felicidade num projecto
Desenvolvimento Pessoal

O que precisas para fazer crescer o teu projeto

Quer estejas a começar um blog ou a começar um negócio digital, o sucesso só existe quando percorres o caminho. Estes são alguns ingredientes importantes para fazer esse caminho.

O que é preciso para começar bem um projeto digital?

Quando estás a criar um blog, há algumas coisas que te aconselho a fazer. Deves pensar na tua mensagem principal, nos temas a trabalhar, os primeiros artigos.

Podes também pensar na parte mais técnica, como escolher um domínio, ou se vais criar um blog em WordPress.

Indenepdentemente do que tenhas escolhido, uma coisa é certa: vais encontrar desafios. O conteúdo que publicas vai questionar a tua marca, a vida acontece e deixas de publicar durante uma semana e os resultados que tanto ambicionavas tardam a acontecer.

O caminho é duro, para quem quer criar uma marca.

O teu projeto tem de ter valores muito claros e deves comunicar com potenciais clientes de forma a impactar as suas vidas. E nem estou a falar das vendas que gostarias de ter para manteres um negócio rentável e pagares a ti próprio.

Muitos projetos começam e acabam rapidamente porque o trabalho de casa não foi feito ou porque não estavas preparado para as ocorrências. Assim, isto é o que precisas para ter sucesso no teu projeto.

1 -Disciplina

Disciplina é fazer o que precisa de ser feito, mesmo quando não apetece.

Este é um dos segredos de quem é bem sucedido. À primeira contrariedade não desiste, porque precisa de fazer o que tem de ser feito. Esta é também a forma de combater a preguiça.

A disciplina é muito necessária principalmente quando estás a sair da tua zona de conforto. Tal como o nome indica, estás a expor-te ao ridículo, ao cansaço e à incerteza. E por isso é muito fácil desistir, não fazer, ficar no conforto do que conhecemos.

Logo precisas de te tornar disciplina. Em vez de encontrar formas de fugir aos teus compromissos, encara-os como não negociáveis. Não são algo novo para fazer, são o que é para fazer. Além disso, quando tens disciplina, vais ter mais liberdade de fazer outras coisas, porque aquilo já está feito.

2 – Consistência

A consistência é o que adquires quando tens disciplina. Já disse muitas vezes que, para criar um hábito, precisas de repetir a mesma coisa, todos os dias, durante um período de tempo.

No caso do teu projeto digital, a consistência é teres sempre conteúdo e ação todas as semanas. Se tens um canal de YouTube deves planear as tuas publicações para teres um ou dois vídeos sempre a sair. Às vezes vais precisar de fazer e agendar para mais tarde, outras vezes podes fazer tudo calmamente.

O que importa é que os teus esforços estejam a ser acumulados para trazer grandes resultados no futuro. Um pouco todos os dias faz imensa diferença no futuro.

Da mesma forma que tens disciplina, para teres consistência, tens de deixar de encontrar desculpas e sim arranjar tempo para produzir o que queres.

3 – Foco

Aprendi no último ano que estar ocupado não quer dizer que estás a ser produtivo.

O multitasking nem sempre é eficiente e só porque tens muitos projetos em mão não quer dizer que estás a caminhar para os teus objetivos.

Ter foco é saber dizer que não. É saber quais são as tuas prioridades e trabalhá-las a fundo, todos os dias.

Eu própria tive de aprender isso, enquanto fazia muitos cursos online. Só porque fiz muitos não quer dizer que estava a ter mais conhecimento ou experiência. Hoje sei dizer que não. Hoje tenho mais foco na minha mensagem e nas ferramentas que preciso para a fazer crescer.

Quando tens foco, consegues olhar para oportunidades de forma crítica. podes ficar entusiasmado, mas percebes que não tens de te envolver em tudo.

Ao focares no teu projeto, missão e mensagem, vais conseguir ter mais tempo para as coisas que importam, e realmente combater o FOMO. Vais deixar de te comparar com os outros e criar um melhor negócio que sirva os teus clientes e que sirva a tua vida.

mulher sorridente a trabalhar no seu projecto

4 – Motivação

Para mim não tenho dúvidas: a motivação não é algo extrínseco, tem de vir de ti.

Por isso, é muito mais do que motivação é auto-motivação. És tu que tens de encontrar as ferramentas para combateres o teu síndrome de impostor e continuares o teu trabalho, mesmo quando duvidas de ti mesmo.

Ainda assim, sei o quão importante é a motivação para o dia-a-dia e por isso é que é uma grande ajuda para o teu projeto. É aquele fogo que te faz levantar de manhã, é aquela frase inspiracional que precisas no momento certo, é aquela palavra amiga que te faz combater a preguiça.

A motivação ajuda-te a fazer o caminho. Contudo, esse caminho muitas vezes é solitário e por isso é que precisas de te motivar a ti próprio. És o teu pior inimigo, logo precisas de ser o teu maior fã ao mesmo tempo, para ter sucesso.

5 – Descanso

Sabias que o descanso é essencial ao trabalho e consequentemente para o sucesso?

É verdade, descansar é muito importante. No entanto, não confundas descanso com desleixo ou ficar à espera.

O descanso permite-te ganhar energia para próximas batalhas. E muitas das ideias que tenho criativamente é quando não estou a trabalhar. Se não descansares, não poderás disfrutar das vitórias, pois ou estás demasiado focado no trabalho

Assim, encontra o teu equilíbrio entre trabalhar e descansar. Dormir até aumenta a produtividade. Assim, vai-te ajudar a ter mais claridade, a afastar-te para teres outra perspetiva. E como bónus, pode ainda ativar o teu cérebro para novas ideias

Tudo isto também envolve paciência

Para teres sucesso deves preparar um cozinhado com disciplina, consistência, foco, motivação e descanso.

Diria também que “esta sopa” deve estar envolvida num grande tacho que se chama paciência.

Gary Vaynerchuk diz que a paciência é a chave do seu sucesso. Nas suas próprias palavras:

Paciência é tudo. Tu vês o produto final de muitos empreendedores e celebridades e achas que nunca vais chegar a esse nível. Mas a verdade é que existe um processo longo e duro para cada pessoa e vais ter de tomar esses passos todos os dias.

Gary Vaynerchuk

O que Gary quer dizer é que tens de ter paciência com o teu processo. O sucesso não aparece da noite para o dia. É algo que é preciso construir e voltar a construir ao longo do tempo. É preciso paciência para atingir um objetivo e ainda paciência para lidar com os novos desafios que encontras.

Tal como Gary fala, esteve 17 meses a criar conteúdos no canal de YouTube cinco dias por semana. Não foi duas semanas ou seis meses, foram quase dois anos. É este o nível de consistência, disciplina, foco e paciência que deves ter. Não parar só porque os resultados não aparecem, é ir fazendo o caminho porque o jogo vai até ti.

Quando estás a trabalhar, a criar um projeto ou um blog, não existem receitas ou fórmulas certas. Mas com algumas competências, consegues ir construindo algo de que tens orgulho, receber feedback, ajudar outros. Cumpre a visão para a tua vida dando de volta com aquilo que aprendes.

Sharing is caring!

You Might Also Like...