cuidar do corpo espreguiçar
Desenvolvimento Pessoal

Cuidar do corpo e da mente: segue estes 7 gestos todos os dias

Em confinamento, o teu corpo está mais sedentário e a tua mente sofre com o isolamento. Aprende a cuidar do corpo e segue estes bons hábitos.

Estamos em confinamento, não podemos sair de casa. É nestes momentos que notamos o quão importante é respirar ar puro (mesmo que seja numa cidade poluída), receber os raios de sol na cara, esticar as pernas.

Fechados em casa ou na rua, é preciso cuidar do corpo

É preciso mexer, é preciso aclarar a mente. Não vais conseguir resolver todos os problemas do mundo, mas pode ajudar outros. E para ajudar os outros, primeiro tens de te ajudar a ti próprio.

Não tenho soluções para o isolamento social, não sou psicóloga e não trato de transtornos mentais de todo. Se precisas de ajuda, consulta ajuda de um psicólogo, que assim serás mais forte e terás mais saúde, que é o mais importante.

E para manteres a tua saúde, sabes que há bons hábitos que deves seguir. O efeito cumulativo permite-te fazer um bocadinho todos os dias e obter grandes resultados no futuro. Por isso, segue estas dicas que te ajudam a cuidar do corpo e da mente.

1 – Dorme sempre à mesma hora

Esta parece mais difícil de fazer, mas com o teletrabalho pode dar uma ajuda. É importante manteres uma rotina de dormir mesmo ao fim de semana. O teu corpo ganha o hábito de descansar àquela hora e consegues controlar o número de horas que dormes. Na correria e stress do dia-a-dia, dormir e dormir bem é essencial para deixar o corpo recarregar baterias. Faz bem aos músculos, à mente, à pele, a tudo.

Assim, como primeiro passo para cuidar do corpo, foca-te na tua rotina de dormir e vê de que forma descansas.

2 – Hidrata-te

O segundo hábito para cuidar do corpo não poderia deixar de ser este. Porque se o teu corpo é 70% água, achas mesmo que ele não precisa de água todos os dias? Manteres-te hidratado permite o teu corpo funcionar como a brilhante máquina que é. No meu caso, bebo 2 litros de água por dia ajuda-me a ter energia, a regular o trânsito intestinal, a estar bem disposta. Por isso, além da almofada, o copo de água é o teu melhor amigo todos os dias.

3 – Inspira e Expira

Cuidar do corpo é também cuidar da mente e, por isso, há cada vez mais adeptos da meditação através de apps como a Headspace. Esta prática permite-te conheceres-te melhor, melhorar a tua respiração, relaxar e preparar-te para um dia ativo e cheio de desafios.

Dentro dos benefícios da meditação, podes encontrar a melhoria de foco e a diminuição de sintomas ligados à depressão, ansiedade e stress. Por isso, para cuidar do corpo, a prática da meditação traz-te imensas vantagens. Investe alguns minutos do teu dia para te focares na tua respiração e vê os resultados no longo prazo.

4 – Faz algo de que gostes logo de manhã

Acredito que ter pequenos hábitos de manhã ajudam-te a começar melhor o dia. Quer seja fazer café, ler umas páginas de um livro, publicar uma frase inspiracional ou fazer uma caminhada, no início do dia, faz algo de que gostes. Bem sei que podes gostar mais de dormir, mas tenta escolher algo ativo que te permita focar em algo positivo e despertar a mente para as coisas boas que tens.

Não vais começar os dias sempre alegre, contudo, é um pequeno gesto que contribui para um dia melhor, no geral.

5 – Arruma a casa

“If you want to change the world, start off by making your bed.” – Admiral William H McRaven – US Navy

Esta frase de McRaven é explicada desta forma: se fizeres uma primeira tarefa diária, estás preparado para a próxima. É uma dica para poderes enfrentar o dia e conseguir atingir os teus objetivos, mesmo quando não te apetece.

Quem diz fazer a cama, diz arrumar a casa. E pode ser literalmente a tua casa ou a tua casa interior. O caos pode-te despertar sentimentos de que não tens controlo sobre a tua vida e pode ter consequências na tua auto-confiança e tomada de decisão.

Por isso, arrumar o teu contexto é uma forma de treinares a tua atenção, o teu foco e a dar valor às pequenas coisas da vida. E geralmente são essas pequenas coisas que são mais importantes.

6 – Caminha todas as semanas

Não poder sair de casa é um grande inconveniente para caminhar, mas até os passeios energéticos são permitidos.

A neurocientista Shane O’Mara faz caminhadas regulares e diz que é “um super poder”, pois torna-nos mais felizes e com um cérebro mais ativo e saudável.

Utilizo a caminhada como forma de exercício, mas também de relaxamento. Gosto de caminhar pois permite-me ser mais criativa, ter mais ideias e até aprender com as várias informações que guardo todos os dias. Ao caminhar, quase que crio textos para o blog e outras plataformas e tal deixa a minha mente muito sorridente. Por isso, começa a ficar longe das redes sociais por uns momentos e calça uns ténis. Não te vais arrepender depois de saberes os benefícios que traz.

7 – Escreve ou mantém um jornal

Este blog é trabalho, mas também terapia. Tal como escrevi a propósito dos 5 anos do Erre Grande, escrever para mim é uma necessidade tal como oxigénio. Ou seja, se quero cuidar do corpo e da mente, tenho de escrever regularmente.

A prática de Journaling, ou seja, ter um diário com reflexões, objetivos ideias, tem ganho muitos adeptos durante o confinamento. É interessante perceber como o ato de escrever à mão consegue permitir a auto-descoberta, a auto-reflexão e até ter fins terapêuticos, principalmente em momentos de crise como o que vivemos.

A Catarina do Joan of July tem o seu Blume Journaling, um desafio em que convida as pessoas a fazer journaling em conjunto e obter ainda mais valor dessa experiência.

Estes são 7 pequenos hábitos que podes seguir todos os dias para cuidar do corpo e da mente. Vais ter resultados e podes utilizá-los ao longo da vida, pois vão-te sempre acompanhar nesta aventura.

cuidar do corpo e da mente pinterest

Sharing is caring!