um dos cursos de marketing digital mais recomendado por especialistas, pois é dado pela própria Google! Ou seja, se queres ter sucesso a utilizar o motor de pesquisa, a própria empresa dá-te um conhecimento teórico e estratégico para perceberes como funciona a plataforma e que tipo de conteúdo deves criar.

Demorei algumas semanas a fazer este curso, mas foi um curso online que terminei com sucesso. É um curso da Google totalmente gratuito e com vídeos cursos que te permite perceber sobre o tema sem cansar. É fundamental fazeres este curso para perceberes como o Google funciona, que ferramentas te podem ajudar a conhecer o teu cliente e o tipo de pensamento estratégico que deves ter no teu plano de marketing.

Link para o curso

3 – The Complete Digital Marketing Course

Perfeito para: ver passo-a-passo como utilizar diversas ferramentas e diversos canais

curso de marketing digital udemy

A Udemy é um marketplace para cursos online. Há muito conteúdo gratuito e muitos cursos úteis a menos de 30€. O importante é saber encontrar os melhores cursos de marketing digital e com instrutores que te vão passar informação relevante para o teu percurso profissional.

Um dos cursos que comecei foi o The Complete Digital Marketing Course – 12 Courses in 1. É um conjunto de cursos de marketing digital muito completo, tem mais de 400 mil alunos inscritos, é atualizado várias vezes e é um dos produtos mais vendidos.

Comprei este curso e utilizo-o para consultar questões mais técnicas, como criar um perfil no Google Analytics, técnicas de SEO para o blog, e o ABC de várias estratégias de marketing para cada rede social. Aconselho esperar por uma promoção para comprar o curso e ir fazendo os módulos consoante a necessidade. Ao ser prático, é uma grande ajuda para as questões do dia-a-dia.

Link para o curso

4 – Cursos de Marketing Digital do Marco Gouveia

Perfeito para: nível iniciado e para quem pretende entrar no sector como generalista

curso marketing digital marco gouveia

O Marco Gouveia é Google Regional Trainer, especialista em SEO e trabalha há muitos anos com o Grupo Pestana. O seu currículo como formador é invejável e por isso qualquer investimento que faças num curso do Marco tem retorno quase imediato. Os cursos não são grátis, mas são abaixo dos 1000€, o que é um bom valor para cursos com a componente técnica e prática.

Para o curso de Marketing Digital, o mesmo é indicado para “alunos, empreendedores e profissionais que pretendem criar o seu próprio negócio online e para todos aquelas que pretendem dar os primeiros passos neste mundo digital. O curso é também indicado para profissionais da área de marketing que procurem atualizar os seus conhecimentos no digital.” Assim é um dos cursos de marketing digital mais divulgados e tanto é útil para níveis iniciados como níveis intermédios

Link para o curso

5 – Inbound Digital Marketing da Hubspot

Perfeito para: perceber a tendência de “trazer o cliente até ti”

cursos de marketing digital hubsport academy

Consumo muitos cursos online em inglês e sabes bem que existe imenso conteúdo em todo o lado. Quando se fala de cursos de marketing digital, este da Hubspot é também uma referência. A Hubspot vende softwares para gerir atividades de marketing digital e é um “monstro” do conteúdo, pois têm imensas ferramentas e artigos do blog que servem por si só como cursos de marketing digital.

Este Inbound Marketing Course é relevante para iniciados, mas também para níveis intermédios, pois posiciona o marketing na vertente de “permission marketing”. Ou seja, o plano é partilhar conteúdo interessante para o leitor e criar confiança e reputação para depois “pedir permissão” para enviar um e-mail, uma amostra.

Este curso ensina-te a criar uma estratégia de conteúdos, quais os pilares que cada página deve ter, como funcionam as redes sociais para promover o teu conteúdo e como crescer as tuas vendas. Assim, é um dos cursos de marketing digital que toca em várias vertentes, complementando os teus conhecimentos.

Link para o curso

6 – Social Media 101

Perfeito para: ser especialista em redes sociais e conhecer as potencialidades de cada rede

social media 101 constant contact

Não é um, mas são vários cursos de marketing digital. Neste cursos, tens acesso a diferentes páginas dedicadas a cada rede social (Facebook, Linkedin, Pinterest, Instagram, Twitter, etc).

Funciona como um glossário de artigos com muitos exemplos que respondem a perguntas como “Facebook Page vs. Facebook Profile”, “Set Up Your Facebook Page”, “How to Schedule Facebook Posts”, “How to Find the Best Time to Post on Facebook”. É menos visual e mais difícil ler tudo em inglês, mas os vários exemplos mostrados ajudam-te a seguir o processo, a preparar o mindset para gerir redes sociais e também a perceberes se queres ser um especialista de redes sociais. Tem o teórico e os exemplos, por isso funciona como um manual para o dia-a-dia.

Link para o curso

Extra – Swonkie Academy

Pefeito para: quem quer saber as tendências do marketing digital

swonkie academy cursos de marketing digital

Se queres um sítio gratuito para ouvir mais de 50 especialistas a responder a questões específicas sobre marketing digital, então a Swonkie Academy é para ti!

Um projeto ambicioso, mas não são apenas cursos de marketing digital. São aulas de 60 minutos em que um especialista explica-te um determinado tema e partilha até um PDF com a informação passada. Tanto o Marco Gouveia como o Frederico Carvalho estão presente, pelo que sabes que podes ter conteúdo relevante por um preço baixo. Aproveita enquanto é gratuita!

Link para o curso

Esta é uma lista de cursos de marketing digital para iniciantes. Como para qualquer curso, a tua escolha deve ser de acordo com as tuas necessidades e deves também gerir as tuas expectativas. Estas sugestões baseiam-se na minha experiência, pelo que se tiveres sugestões, coloca nos comentários deste artigo para trocarmos ideias.